quinta-feira, 26 de novembro de 2009

HOJE É DIA DE FESTA, CANTAM AS NOSSAS ALMAS...


"… Para o Menino Orientovar, uma salva de palmas." Pois é! O Orientovar completa hoje um bonito par de anos. Um “menino”, portanto.

Cumprem-se hoje dois anos sobre o nascimento deste blogue. Um espaço que continua a primar por se manter na primeira linha da informação, um espaço onde rigor e isenção seguem de mãos dadas, procurando elevar cada vez mais a nossa modalidade.

Fazendo o balanço de mais um ano que passa, a nota de maior registo vai para o facto de ter visto concretizado um grande sonho. O Dia Nacional da Orientação veio para ficar e, se no passado dia 14 de Março, tivemos a primeira edição, já nova edição se perspectiva para o dia 1 de Maio de 2010.

Com esse Dia Nacional da Orientação veio o relançamento do Trail-O em Portugal. Mais do que um sonho, o Trail-O é uma causa. Pela qual o Orientovar se vem batendo desde a primeira hora, de mãos com o OriMap e o Grupo Desportivo 4 Caminhos, agora alargando tantos interesses e tantas vontades a muitas mais pessoas e instituições.

No capítulo da Reportagem, os Mundiais de Desporto Escolar ISF Madrid vão ficar para sempre gravados a ouro como uma das mais belas páginas do Orientovar. A Inês Barroso e Ricardo Chumbinho, inestimáveis “correspondentes” em Madrid, juntam-se Tiago Aires, Raquel Costa, Hélder Ferreira, Bruno Nazário, António Aires, Tiago Romão, Patrícia Casalinho, Daniel Marques, João Ferreira, Alexandre Reis, Joaquim Sousa, António Amador, Manuel Dias e tantos, tantos outros, que através deste blogue, nos fizeram chegar relatos vividos e sentidos de Kopaonik e Santa Cruz do Sul, de Asiago e Sydney, de Võru e Hillerød, de Miskolc e Bem Shemen. E se nos virarmos para dentro das nossas próprias fronteiras, então o número de “correspondentes” multiplica-se por 20 ou 30. E contudo…

Por muito que faça ou tente, este espaço continua a pecar por falta de participação activa e espontânea. São raríssimas as vezes em que o espaço de comentário é utilizado para avaliar uma prova, um mapa, uma entrevista, uma notícia. Não é descabido afirmar que a crise já chegou ao blogue, levando-o a cair na rotina e a perder o interesse. O número de visitantes dá conta, no momento actual, duma quebra de 40% em relação a Maio e Junho passados. São indícios claros de que algo começa a faltar.

Como vê o Orientovar e como gostaria de o ver? Num dia de celebração este é também um tempo de reflexão. Por isso aqui fica o repto a que sejamos todos mais participativos. Pode não ser esta a fórmula mágica para inverter a situação, mas que corresponderia a um dos meus sonhos, lá isso…

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

13 comentários:

Kaapora disse...

Parabéns ao ORIENTOVAR pelo seu aniversário!
Esperamos que seja mais um de muitos, pois trabalho tão bonito deve perdurar.
Saudações e agradecimentos pelo espaço dado à Orientação do Brasil!

Fernando Andrade. disse...

Sendo dia de Festa não podia passar sem vir dar um abraço ao meu amigo Margarido pelo entusiasmo que aqui tem depositado ao longo destes dois anos.
É verdade que toda a gente nota que a escassez de comentários não tem nada a ver com a magnífica frequênciza dos posts. Haverá relato de Prova de Orientação que não tenha sido feito ? Haverá algum orientista que ainda não tenha sido entrevistado ? Haverá alguém que não reconheça o excelente trabalho que aqui tem sido produzido ?
Não. Bem sei que o comentário é mais estimulante do que o "toca e foge" da simples leitura, que pode fazer-te sentir a "falar sozinho". Mas não deve inferir-se dessa falta que não se comungue dos princípios ou que não se valorize o teu extraordinário trabalho.
Pois que se reflicta na importância do comentário que, muito mais que a visita, é o maior estímulo para quem escreve.
Nem que seja somente o "Gostei,Margarido. Continua."

Grande Abraço, Margarido.
Continua.

FA

Almeida disse...

Parabéns!
Sinceros, sem nenhuma dúvida.
No futuro, no meio da "paixão", tenta conceder espaço ao contraditório.
Abração

Ricardo Telmo disse...

Muitos Parabens para o Orientovar e claro ao seu autor. E que continue sempre a manter-se na vanguarda na informacao sobre este desporto e forma de vida que e a orientacao!

Alexandra disse...

Muitos parabéns por mais este ano:)
Obrigada ao Margarido por nos manter sempre actualizados com as noticias do mundo orientista!
Beijinho,
Alexandra

Paulo Pimentel Torres disse...

Parabens, com um grande abraço.

tenho estado distraido com as limpezas, mas ainda chegei a tempo de te felicitar amigo Margarido.

Paulo

Vitor disse...

Parabéns para o Orientovar pelos dois anos de excelente trabalho em prol da Orientação.

Quanto á escassez de comentários, penso existir varias explicações possíveis, mas nenhuma terá que ver de certeza com um menor interesse pelo blogue nem com a sua incontestável qualidade.

Para alem da nossa preguiça natural (é mais fácil ler do que escrever), adiantaria um aspecto que me parece contribuir para que não exista uma mais viva discussão de alguns temas, e que tem que ver com própria organização dos blogues, associado á velocidade e abundância dos temas tratados pelo Orientovar.
Ou somos rápidos a comentar ou temos a sensação de que o assunto já passou há história.
Alem de que não temos (eu pelo menos não conheço)um modo fácil de aceder aos últimos comentários feitos independentemente do tema que diga respeito (á semelhança do ex-forum FPO)

Não sei se me fiz entender (Uff, isto de escrever é mesmo só para alguns privilegiados...)

Os desejos de uma Longa Vida ao Orientovar.

PFernandes disse...

Olá Orientovar,

Não poderia deixar de te dar os parabéns pelo teu segundo aniversário.
Um sentido Obrigado por nos dares a conhecer as notícias diárias e actualizadas do nosso mundo Orientista.
Espero que possas continuar a contar-nos as maravilhosas estórias e a levar-nos ao interior das provas através das fotos, videos e sons, como se na verdade estivessemos lá...
Mas, a partir de agora, terás a oportunidade de juntar o útil ao agradável, vivendo as provas por dentro e relatando essas experiências na primeira pessoa, o que ajudará decerto a cativar mais e melhores praticantes.

Saudações do Orientista,
Paulo Fernandes

Ana disse...

Depois de tudo o que aqui foi dito, só me resta dar os parabéns, ao ORIENTOVAR, por mais um ano de muita e excelente informação!No próximo ano esperamos cá estar todos para festejar o 3º aniversário.

Beijinhos.

Helena disse...

Não poderia deixar de passar por aqui sem felicitar o ORIENTOVAR pelos seus dois aninhos.Muitos Parabéns!!!

Beijinhos

Lena Coradinho

Que política em Campolide disse...

Olá Margarido,

Muitos parabéns! E… continua. Quanto aos comentários que são escassos, embora estimulantes, não acho preocupante a falta deles. Todavia, o mesmo já não digo da quebra de visitas…

Aquele forte e grande Abraço!

Orlando Duarte

rute disse...

Parabéns pelos dois anos do blog...
Beijinhos Rute Coradinho

António disse...

Depois de uma semana de férias retomo a leitura em atraso e é com agrado que felicito o Joaquim Margarido por este contributo continuo e de qualidade para a divulgação da Orientação.
Abraços
António Rodrigues