segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

GRANDE ENTREVISTA: HUGO BORDA D'ÁGUA, "ENTRE O ONTEM E O AMANHÃ"


Ao longo do ano, foi dos clubes que mais se distinguiu pela qualidade e inovação das suas organizações. Falamos do COAC – Coruche Outdoor Adventure Club que acaba de ver premiado esse esforço com a atribuição de duas provas da Taça de Portugal na próxima temporada. Sobre isto e muito mais falámos com Hugo Borda d’Água, responsável máximo da colectividade coruchense, dando conta da conversa neste espaço de Grande Entrevista.


Orientovar - Coruche inscreveu o nome no restrito grupo de localidades que, até hoje, receberam eventos de Orientação de Precisão no nosso País. Que balanço se pode fazer da experiência?

Hugo Borda d’Água - O balanço é extremamente positivo, visto que os participantes se mostraram bastante agradados com esta vertente da modalidade. A ausência da preocupação com o tempo para realização da actividade e deslocação entre pontos foi um aspecto destacado pelos que possuem mais dificuldades em deslocar-se, lembrando a importância que poderá ter por exemplo nos mais idosos.

O frio e a chuva dos últimos dias afastaram muitas pessoas com mais dificuldades e necessidades especiais, o que foi um ponto negativo e que nos limitou a menos de três dezenas de participantes. Tínhamos como principal objectivo analisar a aderência das pessoas com dificuldade de se movimentar e consideramos que foi, sem sombra de dúvidas, extremamente positiva.

Orientovar - Em termos meramente organizativos, com as implicações logísticas algo particulares neste tipo de provas, quais as dificuldades sentidas e quais os recursos que vos permitiram ultrapassá-las?

Hugo Borda d’Água - A Câmara Municipal de Coruche tem tido uma excelente receptividade perante a Orientação de Precisão e esperamos que nos continue a ajudar neste trabalho que acreditamos crescer com o decorrer do tempo. A Federação Portuguesa de Orientação e a Comissão de Acompanhamento desta vertente da modalidade têm sido outros enormes apoios na evolução dos conhecimentos que já possuíamos acerca do desenrolar das organizações de Trail-O / Orientação de Precisão.

O facto de realizarmos a actividade isolada de qualquer outro evento de Orientação é uma aposta a manter de modo a existir uma total atenção na dinamização da actividade, no acompanhamento dos participantes e na concentração da logística. Não é de forma alguma fácil ter muitas instituições na próxima actividade de Trail-O em Junho mas esperamos trabalhar durante estes meses em parceria com a Comissão de Acompanhamento do Trail-O / Orientação de Precisão e as instituições existentes no Ribatejo de modo a ultrapassar essas dificuldades. Esperamos aumentar a aderência, contando também com melhores condições climatéricas nessa próxima actividade.


Orientovar - O II Troféu do Sorraia é o próximo grande desafio do COAC, dentro de aproximadamente um mês. Quer adiantar já aqueles que considera serem os pontos altos do evento?

Hugo Borda d’Água - Apenas duas semanas após a realização do Meeting de Arraiolos, este concelho irá receber a primeira etapa num mapa novo em terrenos de excelente qualidade junto ao Sabugueiro. Será uma óptima possibilidade para voltar a terrenos próximos dos que irão receber o Meeting de Arraiolos. Gostaria de destacar que este mapa novo, que inicialmente não estava nos planos do Troféu, só foi possível graças à grande amabilidade e cooperação do GafanhOri em possibilitar a sua inclusão. Foi mais um claro exemplo do sentido de cooperação e ajuda do Gafanhori, a quem o COAC fica muito grato.

O segundo dia será na zona Sul do mapa da Herdade da Agolada em Coruche, utilizado na prova da Taça de Portugal organizada pelo COA em Novembro de 2008. A Arena localiza-se junto ao Açude numa zona de incontestável beleza, tal como pudemos verificar nessa altura. Além destes aspectos, teremos os vencedores a traçar opções na Arena, ponto de espectadores e speaker, numa tentativa de levar a emoção da prova a quem assiste à mesma, tal como tem sucedido nas nossas últimas organizações.


Orientovar - A FPO acaba de divulgar os Calendários da Taça de Portugal para a temporada de 2011 e pela primeira vez o COAC terá a responsabilidade de organizar dois eventos desta natureza, um na disciplina Pedestre e o outro, de parceria com o CPOC, na orientação em BTT. Como é que receberam este voto de confiança?

Hugo Borda d’Água - No que diz respeito à Orientação Pedestre, penso que foi um voto de confiança da FPO perante o esforço que temos tido em organizar eventos de qualidade e captar praticantes para a modalidade, sobretudo jovens. Sabemos que estamos longe do número de elementos dos maiores clubes nacionais mas em nada este aspecto nos desvia do objectivo de trabalhar continuamente para organizar uma prova de excelente qualidade. Já começamos a trabalhar no I Coruche Orienteering Trophy '11 e antes do final do mês de Janeiro teremos o site da prova on-line.

Fruto da aposta que temos levado a cabo em ter muitas pessoas jovens a desempenhar funções de responsabilidade nas organizações, este será também um prémio para eles e onde terão a possibilidade de superar as ideias que têm desenvolvido nas últimas organizações. Revemo-nos claramente nas palavras do Tiago Aires no Orientovar acerca da importância de desempenhar funções de responsabilidade para a evolução dos jovens como indivíduos e essa continuará a ser a nossa grande aposta tal como tem acontecido.

Na Orientação em BTT foi um desafio que nos foi colocado pelo Tiago Fernandes e no qual iremos trabalhar intensamente para entrarmos com o pé direito nas organizações desta vertente da modalidade. Seria do nosso agrado levar o evento a um mapa novo perto de Coruche, em terrenos com qualidade para a Orientação em BTT, mas é um processo que está ainda na sua fase inicial. Em todos estes desafios esperamos contar activamente com todos os parceiros que têm colaborado connosco nestes dois anos. Só assim é possível elevar a qualidade dos eventos.


Orientovar - Agora que um novo ano se abre, quais os vossos maiores desejos para 2010?

Hugo Borda d’Água - Em primeira instância, esperamos que a primeira prova da Taça de Portugal nos dias 9 e 10 de Janeiro organizado pelo Gafanhori seja um tremendo sucesso tal como a "rampa de lançamento" nos faz prever. Desejamos que em 2010 consigamos ter condições logísticas e financeiras para aumentar o número de praticantes no COAC, sobretudo jovens, e organizar eventos de qualidade antevendo a nossa estreia organizativa na Taça de Portugal em 2011. No panorama Nacional, existe mais um grande desafio organizativo de dimensão mundial do qual esperamos que o resultado seja de novo reconhecido tal como em 2008. Aproveitamos para desejar um óptimo Natal e um excelente ano de 2010 a todos os praticantes de Orientação e leitores do Orientovar.
.

Acompanhe todas as novidades do COAC – Coruche Outdoor Adventure Club em
http://www.coaclub.com/.

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

1 comentário:

gonçalo disse...

grande hugo comtinua assim. o COAC ta cada vez melhor.