quarta-feira, 28 de abril de 2010

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...

.
1. É uma das notícias que marcam a semana orientística nacional. A Câmara Municipal do Crato, deliberou por unanimidade, na sua reunião de 21 de Abril de 2010, aprovar a realização de uma etapa do Portugal O' Meeting (POM 2011) naquele concelho. O Crato junta-se assim a Alter do Chão e Portalegre no maior evento Português de Orientação em 2011, que promete bater todos os records. Assim sendo, a organização tem pronto um programa provisório das etapas de competição: 05 de Março 2011 - Coudelaria de Alter do Chão (Prova de Distância Longa); 06 de Março 2011 - Couto da Arnela - Crato (Prova de Distância Média); 07 e 08 de Março 2011 - Entre-Ribeiras - Portalegre (Provas de Distância Longa e Distância Média). Os trabalhos de campo de realização dos mapas de Orientação terão já início em Maio e serão, uma vez mais, da responsabilidade de Armando Rodrigues.

2. O Clube Aventura da Madeira anuncia a organização do IV Grande Prémio de Orientação Porto Santo, um evento pontuável para o Ranking da Taça FPO Madeira 2009/2010, que irá decorrer na Ilha de Porto Santo nos dias 15 e 16 de Maio de 2010. “A Ilha de Porto Santo oferece muitos atractivos para além da sua magnífica praia de areia dourada e a Orientação pedestre é uma dessas possibilidades, num terreno repleto de desafios determinados pelos detalhes de relevo ou resultantes da intervenção humana em prática agrícola ou em actividades de reflorestação, onde são predominantes os muros de contenção de terras, vulgarmente conhecidos por terraços ou poios”, refere António Olival, um dos elementos responsáveis pela organização madeirense. Prometido está “um fim-de-semana de aventura da serra à zona urbana, com dois percursos de Distância Média pontuáveis para a Taça FPO Madeira e um percurso de Sprint Nocturno pontuável para o Circuito Ori-Sprint Clube Aventura da Madeira.” Para além de todos os interessados na competição, esta é uma oportunidade para os que ambicionam iniciar a aventura na modalidade ou efectuar percursos de Orientação por lazer, tendo a possibilidade de se inscrever num dos escalões abertos OPT1 e OPT2. Toda a informação adicional em:
http://ptsanto.camadeira.com/.

3. A Orientação brasileira fez disputar, no passado fim-de-semana, a I etapa do CamBOr 2010, XII Campeonato Brasileiro de Orientação. O evento teve lugar na cidade de Formosa, no Estado de Goiás, e foi organizado pela Confederação Brasileira de Orientação (CBO), a Federação de Orientação do Distrito Federal (FODF) e o Astros Clube de Orientação (ASTROS – CO). Numa prova que contou com a participação de mais de 600 atletas Juliane Valéria DE CARVALHO MENDONÇA (COSM) levou a melhor no escalão de Elite feminina ao vencer as duas etapas (Distância Média, no primeiro dia e Distância Longa a encerrar o programa), enquanto Vanderlei José BORTOLI (COS), vencedor na primeira etapa e terceiro classificado na Longa, impôs-se na Elite masculina. A II etapa do CamBOr disputa-se na Floresta Estadual de Assis (Horto de Assis, Estado de S. Paulo), de 1 a 4 de Julho próximo [veja o Cartaz AQUI
].

4. De segunda a quinta-feira, os livros estão na Antena 1 com a jornalista Ana Aranha. Hoje, quarta-feira, a Orientação é a convidada de honra do programa “À Volta dos Livros”, com a conversa a girar em torno dos dois volumes das “Crónicas Norte Alentejano O’ Meeting”, da minha autoria e com edição do Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos. Mais uma janela da Orientação que se abre de par em par para o Mundo, numa conversa que pode ser escutada às 17h20, com repetição às 21h20 e às 04h20 da madrugada de quarta para quinta-feira.

Saudações orientistas.
.
JOAQUIM MARGARIDO
.

Sem comentários: