segunda-feira, 3 de maio de 2010

DIA NACIONAL DA ORIENTAÇÃO: SINTRA, ORIENTAÇÃO PARA TODOS

.

No dia 1 de Maio, a Federação Portuguesa promoveu um conjunto de actividades de promoção e divulgação no âmbito do Dia Nacional da Orientação. O CAOS – Clube de Aventura e Orientação de Sintra juntou-se à iniciativa, realizando no Parque Felício Loureiro, em Queluz, um percurso de Sprint e outro de Orientação de Precisão. Ambos os percursos foram incluidos no ranking de provas locais do clube designado por Troféu "Sintra, Orientação Para Todos".
.
Numa tarde bastante agradável e num espaço muito frequentado por desportistas, famílias e idosos, 50 pessoas participaram no percurso de sprint, com 1,7 km e uma novidade: a existência de inúmeras balizas que criavam uma dificuldade adicional aos orientistas menos experientes.

A Orientação de Precisão é uma vertente da Orientação que incide apenas sobre a componente técnica, uma vez que o tempo de execução do percurso não é considerado, permitindo a competição a atletas com capacidade de locomoção limitadas.

Os participantes dispunham de um percurso composto por 6 pontos de controlo e um ponto de decisão. Recebiam um mapa com 6 pontos marcados, havendo um ponto adicional não identificado no mapa, e que iria ser alvo de cronometragem. No terreno, por cada ponto, em vez de uma baliza estavam entre 3 e 5, estando apenas uma correctamente posicionada no local indicado no mapa.
.Os atletas deslocando-se pelos trilhos do Jardim, encontravam os pontos de observação assinalados no mapa. Daqui, visualizavam, ao longe, as balizas, identificando, para cada ponto, a baliza correcta.
.
No final, os participantes tinham o ponto de decisão: um ponto idêntico aos anteriores, mas não marcado no mapa de prova. No terreno, 5 balizas. O atleta posiciona-se no ponto de observação e, no momento em que recebe o mapa, inicia-se a cronometragem que só termina quando o atleta valida a sua resposta.
.Em caso de empate nos controlos normais, o vencedor é o que regista menor tempo para uma resposta certa no ponto de decisão.
.
Na competição de Orientação de Precisão participaram 26 atletas, com a vencedora, Luísa Ferreira a registar 16 segundos no ponto de decisão e a vencer assim os restantes 3 participantes que tinham acertado todos os pontos...Para além dos participantes, realce para o elevado número de "curiosos" que tiveram um primeiro contacto com a modalidade, procurando obter informações sobre o "acontecimento" da tarde.


[Texto e foto de Nuno Pedro, recolhidos em
http://oricaos.blogspot.com/]

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO
.

Sem comentários: