terça-feira, 10 de novembro de 2009

RUI ANTUNES MINISTRA CURSO IOF DE FORMAÇÃO DE SUPERVISORES NO BRASIL


Nem só de competição vive a Orientação. Vem isto a propósito do recente Curso de Formação de Supervisores, ministrado no passado mês de Outubro em Santa Cruz do Sul (Brasil) pelo instrutor IOF – Foot Adviser Rui Antunes.

Mais um significativo marco na carreira de Rui Antunes e um momento que, acima de tudo, prestigia a Orientação nacional. É este, resumidamente, o balanço do IOF Foot-O Event Advisers Course - Curso de Formação de Supervisores levado a cabo em Santa Cruz do Sul (Brasil) entre os dias 7 e 11 do passado mês de Outubro.

A iniciativa, da responsabilidade da IOF Rules Comission e do seu Presidente, David Rosen, partiu dum convite formulado ao Supervisor, Cartógrafo e Atleta português Rui Antunes. Como o próprio explica “fui convidado em Abril de 2009 pela IOF através do Sr. David Rosen 'Chair da IOF Rules Comission' para ministrar um IOF Clinic Advisers para os países da América do Sul por ocasião da realização da Taça dos Países Latinos, o qual muito me honrou.” O Curso contou com a participação massiva e interessada de 47 alunos da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Uruguai que, de acordo com Rui Antunes “durante o desenrolar do mesmo, demonstraram um interesse enorme na aprendizagem técnica e na vontade de dinamizarem ainda mais a Orientação naquela parte do globo.”

Temas & Debates

Dividido em várias Secções, o Curso teve uma duração de 40 horas e versou os seguintes temas: “Estrutura da IOF”, “Eventos IOF, tipos de corridas e seus critérios”, Convenção de Leibnitz e Orientação como um deporto público”, “Sistema de conselheiros de eventos da IOF”, “Discussão sobre a organização específica (WMOC2008 – Portugal)”, “Esquema do Ranking Mundial da IOF”, “O trabalho de um conselheiro de Evento (IOF Adviser)”, “Regras de competição, gerais e específicas WRE”, “Esquema de Arena para um Evento IOF”, “Cultura de Orientação internacional versus nacional” e “Sistema de Júri IOF”.

Uma abordagem à “Estrutura e legislação desportiva brasileira”, da autoria de José Otavio Franco Dornelles (Presidente da CBO), o tema “Requisitos para ser árbitro e indicação para IOF Adviser”, ministrado por Djair Barreto Silva (Vice-Presidente da CBO), exercícios, documentos úteis, “feed-back” dos participantes e ainda o acompanhamento e visita ao evento Internacional Copa dos Países Latinos e WRE, completaram o Curso.



“Uma parte importante desse desenvolvimento”

Do Relatório Final enviado por Rui Antunes à IOF Rules Comission, destaque para o reconhecimento do “enorme interesse e envolvimento dos participantes no desenvolvimento e promoção da Orientação nesta particular região do globo.” Para Rui Antunes, “independentemente das limitações reais e da implementação ainda bastante recente da Orientação nos países latino-americanos - e, por esse motivo, ainda pouco divulgada -, é minha convicção que, num futuro próximo, uma muito forte contribuição pode ser dada por estes Países para que a Orientação possa atingir metas ainda mais amplas”. As últimas palavras são de agradecimento: “À IOF, pela confiança depositada no meu trabalho e também à CBO, na pessoa do seu Presidente, Sr. José Otávio Franco Dornelles, por todo o apoio e colaboração prestados no decorrer do Curso”.

A resposta não se fez esperar, na pessoa do próprio David Rosen: “Obrigado por este Relatório Global sobre o IOF Foot-O Event Advisers Course, no Brasil. Quero dar-lhe os parabéns pela forma bem sucedida como decorreu o Curso. Eu próprio prepararei em Julho um Curso idêntico para cerca de 20 pessoas na Suécia e sei o duro trabalho que tive, pelo que posso bem imaginar o tremendo desafio que deve ter constituido para si gerir mais de duas vezes esse número. Dá para perceber que estiveram cinco nações representadas entre os participantes e é deveras encorajador saber que a Orientação se está desenvolvendo tão fortemente na América do Sul. Este seu Curso constitui uma parte importante desse desenvolvimento. Agradeço sinceramente todo este trabalho tremendo.”

[Material de apoio gentilmente cedido por Rui Antunes]

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO
.

Sem comentários: