terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

NAOM 2010: CRATO, CAPITAL MUNDIAL DA ORIENTAÇÃO

.

Nos próximos dias 20 e 21 de Fevereiro, o Município de História Viva transforma-se na Capital Mundial da Orientação ao acolher a 4ª edição do Norte Alentejano O’Meeting 2010.

Evento de Orientação Pedestre com a assinatura do Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos, em parceria com a Câmara Municipal do Crato e a Federação Portuguesa de Orientação, o evento desenrola-se em três etapas distintas, com a Aldeia da Mata, a Herdade da Lage do Meio – Dia e as ruas e praças da histórica vila do Crato a constituírem os palcos centrais desta edição da prova.

A organização garante que a 4ª edição do Norte Alentejano O’Meeting se prepara para bater todos os records. Numa altura em que acaba de ser ultrapassada a fasquia dos mil inscritos, é deveras supreendente o número de participantes estrangeiros, que ascende já aos 535, oriundos de mais de 27 países distintos. O evento desportivo de 2010 ganha especial relevo ao apresentar-se como pontuável para o ranking Mundial, item que coloca o NAOM sob o olhar atento dos adeptos da Orientação à escala planetária.

Passando em retrospectiva as edições anteriores, o romeno Ionut Zinca e a finlandesa Riina Kuuselo, foram os grandes vencedores em Nisa, em 2007. No ano seguinte, em Castelo de Vide assistiu-se às vitórias do sueco Crister Nygren e da portuguesa Maria Sá. Já no evento de 2009, que teve lugar em Alter do Chão, os checos Michal Smola e Eva Jureniková, atletas de renome internacional, chamaram a si o lugar mais alto do pódio.

Chuva de Estrelas


No que toca à edição deste ano, a única certeza é a de que não existem vencedores antecipados, tantos e tão importantes são os valores em presença. No sector feminino, a sueca Helena Jansson, 4ª classificada do ‘ranking’ mundial, irá certamente discutir a vitória com a dinamarquesa Signe Søes, 7ª classificada do ‘ranking’ mundial e vencedora do Portugal O’Meeting 2009, a sueca Línnea Gustafsson (10ª), a norueguesa Elise Egseth (15ª), a checa Eva Jureniková, (17ª), a russa Julia Novikova (19ª) ou a suiça Sara Lüscher (49ª classificada do ‘ranking’ mundial).

Mas é o sector masculino que concita o maior interesse. Nomes como os do sueco Emil Wingstedt (6º classificado do ‘ranking’ mundial), dos russo Valentin Novikov (8º) e Leonid Novikov (34º), dos noruegueses Carl Waaler Kaas (11º), Olav Lundanes (13º) e Øystein Kvaal Østerbø (
24º), dos finlandeses Tero Föhr (14º) e Jarkko Huovila (43º), dos suíços Baptiste Rollier (18º) e Christian Hohl (35º), do britânico Graham Gristwood (25º), do romeno Ionut Zinca (29º), do búlgaro Kiril Nikolov (38º), do neo-zelandês Chris Forne (46º), do polaco Wojciek Kowalski (47º) ou do letão Martins Sirmais (51º), para citarmos apenas alguns dos melhores atletas do ‘ranking’ mundial, são o garante dum evento que promete emoção e incerteza no resultado até ao derradeiro segundo.


Cultura e desporto de mãos dadas

Mas o evento não vive apenas da vertente desportiva. A organização tem tido na cultura uma aliada de excelência e este ano não será excepção. Depois de nomes como os dos jornalistas Fernando Correia ou Álvaro Costa, ou dos atletas Fernando Mamede, Marta Moreira ou Manuel Paiva, este ano é com emoção e orgulho que se anunciam Mário Zambujal e Fernanda Ribeiro como os grandes embaixadores do NAOM 2010.

Mas há mais. Após o lançamento, com enorme sucesso, da primeira edição do livro de Crónicas “Norte Alentejano O’ Meeting 2007 2008”, Joaquim Margarido prepara-se para apresentar a segunda edição das Crónicas, incidindo sobre o evento de 2009. Paralelamente ao lançamento do livro, será inaugurada na Câmara Municipal de Matosinhos uma exposição de fotografia, comissariada por Graça Carrapatoso, revivendo a prova de Alter do Chão. E as novidades não se quedam por aqui, já que a organização do NAOM 2010 irá promover um Concurso de Fotografia que pretende motivar os participantes a descobrir e registar a beleza impar do património natural e paisagístico do Norte Alentejano, pano de fundo do evento agora promovido.

Programa


10 de Fevereiro
11h00 – Apresentação da Exposição Fotográfica NAOM 2009
12h00 - Conferência de imprensa de apresentação do evento
- Lançamento do Livro Crónicas NAOM 2009.
(As cerimónias realizam-se no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos e contam com a presença de Mário Zambujal para a apresentação do livro, Fernanda Ribeiro madrinha do NAOM 2010 e Joaquim Margarido, escritor das crónicas NAOM 2009, além dos Presidentes das Câmaras Municipais de Matosinhos, Portalegre, Alter do Chão e Crato).

17 Fevereiro
11h00 - Conferência de Imprensa de Apresentação do Evento – Auditório Municipal do Crato

18 Fevereiro
10h30 - Orientação para as escolas (Crato)
17h30 - Lançamento do Livro Crónicas Norte Alentejano O’ Meeting - Castelo de Alter do Chão
- Inauguração da Exposição Fotográfica NAOM 2009

19 Fevereiro
09h00 – Abertura do Secretariado (Mosteiro de Santa Maria, em Flor da Rosa)
10h00 – Prova de treino - Vale da Silvana (Castelo de Vide)

20 Fevereiro
10h00
- Prova de Distância Longa WRE (Aldeia da Mata)
19h00 - Prova de Sprint Nocturno (Crato)
21H30 – Ceia (Mosteiro de Santa Maria, em Flor da Rosa)

21 Fevereiro
09h30 - Prova de Distância Média (Lage do Meio – Dia)
13h00 – Cerimónia de Entrega de Prémios e Encerramento

A prova é aberta a todos os que desejam desfrutar da Natureza no seu estado mais puro. Se gosta de explorar a natureza e dum bom percurso pedestre, se sente curiosidade em aprender Orientação, venha participar no NAOM. A organização disponibiliza monitores para o acompanhamento e ensino.

Visite o site oficial da competição em
www.gd4caminhos.com/naom/2010/.

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

2 comentários:

PFernandes disse...

Boa Noite Orientovar,


Um excelente programa para mais uma excelente prova em prespectiva.

Vou tentar estar na conferência de imprensa de apresentação da prova, bem como no lançamento das crónicas (assim consiga arranjar dormida para 1 noite).
Apareçam...

Saudações Orientadas,
Paulo Fernandes

PFernandes disse...

Corrijo, "perspectiva" e não "prespectiva".

Mil e uma desculpas ao amigo Manuel Dias.

PF