quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...


1. A Escola Secundária D. Dinis recebeu na passada 5ª feira a sexta edição da Gala do Desporto Escolar. A iniciativa, da responsabilidade do Gabinete Coordenador do Desporto Escolar, contou com a presença da Ministra da Educação e de outras entidades convidadas e teve como finalidade a atribuição anual de Prémios a entidades que se distinguiram no âmbito do Desporto Escolar. Em causa estiveram as categorias “Aluno”, “Professor”, “Escola”, “Internacional” e “Autarquia”, a serem atribuídas ao nível de cada uma das cinco Direcções Regionais de Educação (Norte, Centro, Lisboa, Alentejo, Algarve e Região Autónoma dos Açores) e ainda uma categorial “Especial”, atribuída a nível nacional. Entre os galardoados, destaque para as nossas Vice-Campeãs a título individual nos Mundiais ISF Madrid 2009, Vera Alvarez (EB 2,3 Sarrazola) e Inês Catalão (EB 2,3 Cunha Rivara), para a equipa Juvenil Feminina da EB 2,3 Cunha Rivara, Vice-Campeã do Mundo no mesmo evento (Rita Rodrigues, Ana Salgado, Inês Pinto, Ana Coradinho e Ana Tomás) e para os respectivos professores, Avelina Alvarez e José Mateus. A todos eles, uma vez mais os sinceros parabéns.

2. A abrir o apetite para a quadra festiva que se aproxima, o Clube de Aventura e Orientação de Sintra vai organizar no próximo Sábado, dia 19 de Dezembro, mais um evento local de Orientação. Repetindo uma fórmula testada na Páscoa com resultados satisfatórios, aos habituais percursos pedestres com 3 níveis de dificuldade (Fácil, Médio e Difícil), junta-se um percurso de Orientação em BTT, com uma distância acessível a qualquer participante, mas com algumas opções de maior dificuldade técnica. A janela de tempo desta Jornada dupla de Orientação permite a participação em ambas as vertentes e abre espaço para mais um churrasco convívio do clube. Tratando-se de um evento informal, constitui uma boa oportunidade para quem esteja interessado em perceber o que é a Orientação, fazer um treino, iniciar amigos ou, simplesmente, participar num convívio… O evento está aberto à participação de pessoas de todas as idades e pode ser precedido por uma breve formação. O CAOS fica à espera da sua participação no último evento de 2009. Para mais informações, consulte o site do clube em
www.107caos.com.

3. José Luís Oliveira colocou no Forum FPO, no passado dia 11, um pedido para que se comentassem “o mapa e os percursos utilizados no IV Troféu Ori-20Km Almeirim”. Na qualidade de Director da Prova, baseou o apelo na aprendizagem e no contributo para a modalidade que a participação de todos acarretaria. Recebeu uma resposta! Esta é uma situação recorrente que o Orientovar experimenta todos os dias e em relação à qual as “campanhas de sensibilização” se têm revelado inúteis. A título de exemplo, as treze mensagens publicadas na primeira metade de Dezembro mereceram dois (!) singelos comentários. Conclusão: Concorde-se ou não com o que aqui vai sendo dito e escrito, o pessoal não tem “pachorra” para escrever. O Orientovar quis saber se o problema era exclusivamente seu e descobriu que, afinal, o mal é geral. Pior ainda, percebeu que sem “feed-back” desaparecem os estímulos e, daí à desmobilização, vai um pequenino passo. Sem grande estupefacção, constata-se que os autores dos 22 blogues “recenseados” no Oásis, eles próprios, descuram as suas páginas. A taxa de actualização é de uma mensagem em cada quatro meses e meio ou, para ser mais preciso, 136 dias (!). Isto a contar do dia 7 de Setembro de 2007, a última vez que Norberto (?) colocou um “post” no seu blogue. A título de exemplo, Nélson César não actualiza a sua página desde 20 de Maio de 2008 e Miguel Ferreira não o faz desde 15 de Julho de 2008. O excelente “Mapeando” de Alexandre Alvarez está parado desde 18 de Fevereiro de 2009 e 29 de Janeiro de 2009 foi o dia em que Patrícia Casalinho escreveu no seu blogue pela última vez … Vou quedar-me por aqui. Este cenário entristece-me. Os louvores ficarão para a próxima semana!

[foto gentilmente cedida por Tiago Aires]

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

8 comentários:

OriMap disse...

Bom dia.
por escrevemos o que nos vai na alma, sentimo-nos bem "desabafando" palavras soltas que formam textos que fazem as delicias de muitos, por vezes não sentimos o calor das mesmas palavras de quem lê o que escrevemos, o que nos arrefece um pouco o animo, sentimos que a nossa dedicação e esforço não são reconhecidos, contudo devemos continuar a fazer aquilo que gostamos, escrever....porque sabemos que é correcto, e porque nos faz sentir bem.

Parabéns Amigo Margarido por este trabalho até hoje desenvolvido em prol da modalidade

Um ori abraço
Bino (Orimap)

Mário Santos disse...

Olá Margarido,

O problema não está nos blogs... está mesmo no desinteresse geral que a modalidade está a sofrer.

A crise não explica tudo... e os números progressivamente decrescentes que se verificam nas provas, falam por si.

Mas é preferível fingir que não se deu por isso... logo, continua tudo na mesma.

Sempre fui um entusiasta desta modalidade desportiva... mas tenho de reconhecer que, desde a época passada, tem diminuído a minha motivação para a praticar... tenho tentado contrariar mas não está a ser fácil... como eu, provavelmente haverão mais alguns...

Quando alguns comentam no sentido de melhorar o que pode ser melhorado, logo outros partem do princípio que estão a ser atacados pessoalmente. E as pessoas acabam mesmo por se calar... fica aqui o desabafo.

Um abraço e continuação de bom trabalho.

Mário

Rafael da Silva Miguel disse...

Boas.

Tenho de admitir que não gosto de escrever!
Compreendo que o Margarido e outros autores de blogs que ajudam a publicitar a modalidade se sintam tristes pela falta de comentários, mas penso que apesar disso existem muitas pessoas que utilizam estes sítios para se manterem informadas, mesmo apesar de não comentarem! Como por exemplo eu, que apesar de não gostar nada de escrever leio todas as notícias do Orientovar e não só!

Resta-me agradecer por todo o tempo e paciência que os autores de Blogs perdem a escrever para quem, se calhar, nem merece.

Obrigado
Rafael Miguel

PFernandes disse...

Boa Noite (ou Bom Dia), dependendo da hora a que visita o "nosso" blog do incansável atleta da escrita (e não só), Joaquim Margarido.

Na verdade, diariamente visito o blog, e a partir de hoje deixarei a minha marca nos comentários (X, palavra de Orientista).

Já que alguns dos blogues não são actualizados, convido-vos a visitar o meu álbum de fotos on-line no Picasa.
A última actualização reporta-se à 1ª prova do Desporto Escolar do distrito de Setúbal da época 2009/10. A prova decorreu no Parque da Paz em Almada, no passado dia 5/12/2009. A reportagem conta com cerca de 400 fotos, em: http://picasaweb.google.pt/paulojjf/TrofeuADEOPalmela200910Almada5Dez# e teve destaque no Orientovar.

Saudações Orientistas,
Paulo Fernandes

Vitor disse...

Eu confesso que apesar de leitor assíduo sou dos que não tem "pachorra"(nem jeito) para escrever. Mas porque admiro quem a tenha, de vez em quando lá faço um pequenino esforço.

Em relação ao Fórum FPO, não sei se é coincidência ou não, mas parece-me que a afluência de comentários caiu com a introdução do novo formato.
Em termos de histórico está de facto mais arrumadinho, mas para consulta das ultimas novidades independentemente do tema acho-o mais complicado.

Ana disse...

Concordo com praticamente tudo o que foi aqui escrito, mas quero falar da prova de Almeirim que, assim como eu, a maior parte das pessoas com quem falei gostou imenso, tanto do mapa como dos percursos, tendo até muitos comentado que esta prova, no aspecto técnico, era bastante mais interessante que o Campeonato de Distância Média que aqui teve lugar. Os outros aspectos também estiveram muito bons, estando, portanto, o clube “20Km de Almeirim”, mais uma vez, de parabéns!

Gato disse...

Olá,

O número de comentários num blog não será o melhor indicador para saber se há ou não desinteresse pela modalidade. Haverão outras estatísticas, como o número de visitas ou tempo médio no blog, mais interessantes para essa análise.

Concordo com o facto de na orientação ainda haver bastante "amadorismo" no que diz à comunicação. Isso é um mal generalizado:
* os atletas/clubes pouco divulgam os seus resultados;
* as organizações das provas nem sempre enviam os "press-releases" em tempo útil;
* as reportagens do OTV são em geral aborrecidas;
* e até a FPO teve dificuldades em arranjar alguém competente para esta área.

No passado fim de semana fiz o Ori-BTT em Alenquer. Não tenho queixas relativamente à prova em si, mas desde 2º feira que tenho ido ao site diariamente à procura de fotos para publicar em blogs, e ainda não há lá nada. Provavelmente quando lá puserem as fotos (se é que vão pôr algumas) já passou a vontade de "postar" porque já estamos a pensar noutras provas.
Seria bom que os responsáveis por organização de provas começassem a dar mais importância as estes "pormenores".

abraços,
Jorge Xará

Gato disse...

... E já agora muitos Parabéns ao Orientovar pelo excelente trabalho que tem feito na divulgação da modalidade!

Abraços,
Jorge Xará