domingo, 2 de maio de 2010

DIA NACIONAL DA ORIENTAÇÃO: A ALEGRIA DO DESPORTO EM CORUCHE

.

Caracterizado por um elevado número de actividades com o objectivo de divulgar a Orientação por todo o território, o Dia Nacional da Orientação teve no dia 1 de Maio de 2010 a sua segunda edição. Coruche, palco de bastantes eventos de Orientação nos últimos dois anos, foi um dos inúmeros locais do país onde a Orientação foi “rainha” no Dia do Trabalhador.


O Parque do Sorraia, localizado na margem do Rio Sorraia, recebeu no final da tarde de ontem a “Estafeta da Família”, que juntou praticantes habituais da modalidade e um considerável numero de curiosos que aproveitaram a oportunidade para um primeiro contacto com o “Desporto da Família”.

O percurso urbano com um ponto central onde ocorria a passagem de testemunho entre os colegas de equipa permitiu a todos assimilar rapidamente os conceitos básicos da modalidade, assim como passar de um simples passeio com mapa a uma corrida, com um objectivo constante: Os pontos!

Com 10 anos de idade, Urbano era um dos estreantes na Orientação relatava no final da actividade a sua satisfação por ter a oportunidade de conhecer este desporto “absolutamente desafiante”. Horácio, para quem a ida ao Dia Nacional da Orientação em Coruche se deveu a um “desafio proporcionado por amigos que já praticam a modalidade” e que lhe transmitiam excelentes impressões acerca da Orientação, adiantava: “Falavam num desporto extraordinário onde todas as provas são sempre desafios constantes, onde a condição física não é impeditiva de se desfrutar das suas vantagens”. Foram esses os argumentos que o levaram a experimentar Orientação no DNO e... “achei mesmo muito giro, a concentração no mapa e a necessidade de pensar a cada momento levaram a que chegasse ao final e parecia que ainda estava a começar”.

A segunda edição do DNO em Coruche revelou-se novamente um momento de fulcral importância para atrair novos praticantes e sobretudo para levar a Orientação até à proximidade dos habituais ocupantes dos centros urbanos. O contributo deste dia, onde o esforço na divulgação da Orientação foi escalado a todo o país, permitiu a muitos coruchenses desconhecedores da modalidade assimilar os seus conceitos base e o resultado do mesmo mostrou-se assim extremamente positivo.


[Texto e foto extraídos da página do evento, a qual pode ser consultada
AQUI]

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO
.

Sem comentários: