segunda-feira, 12 de Abril de 2010

CAMPEONATO NACIONAL DE DISTÂNCIA MÉDIA 2009/2010: TRIUNFOS DE TIAGO ROMÃO E RAQUEL COSTA

.

Tiago Romão é o novo Campeão Nacional de Distância Média, juntando-se no lugar mais alto do pódio a Raquel Costa, uma “reincidente” nestas andanças. As vitórias de ambos foram alcançadas em Ousilhão, numa prova que ficou ainda marcada pelo acidente que vitimou Diogo Miguel.
.
Ousilhão, pequena freguesia do concelho de Vinhais, foi palco na manhã de ontem do Campeonato Nacional de Distância Média 2009/2010. Uma prova que, à semelhança da véspera, contou com a participação de quase meio milhar de participantes e teve organização da ADFA – Associação de Deficientes das Forças Armadas, Câmara Municipal de Vinhais e Federação Portuguesa de Orientação.

No sector masculino, Tiago Romão (COC) foi o mais forte, alcançando o seu primeiro título nacional de Distância Média no escalão de Elite. Atrás dele, algo inesperadamente, classificaram-se Albino Magalhães (GD 4 Caminhos) e Pedro Duarte (ADFA). No que às senhoras diz respeito, Raquel Costa (GafanhOri) repetiu a vitória de 2008/2009 em Almeirim, impondo-se a Andreia Silva (COC) e Lena Coradinho (GafanhOri), respectivamente segunda e terceira classificadas. Uma nota ainda para a queda sofrida por Diogo Miguel (Ori-Estarreja) e da qual resultou fractura da clavícula, “roubando-lhe” um título mais que provável e obrigando-o a uma paragem forçada na ordem das três a quatro semanas.

O que eles disseram

No rescaldo dos Campeonatos, Tiago Romão abordava a prova de forma eminentemente crítica: “O Campeonato decorreu num lugar que apesar de algumas condicionantes do terreno tinha quase tudo para correr bem. Contudo, os inúmeros erros de cartografia e um planeamento de percurso nada feliz, especialmente na pernada longa, vieram marcar estes Campeonatos.” Quanto ao título nacional, o primeiro da sua carreira nesta distância, não terá sido alcançado da forma como Tiago Romão gostaria: “Este título de campeão nacional na verdade não o sinto como sendo meu, mas sim do Diogo Miguel. Se não fosse essa queda mesmo à minha frente, junto ao ponto de espectadores, ele seria o grande vencedor. Assim, desejo-lhe as mais sinceras melhoras e esta vitória é dele.”

Quanto à vencedora feminina, Raquel Costa, o sentimento era de natural satisfação: “Desde 2001 só tinha ganho o Campeonato Nacional de Distância Média uma vez e foi no ano passado. Por isso o significado de alcançar novamente este título foi importante.” No entanto as condições em que se disputou este Campeonato Nacional de Distância Média parecem não ter sido as melhores, apontando o dedo aos “erros de cartografia presentes no mapa e que levaram muitos atletas a falhar alguns pontos, pelo que no final ganhou quem perdeu menos tempo.” Concretizando: “Apesar de ter ganho, perdi dois minutos no ponto 13 e mais dois minutos no ponto 21; com quase três minutos de vantagem sobre a 2ª classificada, pode ver-se a quantidade de tempo perdida pelas principais atletas candidatas à vitória.” Mas vai mais longe: “Além disso, esta prova não obedeceu às regras da Distância Média no que respeita à relação distância/tempo do vencedor. A Distância Média é uma prova para executar em 30 a 35 minutos. Ora os tempos dos escalões de Elite foram de 46.32 e 45.18. Por isso, aliado a uma cartografia duvidosa do mapa e a percursos traçados sem ter em conta as regras internacionais da distância em causa, fico com a sensação que poderia ter sido melhor organizado nestes aspectos técnicos e que são os fundamentais.” A terminar, e no que toca à restante organização, a atleta agradece e dá os parabéns à ADFA “por terem organizado a prova em Vinhais, pela possibilidade dada aos participantes de conhecerem locais e paisagens tão belas como estas do Nordeste de Portugal e pela contributo para a organização de iniciativas no interior do país.”



Resultados
.
Campeões Nacionais
H/D 17 – Luís Silva (ADFA) e Vera Alvarez (CPOC)
H/D 20 – Rafael Miguel (Ori-Estarreja) e Joana Costa (GD 4 Caminhos)
H/D Elite – Tiago Romão (COC) e Raquel Costa (GafanhOri)
H/D 35 – Jorge Correia (ADFA) e Isabel Bonifácio (GD 4 Caminhos)
H/D 40 – Armando Santos Sousa (ADFA) e Aida Correia (GD 4 Caminhos)
H/D 45 – Manuel Luís (CP Armada) e Luísa Mateus (COC)
H/D 50 – José Fernandes (.COM) e Margarida Rocha (GD 4 Caminhos)
H/D 55 – Manuel Dias (Individual) e Hermínia Tavares (Ori-Estarreja)
H/D 60 – Joaquim Patrício (CN Alvito) e Beatriz Leite (GD 4 Caminhos)
H 65 – Armandino Cramez (Ori-Estarreja)
H 70 – Joaquim Costa (GD 4 Caminhos)
.
Vencedores Extra-Campeonato Nacional
H/D 13 – João Pedro Casal (Ori-Estarreja) e Daniela Pires (ADFA)
H/D 15 – Diogo Barradas (CPOC) e Teresa Maneta (GafanhOri)
H/D 21 A – Nélson Santos (OriMarão) e Fátima Saraiva (DA Recardães)
H/D 21 B – Nélson Barroca (CA Madeira) e Carla Amorim (Ginásio CF)
Vet M/F B – Carlos Lobo (Clube EDP) e Susana Igreja (Ginásio CF)
.
Vencedores escalões Abertos
OPT 1 – Cátia Marques (COC)
OPT 2 – Mariana Ferreira (GD 4 Caminhos)
OPT 3 – Fábio Resende (Ori-Estarreja)
OPT 4 – Marcelo Pinto (GNR)
.
Consulte os resultados completos em http://orievora.com.sapo.pt/resultados.htm
.
Saudações orientistas.
.
JOAQUIM MARGARIDO
.

Sem comentários: