domingo, 11 de abril de 2010

CAMPEONATO NACIONAL DE SPRINT 2009/2010: TÍTULOS PARA MIGUEL SILVA E ANDREIA SILVA

.

Estão atribuídos os primeiros títulos nacionais de Orientação Pedestre da presente temporada. Foi em Vinhais, na solarenga tarde de ontem, com a disputa dos Campeonatos Nacionais de Sprint 2009/2010.

Vinhais, no coração do Nordeste Transmontano, recebeu o Campeonato Nacional de Sprint 2009/2010. De mapa na mão, cerca de meio milhar de participantes transfiguraram a pacata vila com o seu turbilhão de correrias em todas as direcções, colocando um olhar de espanto e admiração em todos quantos tiveram oportunidade de presenciar o magnífico espectáculo. A prova, organizada pela ADFA – Associação de Deficientes das Forças Armadas, Câmara Municipal de Vinhais e Federação Portuguesa de Orientação, desenrolou-se no coração da desnivelada localidade, entre o labiríntico emaranhado de ruas e ruinhas da sua zona velha, e as escadas e escadinhas da sua parte mais central.

Repetindo o feito da temporada passada, Miguel Silva (CPOC) sagrou-se Campeão Nacional no escalão de Elite, impondo-se a Pedro Nogueira (ADFA) e Tiago Aires (GafanhOri), respectivamente segundo e terceiro classificados. No sector feminino, Andreia Silva (COC) foi a mais forte, sucedendo a Raquel Costa (GafanhOri) que foi ontem a segunda classificada, Maria Sá (GD 4 Caminhos) fechou o pódio.

O que eles disseram

No final da prova, Miguel Silva confessaria que “ganhar um Campeonato Nacional é sempre uma honra e corresponde a um dos objectivos da época”. Partindo para a prova com alguns condicionalismos de ordem física, o bi-Campeão Nacional de Sprint revelava a sua satisfação por mais um título enquanto adiantava que o segredo esteve na “muita concentração e tentar evitar erros, já que cada erro poderia ser fatal face a uma concorrência muito forte.” As últimas palavras vão para os adversários, que em muito valorizaram a vitória: “Somos um grupo muito homogéneo, a competição é muito renhida e qualquer um pode ganhar. Ganhei eu, estou feliz por isso.”

Também Andreia Silva era uma atleta feliz: “É sempre uma emoção muito grande um primeiro título nacional no escalão de Elite, ainda por cima por não estar nada à espera de vencer. O Sprint não é a minha distância de eleição, este terreno muito desnivelado também não está muito de acordo com as minhas características, eu sou péssima a descer, por isso…” A vitória parece ter tido um segredo: “No início foi correr, correr, correr, não se podia parar. No final foi manter a concentração.”
.

Resultados

Campeões Nacionais

H/D 17 – Fábio Silva (ADFA) e Vera Alvarez (CPOC)
H/D 20 – Tiago Gingão Leal (GafanhOri) e Joana Costa (GD 4 Caminhos)
H/D Elite – Miguel Reis e Silva (CPOC) e Andreia Silva (COC)
H/D 35 – Jorge Correia (ADFA) e Maria Amador (ATV)
H/D 40 – Francisco Cordeiro (ADFA) e Anabela Vieito (COC)
H/D 45 – Mário Duarte (ADFA) e Palmira João (COC)
H/D 50 – Jorge Gonçalves (DA Recardães) e Fernanda Ferreira (DA Recardães)
H/D 55 – Manuel Dias (Individual) e Ana Carreira (Individual)
H/D 60 – Francisco Coelho (Clube TAP) e Beatriz Leite (GD 4 Caminhos)
H 65 – Armandino Cramez (Ori-Estarreja)
H 70 – Joaquim Costa (GD 4 Caminhos)

Vencedores Extra-Campeonato Nacional

H/D 13 – António Ferreira (COC) e Daniela Pires (ADFA)
H/D 15 – Diogo Barradas (CPOC) e Rute Coradinho (GafanhOri)
H/D 21 A – Nélson Santos (OriMarão) e Rita Madaleno (ADFA)
H/D 21 B – Nélson Barroca (CA Madeira) e Alda Marcelo (Ginásio CF)
Vet M/F B – Paulo Fernandes (Lebres do Sado) e Susana Igreja (Ginásio CF)

Vencedores escalões Abertos
OPT 1 – Manuel Lopes (GafanhOri)
OPT 2 – Paula Nóbrega (OriMarão)
OPT 3 – Fábio Resende (Ori-Estarreja)
OPT 4 – Marcelo Pinto (GNR)

Consulte os resultados completos em
http://orievora.com.sapo.pt/resultados.htm

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO
.

Sem comentários: