quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

NAOM 2010: EVENTO APRESENTADO EM CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

.

A quarta edição do Norte Alentejano O’ Meeting, evento de Orientação Pedestre que decorre no Crato de 19 a 21 de Fevereiro próximos, deu ontem oficialmente o pontapé de saída. A Conferência de Imprensa serviu para apresentar o evento, homenagear os seus dois grandes embaixadores , Mário Zambujal e Fernanda Ribeiro, apresentar o livro “Crónicas Norte Alentejano O’ Meeting Alter do Chão 2009” e inaugurar a exposição fotográfica que lhe está associada.

Teve lugar ao início da tarde de ontem, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos, a Conferência de Imprensa de apresentação do Norte Alentejano O’ Meeting 2010, evento de Orientação Pedestre que promete transformar o Crato, dentro duma escassa dezena de dias, na Capital Mundial da Orientação. A Conferência de Imprensa, que teve no Dr. Guilherme Pinto, Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, um ilustre e delicado anfitrião, serviu de apresentação a um dos mais conceituados eventos de Orientação a nível nacional e cuja organização tem a assinatura do Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos.

Para além do Dr. Guilherme Pinto, marcaram igualmente presença na mesa o Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. José Guilherme Aguiar, o Presidente do Clube de Jornalistas, Mário Zambujal, o Presidente do Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos, Fernando Costa e o autor das Crónicas, Joaquim Margarido. Entre a vasta e atenta plateia contavam-se nomes tão ilustres quanto os do Presidente da Câmara Municipal de Alter do Chão, Dr. Joviano Vitorino, do Vice-Presidente da Câmara Municipal do Crato, Dr. Fernando Gorgulho, do Técnico Superior da Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Portalegre, Filipe Serrote, da atleta internacional Fernanda Ribeiro bem como representantes de algumas das marcas patrocinadoras deste evento e muitos amigos e amantes da Orientação.

“Conheçam um município com História e venham fazer Orientação”

A abrir a cerimónia, Fernando Costa quis vincar o apego do Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos ao Concelho de Matosinhos, berço do clube e no qual está sedeado, justificando desta forma o facto desta primeira Conferência de Imprensa de lançamento do evento decorrer no magnífico espaço do Salão Nobre da autarquia matosinhense. Entre palavras de agradecimento pelos indispensáveis apoios prestados e a apresentação dos números impressionantes da edição 2010 do Norte Alentejano O’ Meeting – 1200 participantes, 583 dos quais estrangeiros de 27 países diferentes -, fica a certeza duma edição que irá suplantar todas as expectativas, redundará num êxito e prestigiará seguramente, uma vez mais, a Orientação nacional. A intervenção concluiu com a apresentação dum vídeo promocional [pode vê-lo AQUI
], retrospectivando as anteriores edições do evento e deixando um forte apelo à participação na prova do Crato, para que “conheçam um Município com História e venham fazer Orientação”.

Seguiu-se uma significativa homenagem do Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos a Mário Zambujal, Fernanda Ribeiro e Joaquim Margarido, com a oferta duma magnífica peça em estanho, representando o Condestável, da autoria do artista plástico Resende Silva (Artestanho).


“Pelos 4 Caminhos e outros caminhos”

No uso da palavra, Mário Zambujal começou por se confessar um “homem de causas”. Daí que, apesar do seu quase desconhecimento desta “coisa” da Orientação, tenha aceite o convite do Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos por perceber aqui, neste dito “amadorismo” puro e duro, tanto amor e dedicação, tamanho entusiasmo, ao qual não podia ficar indiferente. “E ainda bem que vim”, realçou, após confirmar aquilo que já suspeitava e perceber o enorme trabalho desenvolvido pelo clube da Senhora da Hora, consubstanciado neste Norte Alentejano O’ Meeting. Para o Presidente do Clube de Jornalistas, é lamentável que iniciativas com tanto valor, quer do ponto de vista desportivo e social, quer como montra das nossas potencialidades patrimoniais e paisagísticas e, finalmente, significativa fonte de riqueza para o País, passem completamente à margem dos Órgãos de Comunicação Social, dum modo geral, e sejam desconhecidas do grande público.

Na sequência desta linha de pensamento, Mário Zambujal pegou verdadeiramente no assunto que o trouxe a Matosinhos em tão chuvosa e fria manhã: A apresentação do livro “Crónicas Norte Alentejano O’ Meeting Alter do Chão 2009”, da autoria de Joaquim Margarido. As palavras elogiosas calaram bem fundo no íntimo do cronista e, como se compreenderá, não querendo alongar este particular aspecto da intervenção de Mário Zambujal, regista-se apenas uma frase sua, que se partilha aqui e agora: “Ricas fotos, bela prosa, agora há que continuar pelos ‘4 Caminhos’ e outros caminhos.”

“Exemplo de tenacidade e perseverança”

Coube ao Dr. Guilherme Pinto encerrar a Conferência de Imprensa, salientando que o Grupo Desportivo 4 Caminhos é um exemplo de tenacidade e perseverança, sendo uma das colectividades mais dinâmicas do concelho, que tem sabido levar cada vez mais longe o gosto pela prática desportiva em geral e pela Orientação em particular.

O Norte Alentejano O’ Meeting 2010 segue agora em velocidade de cruzeiro. Hoje é inaugurada no Castelo de Alter do Chão a Exposição de Fotografia que esteve patente em Matosinhos. Até final do mês, serão dezasseis as fotos que poderão ser apreciadas e nas quais, de acordo com a comissária da exposição, Graça Carrapatoso, “a descoberta, a partilha, o desânimo, a derrota ou a vitória se traduzem nos rostos de quem aspira a ir mais além a cada desafio”. No dia 17, pelas 11h00, o Auditório Municipal do Crato recebe a Conferência de Imprensa do NAOM 2010 e no dia seguinte, pelas 17h30, será a vez de se poder assistir no Castelo de Alter do Chão ao lançamento das “Crónicas Norte Alentejano O’ Meeting Alter do Chão 2009”. Depois, bem, depois… É A FESTA DA ORIENTAÇÃO!

Saiba tudo em
http://www.gd4caminhos.com/naom/2010/.

[Fotos gentilmente cedidas por Joaquim Macedo, Graça Carrapatoso e Jêrome Corboz]

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

1 comentário:

Ricardo Telmo disse...

Parabens ao GD4caminhos extensiveis ao autor das cronicas do NAOM, clube a que orgulhosamente pertenco( embora me encontre no estrangeiro), pela tenacidade e o esforco no sentido de divulgar esta modalidade tao singular e saudavel. So com o esforco de todos poderemos elevar a orientacao a patamares cada vez mais altos
Abraco
RF