sábado, 20 de fevereiro de 2010

NAOM CRATO 2010: O DIA MAIS ESPERADO CHEGOU

.

O Norte Alentejano O’ Meeting 2010 vai começar. Nos rostos transparece a responsabilidade e a emoção do maior e melhor NAOM de sempre. Homens e mulheres dessa grande família que é o Grupo Desportivo 4 Caminhos cerram fileiras. A nau é grande, a tormenta aproxima-se!

As horas escoam-se rapidamente e o trabalho organizativo atinge agora o pico. O Orientovar andou pelos bastidores, visitou o Secretariado, falou com muitos dos grandes obreiros deste enorme trabalho, passeou-se pelo Crato e Flor da Rosa e, no final dum dia longo, juntamente com a “embaixatriz” Fernanda Ribeiro, jantou no Quartel-General da Organização.

Ao longo do dia, foram muitas as dezenas de estrangeiros – e alguns portugueses – que passaram pelo Mosteiro da Flor da Rosa, sede do Secretariado deste Norte Alentejano O’ Meeting 2010. O “model event” levou alguns deles até ao Vale da Silvana, no vizinho concelho de Castelo de Vide mas a maioria preferiu passear pelas ruas do Município com História.

Antas, Museus, a Casa do Largo e um Herdade do Gamito de se lhe tirar o chapéu

Esquecida na sua pacatez, a Vila do Crato abre-se em recantos mil que provocam surpresa e estupefacção. Visitar a Casa do Largo na companhia da sua proprietária foi um desses gratos momentos. A D. Maria Luísa Bello Morais foi uma anfitriã duma delicadeza inexcedível mas a descrição de tanto bom gosto e requinte vai ter de ficar para um momento muito especial (há aqui material que dava, por si só, para fazer um volume extra das Crónicas do Norte Alentejano O’ Meeting, isso vos posso garantir).

Quase ali em frente, em pleno Centro Histórico da Vila, encontramos o Museu Municipal do Crato, outro ponto incontornável e de visita obrigatória, ao encontro do passado histórico do Município, num percurso que tem início nos vestígios das primeiras ocupações pré-históricas e termina numa abordagem da vida económica e social do Crato, em meados do século passado. Pelo meio ficam as visitas às Antas do Tapadão e da Herdade dos Andreiros e o merecido afago duma refeição na Adega – surpreendente de personalidade aquele Herdade do Gamito Tinto 2006 – ou dum chá (da Gorreana!) no Cantinho da Dona Margarida.

“O Fernando Costa é um organizador nato”

Noite fora, trabalha-se para que tudo possa estar afinado. Fernando Costa, Presidente da entidade organizadora, Director da Prova e um dos homens que mais continua a fazer pela Orientação em Portugal traçava-nos o ponto da situação: “Há algumas coordenações em termos de equipas no terreno que é preciso ainda acertar e afinar a máquina para que às 10h00 se possam dar as partidas sem sobressaltos.” Quanto à quarta edição do NAOM, Fernando Costa é peremptório: “A qualidade dos participantes é enorme, o que nos acrescenta também uma responsabilidade muito grande. Esperamos estar à altura deste grande evento porque esta é uma equipa que trabalhou para isso e que o merece.” Descansar? “Só lá para amanhã, talvez aí pelas três da tarde, depois de tudo isto passar, é que poderei descansar.”

Também o Supervisor da Prova, Joaquim Patrício, se disponibilizou a falar para o Orientovar: “A minha função como Supervisor numa organização do GD4C é facilitada porque tudo está bem ordenado, aquilo que é importante está bem feito, as coisas surgem na hora certa, os prazos são respeitados. E depois o Fernando Costa é um organizador nato.” Quanto à prova em si, Joaquim Patrício acredita que vai ser uma grande festa: “Os terrenos em ambos os dias são bastante favoráveis para uma Orientação de qualidade e as pessoas vão sair daqui satisfeitas. Depois dum Portugal O’ Meeting bastante positivo, mais um fim-de-semana com esta qualidade vai ser muito importante para a Orientação portuguesa.

“Vai ser mais uma coisa gira que vou aprender”

Por último ouvimos a campeoníssima Fernanda Ribeiro, “embaixatriz” do evento, ainda a refazer-se duma recepção tão calorosa no seio da família dos Quatro Caminhos: “É uma coisa totalmente diferente. Não esperava este ambiente nem tão pouco imaginava que a organização duma prova de Orientação dava todo este trabalho. É admirável o espírito de entreajuda das pessoas que aqui estão, há uma união muito grande, é diferente de outros desportos que eu conheço.” Por último, deixa-nos com aquilo que espera encontrar quando, daqui a pouco, fizer pela primeira vez uma prova de Orientação: “Estou essencialmente à espera de me divertir. Acho que este é um desporto para toda a família e a primeira coisa é divertir-me. Da competição já estou eu habituada no Atletismo. Depois estive aqui a ver o mapa e estou muito curiosa para ver como que funcionam os pontos. Tenho a certeza que vai ser mais uma coisa gira que vou aprender.”

Hoje é dia de prova de Distância Longa WRE, no mapa de Aldeia da Mata, com as partidas a terem o seu início às 10h00. Mais tarde, pelas 19h00, tem lugar o sempre aguardado Sprint Nocturno e o dia encerrará com uma Ceia no Mosteiro da Flor da Rosa, numa gentileza da Câmara Municipal do Crato. Não perca as emoções do Norte Alentejano O’ Meeting 2010 em
http://www.gd4caminhos.com/naom/2010/ ou aqui, no seu Orientovar.

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

Sem comentários: