domingo, 2 de maio de 2010

DIA NACIONAL DA ORIENTAÇÃO: ENRAIZAR A MODALIDADE EM ALMEIRIM

.

Na sequência do Dia Nacional da Orientação, a Associação 20km de Almeirim – Secção de Orientação, realizou duas actividades com o propósito de divulgação e, mais importante - permitam-me a expressão -, “enraização” da modalidade na região.

Enquanto membros de um clube extremamente ecléctico, reconhecemos que, sob o ponto de vista dos objectivos enunciados, Almeirim carece de bastante exploração nesse sentido. Dada a variedade e, principalmente, ao aliciante que outros desportos conseguem em proporções enormes, que levam a um efeito aglutinador tipo bola (não de neve, mas como compreenderão, redonda na mesma), não é de forma alguma fácil chamar à prática do nosso desporto um largo número de pessoas. Ao facto também não é estranho a pouca dinâmica das escolas do concelho, para abrirem as suas portas a novos horizontes, por que não laranja e branco, cores que sobressairão em qualquer floresta ainda por desbravar.

Nesse âmbito, foi pela primeira vez possível ir ao centro nevrálgico da questão e, em conjunto com a Escola Secundária Marquesa da Alorna - Almeirim, durante o dia 21 de Abril, efectuou-se o 1º Papa Trilhos, denominação dada à actividade que contou com a presença de cerca de 260 alunos e professores, a qual consistia num percurso de BTT com cerca de 14 km até ao local de concentração, junto à Barragem dos Gagos, cujo Inverno encheu de alma para nos receber. Aí seguiu-se um ‘briefing’ com o denominador comum da introdução à Orientação, primeiras impressões, sinalética, contacto com um mapa, afinal tudo aquilo que uma primeira abordagem à modalidade exige.

Após essa etapa, e perante a ansiedade dos jovens orientistas para porem em prática os ensinamentos prévios, realizou-se um percurso formal, acompanhado no terreno por elementos do clube e dividido em três escalões, consoante o ano de escolaridade que frequentam: 7º/8º, 9º/10º e 11º/12º.

Encarado como passeio por uns e de forma muito competitiva por outros, desenvolveu-se a estreia para a maioria dos alunos presentes, que de forma extremamente motivada lá foram em busca das balizas e dos normais e característicos “pastansos”.

Como extra, a organização premiou simbolicamente os três primeiros classificados em cada escalão, pois o intuito não foi o da competitividade, bem pelo contrário. Todavia, em conjunto com os professores, achou-se que para além das lembranças para mais tarde recordar, sempre havia uma compensação pelo maior esforço e dedicação de alguns, e que ao nível escolar sempre poderá ter alguma influência. A pequena cerimónia de entrega de prémios contou com a presença de representação por parte da edilidade e responsáveis da escola, factor demonstrativo do acompanhamento e apoio que se deseja relevante ao desporto em geral e à Orientação em particular, e esperamos que possa ser de forma mais continuada e abrangente.

Por último e com nota de excelência deixo uma palavra de apreço à pessoa que, pela primeira vez em Almeirim, de forma inexcedível, movimentou as forças necessárias para que se tornasse realidade - e logo com tão grande expressão -, a prática de Orientação no Desporto Escolar. Ainda que incipiente e inconclusivo quanto ao resultado, a semente foi lançada pelo Professor Nuno Teixeira.

No dia 1 de Maio, o parque da Zona Norte abriu-se novamente à população em geral para celebrar o Dia Nacional da Orientação. Aproveitando todas as condições ali existentes para a prática do nosso desporto, principalmente tendo em conta que o intuito da divulgação, para além da celebração, tem grande peso neste género de iniciativas, e aproveitando um acordo feito com a Associação de Pais, levou a que pudéssemos ter entre nós também várias famílias a fazer Orientação, cujas crianças coloriram o parque com a sua vivacidade.

A alegria de uma manhã que se alimentou na Natureza da nossa filosofia de vida – Orientação. Desta forma simples, mas com bastante significado, a Associação 20km de Almeirim quis então, mais do que com outro sentido, dignificar e contribuir para o crescimento da Orientação em Portugal.


[Texto e foto de Nuno Evangelista]

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO
.

Sem comentários: