terça-feira, 15 de dezembro de 2009

OS VERDES ANOS: JOÃO PAULO


Olá!

Sou o João Paulo, tenho 14 anos, sou natural de Vila do Conde e neste momento frequento o 9º ano de Escolaridade na escola EB 2/3 Júlio-Saul Dias.

A minha história com a Orientação começou quando entrei para o 5º ano de Escolaridade, tendo sido incentivado pelos meus pais a praticar desporto, porque tinha deixado de andar na Natação. Como também gostava de praticar desporto, decidi experimentar um desporto diferente; daí foi-me sugerido o Desporto Escolar e, entre outras actividades, acabei por escolher a Orientação.

A minha primeira prova foi no mapa de Árvore – Mindelo (Vila do Conde), tendo nessa prova feito o percurso Fácil Curto (neste momento correspondente ao OPT1), acompanhado pelo meu pai e ficámos os dois em terceiro lugar. No pódio quem nos entregou a medalha foi a famosa atleta Aurora Cunha. Só mais tarde, quando estava a frequentar o 8º Ano de Escolaridade, atingi o “pico” da minha curta carreira, tendo-me federado no Grupo Desportivo 4 Caminhos.

Em Maio de 2009 participei no Campeonato Nacional de Desporto Escolar, em Setúbal, ficando em quarto lugar na classificação por equipas. Desde que entrei para o GD4C, já o representei em várias provas e também participei num estágio realizado nas Penhas Douradas (Serra da Estrela), onde foram feitos exercícios de Estafetas em pares e também para melhorar a interpretação da sinalética.

Resumindo, tenho a dizer que acho a Orientação um desporto espectacular, onde temos que raciocinar várias vezes para fazer as melhores escolhas e perder o menos tempo possível, tendo assim mais hipóteses de alcançar a vitória e subir ao pódio.

Agradeço o convite que me foi feito pelo Joaquim Margarido para colaborar nesta rubrica quinzenal.

João Paulo

.

Sem comentários: