segunda-feira, 9 de novembro de 2009

ESTORIL PORTUGAL XPD RACE: PERDIDOS NAS ALDEIAS DO XISTO


Deixando para trás a costa, as equipas que disputam o Mundial de Corridas de Aventura regressaram hoje à acção, mergulhando nas profundezas das serras da Região Centro. O Estoril Portugal XPD Race invadiu assim as Aldeias do Xisto, tendo como próximo objectivo a Serra da Estrela. Para já as formações nórdicas dão cartas.

Depois da Costa do Estoril, de Sintra e Cascais, as 59 equipas de 25 países que disputam o Mundial de Corridas de Aventura foram reagrupadas na vila da Lousã para voltar à acção. A partir de agora não haverá mais paragens nesta invulgar competição, com cerca de 900 quilómetros para cumprir em 120 horas. A gestão do esforço, o tempo de descanso (ou a ausência dele) e sobretudo a melhor estratégia - além naturalmente da melhor performance física - são aspectos chave para a eleição dos novos Campeões do Mundo.

À partida do Castelo da Lousã, todas as atenções estavam postas nos suecos da Lundhags Adventure - os vencedores da primeira etapa do Estoril Portugal XPD Race. Mesmo assim, o capitão de equipa Mattias Nystrom parecia imune à pressão: “Penso que conseguimos esta vantagem pela nossa grande experiência em provas curtas, mas sabemos que pouco significa. A partir daqui vamos ter muita calma e gerir bem o nosso descanso para não comprometer o objectivo final, o Top-5”.

Entre os portugueses, destaque para o quarteto do Team GreenLand ATV, que dedica esta participação a uma causa. Pedro Roque esclarece: “Queremos dedicar a nossa corrida à Operação Nariz Vermelho que desenvolve um trabalho exemplar e por isso merece toda a nossa dedicação”. Como não podia deixar de ser, o arranque da etapa foi feito de nariz de palhaço!

Num dia feito sobretudo a pé e de BTT, mas com algumas pausas intensas graças a um ‘rappel’ e uma surpreendente secção de ‘cannyoning’, a caravana começa a separar-se por entre montes e vales na aproximação à montanha mais alta do Continente. Pela noite dentro, além da orientação mais complicada, também o frio se deverá revelar um inimigo a combater.
.

.
Texto e fotos gentilmente cedidos pela organização. Tudo para acompanhar em www.arwc2009.com
.

Sem comentários: