sexta-feira, 12 de março de 2010

DESPORTO ESCOLAR: ORIENTAÇÃO EM PINHAL NOVO

.

Dando sequência ao calendário competitivo 2009/2010, a Associação Desportiva Escolar de Orientação de Palmela viu disputada, na manhã do passado sábado, a quinta e última etapa do seu Troféu, reflectindo a boa saúde da Orientação do Desporto Escolar nesta região do nosso País que tão bons atletas tem oferecido à modalidade nos últimos anos.

Esta quinta prova da época 2009/2010 da Associação Desportiva Escolar de Orientação de Palmela foi realizada no mapa da vila de Pinhal Novo – Terrim, de Fevereiro de 2009, com Trabalho de Campo de Nuno Carvalho. A Direcção da Prova e o Traçado dos Percursos estiveram a cargo do Professor “da casa”, Daniel Pó.

À partida para esta quinta e última prova verificava-se uma grande competitividade no “ranking” de todos os escalões. Assim, a prova de Pinhal Novo assumia um papel decisivo na definição das classificações finais e do apuramento de atletas Individuais e de Equipas-Escola para o Campeonato Regional. Apesar disto, apenas quatro das cinco provas disputadas contariam para o somatório final, podendo cada atleta “deitar fora” um resultado.

Programa rico e variado


A prova contou com a presença de quase duas centenas de participantes, entre alunos, professores, pais, atletas federados que aproveitam para treinar e ainda dois atletas filandeses do clube Tampereen Pyrintö. Mais uma vez o tempo esteve magnífico, apesar das chuvas dos dias anteriores e da promessa de mau tempo anunciada para este dia (o que levou a que muitos atletas ficassem em casa...). Já quanto ao terreno, este encontrava-se bastante alagado, adicionando a “dificuldade extra necessária” a uma prova praticamente sem desnível. A paisagem, com os campos pintados de verde, salpicados de flores primaveris e alguns animais que se cruzavam aqui e ali com os participantes, contribuíram para mais uma manhã de alegria e satisfação a praticar desporto na natureza.

Mas aliada à vertente competitiva, existiram outros desafios que ajudaram a que esta manhã de sábado fosse inesquecível. Senão, vejamos: Realização de um passeio pedestre com Orientação; Animação para alunos do 1º CEB e Pré-escolar (Pinturas, Jogos Tradicionais); Animações com aulas de grupo (Step e Combat); Realização de um passeio/formação de Orientação em BTT; e muito, muito mais... Inovador foi também a “taxa de inscrição solidária” que todos os participantes, mesmo os do Desporto Escolar, foram convidados a “pagar”, constituída pela entrega de brinquedos ou peças de roupa de criança, para apoio a Instituições de Solidariedade Social (CSP Pinhal Novo e CS Palmela).

Ao nível de competição, a utilização do sistema de controlo electrónico SI-card em detrimento do tradicional cartão de controlo, resultou num grande número de ‘mp’, (26! ao todo), o que demonstra que ainda haverá algum trabalho de formação a realizar. Mais uma vez se verificou a enorme superioridade do infantil Bernardo Pereira (ES Palmela), deixando o segundo classificado com uma diferença de tempo que mais que dobrava o seu tempo de prova. Todas as classificações da 5ª etapa poderão ser consultadas em
http://moodle.espalmela.net/.

Tudo está decidido!


A prova de Pinhal Novo ajudou a definir as classificações ainda em aberto nos apuramentos individuais e colectivos para o Campeonato Regional. A análise aos ‘rankings’ finais permite apurar os seguintes vencedores a nível individual:
Infantis Femininos: 1º Laura Antunes (ES Palmela) – 146 pontos, 2ª Patrícia Frade (ES Palmela) – 139 pontos, 3ª Beatriz Teixeira (EB23NR Soromenho) – 126 pontos.
Infantis Masculinos: 1º Bernardo Pereira (ES Palmela) – 148 pontos, 2º Alexandre Veiga (ES Palmela ) – 137 pontos, 3º Diogo Costa (EB23NR Soromenho) – 133 pontos.
Iniciados Femininos: 1ª Leonor Ribeiro (ES Palmela) – 146 pontos, 2ª Filipa Rodrigues (ES Palmela) – 144 pontos, 3ª Joana Dias e Estrela Alberto (ESP Novo) – 126 pontos.
Iniciados Masculinos: 1º Tiago Baltasar (EB23NR Soromenho) – 145 pontos, 2º Oleksandr Zaikin (ES Palmela) e Filipe Augusto (ESP Novo) – 142 pontos, 3º Miguel Ferreira (ES Palmela) – 133 pontos.
Juvenis Femininos: 1ª Sofia Pinto (ESP Novo) – 148 pontos; 2ª Mónica Cardoso (ES Palmela) – 139 pontos, 3ª Catarina Lopes (ESP Novo) – 136 pontos.
Juvenis Masculinos: 1º Ricardo Reis e Samuel Antunes (ESP Novo) – 143 pontos, 2º Fábio Silva (ESP Novo) – 142 pontos, 3º Pedro Silva (ESP Novo) – 135 pontos.
Juniores Femininos: 1ª Ana Dâmaso (ES Moita) – 148 pontos, 2ª Daniela Lopes (ESP Novo) – 37 pontos, 3ª Sara Valente (ES Moita) – 35 pontos.
Juniores Masculinos: 1º Bruno Balão (ESP Novo) – 145 pontos, 2º Mykola Zaikin (ES Palmela) – 144 pontos, 3º Ricardo Cordeiro (ES Palmela) – 135 pontos.

Já ao nível colectivo, os 4 títulos da ES Palmela nos escalões mais jovens (Infantis Femininos e Masculinos e Iniciados Femininos e Masculinos) deixam a grande distância a ES Pinhal Novo (Juvenis Masculinos), a ES Moita (Juniores Masculinos) e também a ES D João II (Juvenis Femininos) com um título. A saber, sendo que cada escola pontua com 5 atletas por escalão:
Infantis Femininos: 1ª ES Palmela A – 470 pontos, 2ª EB23NR Soromenho – 364 pontos, 3º ES Palmela B – 273 pontos.
Infantis Masculinos: 1º ES Palmela – 637 pontos, 2º EB23NR Soromenho – 434 pontos.
Iniciados Femininos: 1ª ES Palmela – 491 pontos, 2ª ES Sampaio – 360 pontos, 3ª ESP Novo – 256 pontos.
Iniciados Masculinos: 1º ES Palmela A – 515 pontos, 2º ESP Novo – 465 pontos, 3º EB23NR Soromenho – 392 pontos.
Juvenis Femininos: 1ª ES D João II – 313 pontos.
Juvenis Masculinos: 1º ESP Novo – 546 pontos, 2º ES D João II – 333, 3º ESA Gedeão – 240 pontos.
Juniores Masculinos: 1º ES Moita – 297 pontos.

No lavar dos cestos

Houve ainda espaço para a realização da justa Cerimónia de Entrega de Prémios relativa à 5ª etapa do Troféu ADEO Palmela, assim como ao sorteio por todos os atletas presentes de artigos gentilmente oferecidos pelos patrocinadores, o qual é sempre do agrado dos participantes.


A organização, mais uma vez, correspondeu e superou mesmo o que dela se esperava, tendo todos os participantes concluído a actividade com grande satisfação e sentido do dever cumprido. Resumindo, a exemplo das épocas anteriores, antevê-se uma excelente prestação dos representantes da Península de Setúbal nas competições de âmbito regional e nacional que se aproximam a passos largos. Por último, um agradecimento especial a todas as entidades e patrocinadores que, colaborando e apoiando, tornaram possível a realização desta etapa de Orientação do Desporto Escolar, destacando-se a casa emprestada pela Escola Alberto Valente.

E vão 5 provas!...

Consultando o calendário competitivo na plataforma Moodle da ESP, estão ainda programadas mais 3 provas no âmbito do Desporto Escolar:
- Actividade de Encerramento, integrada no “Dia Nacional de Orientação”, a realizar no dia 1 de Maio nos terrenos envolventes à bela Lagoa de Albufeira – Sesimbra;
- Campeonato Regional, a realizar em data e local ainda por definir;
- Campeonato Nacional, a realizar de 14 a 16 de Maio na região de Aveiro.

Veja as Classificações da prova e consulte os ‘rankings’ actualizados em
http://moodle.espalmela.net/.

[Foto gentilmente cedida por Paulo Fernandes. Aceite a sugestão e delicie-se com o álbum completo em http://picasaweb.google.pt/paulojjf/TrofeuADEOPinhalNovo#]

Paulo Fernandes

.

1 comentário:

y disse...

Muitos parabens pelo blog