domingo, 2 de maio de 2010

DIA NACIONAL DA ORIENTAÇÃO: EM ÁGUEDA, COM ALMA

.

Na solarenga tarde de 1 de Maio de 2010, no parque de “Alta Vila” no centro de Águeda, meia centena de jovens e adultos contactaram pela primeira vez com uma acção sobre Orientação Pedestre, comemorando desse modo o Dia Nacional da Orientação.

O evento, desenvolvido numa parceria entre o DAR - Desportivo Atlético de Recardães e a AparqA! teve como estratégia a apresentação teórica dos fundamentos da Orientação, seguido da realização de vários percursos de Orientação pelo bonito parque de lazer.

Crianças acompanhadas pelos pais, professores e educadores calcorrearam os diversos pontos do Parque numa dinâmica e azáfama que deu brilho e animação a todos os que estiveram presentes e ao grupo de escuteiros que se concentravam nas suas actividades.

No final, havia no ar uma alegria que transbordava da equipa organizadora a todos os participantes nesta bonita comemoração. A tarde foi curta para tanta azáfama, pois foram muitos os que realizaram os três percursos propostos.

Inauguração de percurso permanente

A ocasião serviu ainda para realizar a inauguração de percursos permanentes de Orientação que servirão para que qualquer colectividade, escola, grupo desportivo ou grupo de escuteiros possa realizar provas quando pretenderem. Os responsáveis devem contactar previamente o AparqA! de forma a que tenham já montados os percursos e sejam disponibilizados os respectivos mapas. Refira-se que os pontos de controlo foram todos construídos com elementos do parque, bambus e troncos das árvores caídas. Será interessante também verificar a biodiversidade botânica deste belíssimo parque e tomar contacto com as múltiplas actividades lúdicas e culturais aqui desenvolvidas.

Queiram aventurar-se nestes desafios gastando somente as solas dos sapatos e tendo como contrapartida umas tardes bem passadas.


[texto de Carlos Ferreira; foto de João Ferreira]

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO
.

Sem comentários: