quarta-feira, 17 de março de 2010

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...

.

1. “Limpar a floresta portuguesa num só dia”, tal é a ambição do projecto “Limpar Portugal” que pretende reunir no próximo dia 20 de Março voluntários para a limpeza de florestas e zonas verdes e promover a sensibilização de todos. Segundo o site do projecto - http://limparportugal.org/ -, partindo do relato de um projecto desenvolvido na Estónia, em 2008, um grupo de amigos decidiu colocar “Mãos à Obra!” e propor: “Vamos limpar a floresta portuguesa num só dia”. Como consequência, "em poucos dias estava em marcha um movimento cívico que conta já com dezenas de milhares de voluntários registados". Quem quiser ajudar como voluntário só tem que consultar a área “Como participar?”. E porque as florestas são os nossos estádios, vamos todos fazer parte dos 100.000 voluntários mobilizados ao longo do país. Se ainda não se inscreveu, de que está à espera?

2. A Federação Portuguesa de Orientação acaba de divulgar o Calendário das provas da Taça de Portugal de Corridas de Aventura referentes à época de 2011 e à extensão da presente temporada. Assim, o alinhamento é o seguinte: 11.09.2010 - "II Invasões Francesas” (ATV); 20/21.11.2010- "Raid Transpeninsular" (GDU Azóia); 12/13.02.2011- por atribuir; 02/03.04.2011- por atribuir; 14/15.05.2011 - "I Open de Orientação de Vila Viçosa" (CAOS); 25/26.06.2011 - "Raid Ilha Azul" (GDU Azóia); 10/11.09.2011- por atribuir; 22/23.10.2011: "Raid Aventura do COA" / IV Campeonato Ibérico. Relativamente ao Calendário para a época 2011, a Direcção da FPO está a encetar contactos com clubes no sentido de atribuir as provas em falta, sendo que uma delas será uma prova a organizar em Espanha sob a supervisão da FEDO.

3. Modalidade que terá assento pela primeira vez nos Campeonatos Nacionais de Desporto Escolar, a Orientação de Precisão será tema dum “workshop” organizado pela Coordenação Nacional de Orientação do Desporto Escolar. O mesmo decorrerá nos próximos dias 18 (teórica) e 25 (prática) de Março, na Escola Superior de Saúde do IPS, tendo na pessoa do Professor António Aires, Director Técnico Nacional da Federação Portuguesa de Orientação, o respectivo formador. “Pelo grande interesse da iniciativa, não apenas numa perspectiva de inclusão mas até numa perspectiva de desenvolvimento de importantes competências necessárias para a Orientação Pedestre, estão todos convidados a vir assistir e participar”, refere o Professor Ricardo Chumbinho. A primeira sessão é já amanhã, das 10:00 às 12:00. Não falte!

4. Já está aí a 3ª edição do COAC Magazine (Fev/Mar.2010), a publicação bimensal da responsabilidade do Coruche Outdoor Adventure Club. Um número especial com 16 páginas, que inclui uma extensa reportagem sobre a participação dos atletas de Coruche no Portugal O’ Meeting 2010, a apresentação do “campeoníssimo” Gabriel Brasileiro “na primeira pessoa” e ainda uma oportuna antevisão do I Coruche Orienteering Trophy 2011, “o maior desafio organizativo do COAC até ao momento”. Tudo para ver e rever em
http://www.coaclub.com/images/Magazines/COACMagazine_FevMar_2010.pdf.


5. A equipa de Juvenis Masculinos da Escola Secundária de Pinhal Novo sagrou-se no passado sábado, em Vagos, Campeã Nacional de Corta-Mato do Desporto Escolar. “Trata-se do maior feito desportivo obtido por esta escola em território nacional, apesar dos inúmeros títulos nacionais que já possui ao nível da Orientação”, refere o Professor Daniel Pó, um verdadeiro “todo-o-terreno” do Desporto Escolar na Escola. De acordo com as palavras de Daniel Pó, “Luís Silva, Fábio Silva e Ricardo Reis, todos provenientes da Orientação, juntamente com Hugo Coutinho e Marco Galvão, atletas da Secção de Atletismo da Associação Académica Pinhalnovense, conseguiram prestações muito equilibradas o que permitiu fechar a equipa (pontuavam os quatro primeiros) antes do 60º lugar, largamente superior à equipa que se viria a posicionar em 2º lugar e que contou nas suas fileiras com o 1º classificado individualmente. Apesar das boas prestações de todos, destaque para Fábio Silva, atleta que constantemente se supera nas competições mais importantes, apesar de neste ano ainda estar com algum deficit de treino.” Seguem-se agora os Campeonatos do Mundo a realizar na Eslováquia entre 19 e 24 de Abril e o mais que se pode dizer é que a participação em Campeonatos Mundiais de Desporto Escolar pela Escola Secundária de Pinhal Novo começa a tornar-se um hábito. E ainda bem. Para todos quantos trabalharam para conquistar tão importante título vai, com o sentido da maior admiração e apreço, o Louvor da Semana!

[foto gentilmente cedida por Professor Daniel Pó]


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

3 comentários:

Tiago Romão disse...

É assim mesmo...
Carrega Pinhal Novo... :D

Rafael da Silva Miguel disse...

Muitos parabéns!

BOA SORTE!

HUHUHUHUHUHUHUHUHUHU......

Abraço
Rafael Miguel

Ana disse...

Notícia do jornal GLOBAL de 18/3:
‘Limpar Portugal’
O Instituto Português da Juventude (IPJ) anunciou ontem que está a oferecer um seguro
contra acidentes pessoais aos jovens que se inscrevam no projecto Limpar Portugal, iniciativa
lançada pela internet a nível nacional, que decorre no próximo sábado.
Segundo um comunicado da instituição, este incentivo à participação na iniciativa nacional de recolha
de resíduos em florestas e terrenos urbanos destina- se a jovens entre os 16 e os 30 anos, sendo válido
para os primeiros 10 mil da centena de milhar de pessoas esperadas nesta acção ecológica.
Até amanhã, os jovens interessados deverão oficializar a sua inscrição no sítio oficial da iniciativa
(www.limparportugal.org) e registar-se depois no Portal da Juventude (www.juventude.gov.pt) de forma a
obter o seguro. Inspirado numa iniciativa desenvolvida pela primeira vez na Estónia em 2008, o Limpar Portugal
destina-se a reunir num só dia milhares de pessoas para recolherem resíduos depositados ilegalmente em
florestas e outras áreas de todo o país. O projecto tem o alto patrocínio do Presidente da República, Aníbal Cavaco
Silva, que, à semelhança da ministra e do secretário de Estado do Ambiente, deverá participar nas acções.