domingo, 2 de maio de 2010

DIA NACIONAL DA ORIENTAÇÃO: EM BARCELOS, À VOLTA DO RIO

.

Para marcar o Dia Nacional da Orientação, os Amigos da Montanha organizaram uma prova de orientação na cidade de Barcelos.

Sob o tema “À volta do rio”, a prova decorreu ao longo das margens do rio Cávado, tendo sido acrescentado, ao mapa já existente, algumas zonas recentemente ajardinadas, como a frente ribeirinha e ainda o espaço da Escola Secundária de Barcelos e a zona ribeirinha de Barcelinhos.

Foram propostos 3 percursos, OPT1 (Orientação para todos), OPT2, e OPT3, com diferentes graus de complexidade e exigência física, procurando-se assim atender aos diferentes desejos e aptidões.

Muitas dos atletas que, por ser a primeira vez, fizeram OPT1, pediram, e foi-lhes concedido, realizar seguidamente o percurso OPT2.

A prova contou com a presença de 61 atletas. A grande maioria dos participantes (54) era não federado e teve nesta prova o seu primeiro contacto com a modalidade. Dentre estes participantes, viam-se algumas jovens famílias, com os filhos a acompanhar os pais. Participaram também 5 atletas espanhóis.

No final da prova foi ver a satisfação das pessoas das pessoas por esta experiência. Muitos, barcelenses, referiram ter descoberto recantos que desconheciam existir, sendo por isso esta uma boa forma de descobrir a cidade enquanto se pratica actividade física.
Reconhecemos que o nível de participação ficou aquém do desejado, sobretudo ao nível das escolas. As famílias começaram a responder ao apelo desta modalidade, com enormes potencialidades como actividade de lazer.


[texto de Jorge Silva]

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO
.

Sem comentários: