terça-feira, 19 de janeiro de 2010

CRÓNICAS NORTE ALENTEJANO O' MEETING: APRESENTAÇÃO MARCADA PARA 10 DE FEVEREIRO


Pouco passava das 16h00 de hoje quando deu entrada na gráfica o segundo volume das Crónicas do Norte Alentejano O’ Meeting. Mais do que o concretizar de um novo sonho esta é a renovação da aposta num evento, num clube e em toda uma magnífica região.

“Vamos fazer um livro? Vamos!” Foi dum impulso, com tanto de simples como de impensado (como o são, afinal, todos os impulsos) que nasceram as Crónicas do Norte Alentejano O’ Meeting. O Verão de 2008 caminharia já para o final quando o Fernando Costa verbalizou aquilo que, tanto ele como eu, há muito imagináramos. Afinal, com duas edições cumpridas e a caminho da terceira, o Norte Alentejano O’ Meeting possuía um espólio invejável no que a textos e fotos diz respeito. Era “só” dar-lhes uma roupagem diferente. E é que nem pensei duas vezes, disse-lhe que sim (e por que raio de carga de água haveria eu de não lhe dizer que sim?).

Digo isto, não por mera retórica de quem traça a cronologia dos acontecimentos, mas porque, naquele momento e naquele “sim”, nasceu também o livro que, agora, se apresta a chegar-nos às mãos. Este e todos os outros que se seguirão, tantos quantas as edições do Norte Alentejano O’ Meeting (que serão muitas e cada vez melhores, tal como os livros, assim o espero!).

Falando mais concretamente das Crónicas Norte Alentejano O’ Meeting 2009 Alter do Chão, teve, como alguns se recordarão, o pré-lançamento no blogue Orientovar. Foram apenas três capítulos, mas que ajudaram – e de que maneira – a lançar-me no resto do livro. Dos restantes capítulos fiz segredo e estendi-o à generalidade das fotos, uma vez que, das mais de mil registadas, apenas dei a ver cerca de meia centena. Agora o livro aí está, com 144 páginas, 9 crónicas e 89 fotografias, complementadas por 4 mapas, os três artigos publicados no blogue Orientovar à data dos acontecimentos e ainda as grelhas de resultados. E ainda com a novidade das legendas, uma “reclamação” dos leitores do livro anterior à qual não pude deixar de ser sensível. A minha expectativa é a de que tenham tanto prazer ao ler o livro como eu tive ao escrevê-lo, recordem muitos e bons momentos, se revejam nas personagens e nos lugares retratados e possam, na justa medida, amar mais ainda o Norte Alentejano e a Orientação.

Restará acrescentar que Mário Zambujal fará a apresentação do livro “Crónicas Norte Alentejano O’ Meeting”, a qual está agendada para o dia 10 de Fevereiro, às 11h00, na Câmara Municipal de Matosinhos. O lançamento das Crónicas ocorrerá no dia 18 de Fevereiro, pelas 17h30, no Castelo de Alter do Chão. O livro estará à venda a partir dessa data e, aproveitando a realização do NAOM 2010, de 19 a 21 de Fevereiro, haverá lugar a Sessões de Autógrafos no Secretariado e nas Arenas das provas, em horários a anunciar. Paralelamente, decorrerá na Câmara Municipal de Matosinhos (dia 10 de Fevereiro), no Castelo de Alter do Chão (de 11 a 18 de Fevereiro) e no Mosteiro da Flor da Rosa, Crato (de 19 a 28 de Fevereiro) uma exposição de fotografia comissariada por Graça Carrapatoso com imagens do evento de 2009.

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

2 comentários:

fernando disse...

É com emoção que leio esta noticia. Ao contrário do ano passado, só agora descobri qual era a capa e os textos só os vou ler quando o livro sair da gráfica. Realmente assim é fácil ter sonhos!
As fotos já as conheço e algumas vão ser uma grande surpresa!
Parabéns pela grande capacidade de trabalho e pela paciência.
Obrigado por tudo o que tens feito pela modalidade.
Bem hajas.

Ana disse...

Afinal sempre havia Crónicas! Pelos vistos não estavam esquecidas, mas sim fechadas a sete chaves!
Para os mais ansiosos já podem começar a fazer a contagem decrescente.
Afinal já falta menos de um mês para podermos lê-las, ver as fotografias, e recordar os bons momentos que, certamente, todos nós passámos naquele NAOM