sábado, 20 de fevereiro de 2010

NAOM CRATO 2010: OLAV LUNDANES E HELENA JANSSON VENCEM PROVA-RAINHA

.

Teve lugar na manhã de hoje a etapa inaugural do NAOM Crato 2010. Com a competição ao rubro, Olav Lundanes e Helena Jansson foram os grandes vencedores.

Sol radioso num céu azul, um mar de verde pontuado de pequeninas flores de cores mil, blocos cinzentos graníticos a imporem a sua presença na paisagem, enorme animação, uma alegria contagiante e muita e boa Orientação marcaram a etapa inaugural do Norte Alentejano O’ Meeting 2010. Prova de Distância Longa pontuável para o ‘ranking’ mundial, a etapa-rainha do evento teve lugar no mapa da Aldeia da Mata e teve a participação de 1200 atletas de 27 países.

A competição esteve ao rubro e contou com a presença de alguns dos melhores atletas mundiais. Ausência notada apenas a do sueco Emil Wingstedt, o atleta com melhor cotação inscrito na prova (é 6º do ‘ranking’ mundial). No sector masculino, o norueguês Olav Lundanes (LF Halden SK) foi o grande vencedor, logo seguido do finlandês Tero Föhr (Vehkalahden Veikot) e do romeno Ionut Zinca (GD4C). Nas senhoras, vitória esperada da sueca Helena Jansson (COC IF Hagen), 4ª atleta do ‘ranking’ mundial, seguida da sua compatriota Linnea Gustavsson (COC OK Halden) e da checa Eva Jureniková (Domnarvets GoIF), a grande vencedora da última edição do NAOM (Alter do Chão, 2009).

Resultados
Homens Elite
1º Olav Lundanes (LF Halden SK) 1.10.54

2º Tero Föhr (Vehkalahden Veikot) 1.14.01
3º Ionut Zinca (GD4C) 1.15.04
4º Øystein Kvaal Østerbø (Wing OK) 1.15.13
5º Carl Waaler Kaas (SunO / Bækkelagets) 1.15.30
6º Wojciech Kowalski (GD4C) 1.16.17
7º Christian Christensen (IFK Göteborg) 1.16.32
8º Sebastian Hägler (SunO / A-Team) 1.16.33
9º Matthew Speake (Tume) 1.16.46
10º Rasmus Søes (IFK Lidingö) 1.16.50

Damas Elite
1º Helena Jansson (COC IF Hagen) 1:03:40

2º Linnea Gustavsson (COC OK Halden) 1:05:17
3º Eva Jurenikova (Domnarvets GoIF) 1:07:19
4º Ida Bobach (SunO / Denmark Team) 1:10:24
5º Sara Lüscher (Wing OK) 1:12:00
6º Elise Egseth (Wing OK) 1:14:08
7º Malin Sand (IFK Lidingö SOK) 1:15:09
8º Hanna Wisniewska (WKS Slask) 1:17:26
9º Emma Klingenberg (SunO / Denmark Team) 1:18:55
10º Signe Klinting (SunO / Denmark Team) 1:19:00

“Estou muito contente com esta vitória”

“Estou muito contente com esta vitória. Estou numa boa forma, este é um bom começo de temporada e faz-me sentir confiante após uma época de Inverno de treino intenso.” Foram estas as primeiras palavras do vencedor, Olav Lundanes (LF Halden SK), ao Orientovar. Falando da sua prova de hoje, o jovem norueguês confessou que esta “foi uma prova muito dura e estive muito bem tecnicamente. Os terrenos são muito diferentes daqueles que encontrámos no Portugal O’ Meeting, são ainda mais rápidos e devo dizer que não estava à espera.” Quanto a uma vitória no Norte Alentejano O’ Meeting, Olav Lundanes não enjeita a possibilidade mas vai admitindo que “é ainda muito cedo para adiantar o que quer que seja. Devo ter algum cuidado porque a época ainda vai começar e logo veremos. Mas seria agradável uma vitória, claro.”

Segunda classificada no recente Portugal O’ Meeting, Helena Jansson (COC IF Hagen) foi a grande vencedora da prova de hoje e também ele falou para o Orientovar: “Foi uma prova muito boa, apesar de me sentir bastante cansada depois de tanta competição e com treinos duas vezes por dia. Procurei concentrar-me apenas na minha Orientação, esquecer todo o cansaço acumulado em cima das pernas e estou muito feliz com a minha prova.” Desconhecedora da realidade destes mapas e destes terrenos, a grande atleta sueca ficou particularmente agradada com o potencial desta região para a prática da Orientação. Quanto ao que falta do NAOM Crato 2010, percebe-se alguma mágoa nas suas palavras quando confessa: “Partimos amanhã cedo para mais uma semana de treino em Itália e, para mim, o NAOM acabou. Espero poder regressar para o ano a esta região para o Portugal O’ Meeting.”

Está a chegar a hora do Sprint Nocturno

Dentro de um par de horas, aproximadamente, terá lugar a segunda das três provas que compõem o evento. As ruas, praças e jardins do Crato recebem o Sprint Nocturno, o qual tem essa particularidade de ser pontuável para a classificação final. Com Helena Jansson, Tero Föhr e Linnea Gustafsson – "fora de combate" pelas mesmas razões (partida antecipada), a cheva Eva Jureniková (Domnarvets GoIF) tem as portas escancaradas para repetir a vitória alcançada no ano transacto enquanto nos homens o romeno Ionut Zinca (GD4C) vai querer repetir a vitória da edição inaugural do NAOM e certamente não irá dar tréguas a Olav Lundanes (LF Halden SK).

Tudo para continuar a acompanhar em http://www.gd4caminhos.com/naom/2010/ ou aqui, no seu Orientovar.

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

3 comentários:

Armando Rodrigues disse...

Boa noite a todos.
Depois de ler todos os comentários até agora feitos ao NAOM 2010, foi-me dado o melhor "presente" pelos meus 50 que fiz hoje (meio século, vinte e nove ao serviço da Orientação em Portugal) dia 20 de Fevereiro.
Parabéns aos vencedores e aos que não o conseguiram, e parabéns também à organização que mais uma vez sai vencedora.
Um abraço a todos os orientistas:
Armando Rodrigues
Cartógrafo

Joaquim Margarido disse...

Embora atrasados, os meus parabéns ao Armando. Parabéns a dobrar, natruralmente.
Saudações orientistas.
JOAQUIM MARGARIDO

José disse...

Parabéns ao Armando Rodrigues pelo seu aniversário.
Votos dum orientista anónimo que reconhece o seu excelente trabalho de cartografia em vários pontos do país em especial no Norte Alentejano.