quarta-feira, 11 de novembro de 2009

ESTORIL PORTUGAL XPD RACE: PRIMEIRAS BAIXAS NA CARAVANA


Ao terceiro dia de competição, a dureza da montanha causou as primeiras baixas no Estoril Portugal XPD Race, com sete formações – em 59 à partida – a abandonarem precocemente. Os neozelandeses defensores do título continuam bem posicionados na frente, seguidos de perto pelos norte-americanos da Nike/Beaver Creek.

Mergulhando fundo na região mais alta do continente português, o terceiro dia de competição do Mundial de Corridas de Aventura - Estoril Portugal XPD Race – encarregou-se de iniciar um processo de selecção natural entre as 59 equipas que participam em representação de 25 nações.

Um contínuo sobe e desce por montes e vales ligou as serras da Lousã, Açor e Estrela, numa etapa feita sobretudo a pé e de BTT. Às primeiras horas do dia de ontem surgia a confirmação das primeiras baixas na caravana, com especial destaque para o abandono precoce dos candidatos à vitória do Team Finland (na sequência de uma lesão grave no pé de um dos elementos deste quarteto). O líder desta formação nórdica, Tommi Putkuri, era o espelho da desilusão: “Ainda não acredito que passámos de candidatos ao título a espectadores!” Entre os sete abandonos oficializados até ao momento encontram-se também os portugueses do Team Ippon, mantendo-se ainda no terreno as restantes cinco equipas lusas.



Visivelmente agradados pela extrema beleza das paisagens e pela simpatia dos populares (ontem em Fajão havia até um lanche surpresa à espera das equipas), os norte-americanos da Nike/Beaver Creek estão a posicionar-se na dianteira da corrida. Mike Kloser, fazia assim o balanço destes três primeiros dias: “Estamos impressionados com a dureza do percurso e sinceramente esperávamos estar a progredir mais rápido. Para já a nossa estratégia para lutar pelo título passa por fazer a maior parte dos pontos, o que não tem sido fácil”. Os actuais Campeões do Mundo (Team Orion Health, Nova Zelândia) estão também bem posicionados no terreno e têm ainda todas as hipóteses de revalidar o título.

Texto e fotos extraídos da página oficial do evento em
www.arwc2009.com.
.

Sem comentários: