quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...

.

1. Os suiços Daniel Hubmann e Simone Niggli-Luder entram em 2010 na liderança dos respectivos ‘rankings’. Disso nos dá conta a última acualização publicada pela IOF no passado dia 26 de Dezembro e que pode ser consultada em http://iof.6prog.org/wr_home.aspx. Thierry Gueorgiou (França), Andrey Khramov (Rússia), Matthias Merz (Suiça) e Peter Öberg (Suécia) secundam Daniel Hubmann por esta ordem enquanto no sector feminino, as posições imediatamente a seguir a Simone Niggli-Luder são ocupadas por Marianne Andersen (Noruega), Minna Kauppi (Finlândia), Helena Jansson (Suécia) e Anne Margrethe Hausken (Noruega). Quanto aos portugueses, Tiago Romão (COC) e Maria Sá (GD4C) são os atletas melhor classificados, ocupando respectivamente o 148º lugar e o 188º lugar nos seus ‘rankings’.

2. Uma pequenina aberta na lufa-lufa do quotidiano e vá de se agarrarem às páginas pessoais, compondo-as, remodelando-as, renovando-as. Aproveitando a quadra natalícia, Nuno Rebelo e António Marcolino decidiram pegar nos seus blogues e dar-lhes uma roupagem diferente, mais funcional e organizada, visualmente mais apelativa. O Orientovar aproveita o ensejo para saudar o trabalho e o empenho de ambos, desejando uma longa e frutuosa segunda vida para cada um dos seus “cantinhos”. Já agora, aqui ficam os novos endereços:
http://www.somapas.blogspot.com e http://antmarcolino.webnode.com.pt/.

3. Apesar de concluído há mais de um mês, o Campeonato do Mundo de Corridas de Aventura disputado no nosso País teima em afirmar-se como um manancial inesgotável de preciosos testemunhos. Continuamente vão-nos chegando vídeos das mais variadas proveniências, testemunhando a beleza e a riqueza dum evento que não se esgota em si mesmo, antes se projecta nos seus pressupostos, do espírito da competição aos atletas, não esquecendo organizadores, público, media, lugares e ambiente. Tudo para ver e rever em
http://www.arwc2009.com/pt/gallery.php?page=video. E porque estamos em maré de vídeos, não perca igualmente a proposta de Maria Sá no seu blogue em http://o-mariasa.blogspot.com/2009/12/buff-epic-runner.html. Trata-se dum resumo da Buff Epic Run, uma corrida recheada de imprevistos que teve lugar no passado dia 20 de Dezembro, na zona envolvente ao Castelo de Montjuïc (Barcelona) e na qual a orientista portuguesa alcançou um brilhante 2º lugar.

4. Saltando dos vídeos para a fotografia, uma chamada de atenção para os excelentes álbuns de Paulo Fernandes e Jorge Correia Dias, reportando as tradicionais corridas de S. Silvestre deste final de ano. Paulo Fernandes não teve mãos a medir e desdobrou-se por duas frentes, trazendo-nos testemunhos de Praias do Sado e Lisboa, com a promessa de reportar, mais logo à noite e amanhã, as edições dos Olivais e da Amadora. Quanto a Jorge Correia Dias, também não “facilitou”, mostrando-nos belas imagens de Vila Nova de Gaia e do Porto. Tudo para saborear em
http://picasaweb.google.com/paulojjf/CorridasSaoSilvestre2009X4#, http://picasaweb.google.pt/JorgeCorreiaDias/7SSilvestreGaia# e http://picasaweb.google.pt/JorgeCorreiaDias/16SSilvestreCidadePorto#.

5. Não é todos os dias que o Orientovar vem citado no World of O. Num artigo de balanço de final de ano intitulado “See the best 100 of 11.450 stories in 2009!”, publicado na passada segunda-feira, Jan Kocbach dá a saber que, ao longo do ano, foram em número superior a 11.450 as histórias publicadas nas quase três centenas de páginas pessoais ou institucionais alojadas no portal nº 1 da Orientação mundial. Com 1080 mensagens, o ‘site’ norueguês OPN.no foi o mais profícuo, logo seguido do… Portuguese Orienteering Blog, assim mesmo! O Orientovar publicou 527 mensagens, deixando muito atrás de si o ‘site’ da Federação Norueguesa (347 mensagens), Kart-Bosse (344 mensagens) e Federação Suiça (321 mensagens). Mas há diferenças de vulto: Enquanto o OPN.no foi acessado 63361 vezes a partir do Worldofo (média de 58 acessos por mensagem), o Norwegian O-Federation 24988 vezes (média de 72 acessos por mensagem) ou o Swiss Orienteering 19289 vezes (média de 60 acessos por mensagem), o Orientovar teve um total de 4245 acessos, o que dá a média de 8 acessos por mensagem. Na sequência do artigo e a este propósito, Jan Kocbach lamenta a baixa “performance” do Orientovar, mas não deixa de chamar a atenção para a “enorme quantidade de material interessante” que se pode encontrar no blogue. Tudo para acompanhar em
http://news.worldofo.com/2009/12/28/see-most-popular-of-1-000-000-outgoing-clicks-in-2009/]. Pelo enorme impulso dado à Orientação, neste derradeiro “Duas ou Três Coisas Que Eu Sei Dela” do ano, permitam-me atribuir a Jan Kocbach e ao World of O o Louvor da Semana.

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

7 comentários:

Rafael da Silva Miguel disse...

Parabéns!
Para o ano espero que consiga passar o ste OPN.

Araço
Boas entradas!
Rafael Miguel

Vitor disse...

Parabéns!
Se o numero de mensagens reflecte a excelente capacidade de trabalho do Margarido, o numero de acessos como é evidente está prejudicado pela nossa dimensão a nível da Orientação, e não pode por isso ser comparada com os Nórdicos.

Dani disse...

Caro Joaquim Margarido, se me permite, o meu louvor de 2009 vai para o ORIENTOVAR (um portal indespensável da orientação nacional e internacional)!

Bom ano 2010 para todos nós!
Daniel Marques

PFernandes disse...

Mais uma vez os meus Parabéns ao Orientovar e que o ano de 2010 seja ainda melhor e com mais visitas.

Deixo por isso mais um repto ao Desporto Escolar, para incluir na formação dos alunos/futuros atletas uma visita semanal (já não direi diária) ao blog, o que decerto contribuirá para o seu enriquecimento na modalidade. E já agora com o respectivo comentáriozinho...

Bom, são horas de ir para o aquecimento da S. Silvestre dos Olivais. Até logo mais, no meu álbum fotográfico!


Saudações Orientadas,
Paulo Fernandes

fernando disse...

Muitos Parabéns!

Realmente espectacular.
Desejo um grande ano de 2010 com a mesma vontade de contar e encantar.

Fernando

fernando disse...

Penso que a grande diferença em relação ao número de acessos através do Worl of O, é que o Orientovar aparece em Latest from pag 2 - Even more orienteering news, que tem muito menos visibilidade do que News from all orienteering sites, onde as noticias vêm em destaque e onde constam neste caso as noticias do OPN.no. É curioso que as noticias dos blogs de atletas Portugueses publicados no World of O aparecem todos na página principal.

Ana disse...

O Orientovar está mais uma vez de parabéns!
E para 2010, “Imagine…”!