sábado, 13 de fevereiro de 2010

PORTUGAL O' MEETING 2010: É CHEGADA A GRANDE FESTA!

.

Tão ansiosamente aguardado, o Portugal O’ Meeting está aí e promete. A partir de hoje e até à próxima terça-feira, assenta arraiais na Figueira da Foz e teremos pela frente quatro dias de emoções ao rubro, tantos e tão bons os atletas de topo mundial presentes a lutarem pelos lugares cimeiros.

Para os menos familiarizados com a modalidade, seguramente nomes como os de Daniel Hubmann, Simone Niggli-Luder, Thierry Gueorgiou, Anne Margrethe Hausken, Emil Wingstedt, Helena Jansson, Valentin Novikov, Signe Soes ou Anders Nordberg soarão a coisa nenhuma. Mas se lhe dissermos que acabámos de citar os nomes de atletas que, qualquer um deles, pertence ao leque dos dez melhores do mundo e estarão neste Portugal O’ Meeting que tem hoje na Figueira da Foz o pontapé de saída, facilmente se percebe a excelência do evento.

Com a fasquia elevada ao nível duma Taça do Mundo, o Portugal O’ Meeting tem na organização conjunta do Clube de Orientação do Centro (Leiria) e da Secção de Orientação do Ginásio Clube Figueirense, com Duarte Santo e Vítor Rodrigues ao leme desta vasta nau, o garante de experiência e excelência. Ao todo são 1822 os atletas inscritos, 1187 dos quais estrangeiros em representação de 30 países. Com 185 atletas, a Suécia é a representação estrangeira mais vasta, logo seguida da Suiça (160), Finlândia (153), Noruega (137), França (111) e Reino Unido (107). O facto da primeira prova da Liga Espanhola ter lugar hoje e amanhã – incompreensível a “tão excelente colaboração e compreensão” entre FPO e FEDO, as Federações Nacionais de Portugal e Espanha permitir uma situação que não serve nenhuma delas – explica o facto da vinda a Portugal de apenas 46 atletas espanhóis. Por outro lado, é sempre curioso ver concorrentes de países sem qualquer nome ou tradição na modalidade, caso da Nova Caledónia que traz a Portugal dois atletas.

Programa rico e variado

No que à competição diz respeito, adiantar vencedores é arriscado. Se pensarmos que o quadro masculino tem cinco atletas do top-10 mundial, mas que esse número sobe para 16 se nos referirmos ao top-25 e para 26 entre os melhores 50 do mundo, então… Embora mais modesto, o quadro feminino consegue concentrar 4 das 7 melhores atletas do mundo, 6 do top-25 e 11 do top-50. Refira-se, contudo, que destes atletas muitos deles marcarão presença apenas na etapa rainha de amanhã, a única que pontua para o ‘ranking’ mundial.

A competição decorre na Praia da Leirosa, Lagoa das Braças (Quiaios) e Lagoa da Vela (Bom Sucesso), com um total de 24 percursos distintos conforme os escalões etários. Salientam-se ainda, como aspectos complementares à vertente competitiva “pura e dura”, a prova de Orientação de Precisão que terá lugar no Parque de Campismo da Figueira da Foz, na tarde de segunda-feira, a Estafeta da Amizade que juntará crianças de ambos os sexos até aos 13 anos de idade, ao início da tarde de domingo, o Sprint nocturno mais logo pelas 19h00 no Mapa da Costa de Lavos, a Escola de Orientação que promete transformar “homens e mulheres de palmo e meio” em verdadeiros campeões, o Banquete Oficial na Praia de Quiaios amanhã à noite e muito, muito mais.

Aos desportistas em geral e, em particular àqueles que amam o Desporto da Floresta e terão o privilégio de marcar presença no grande evento, deseja o Orientovar as maiores felicidades. Acompanhe o evento em
http://www.pom2010.com/ ou aqui, no seu Orientovar.

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO
.

Sem comentários: