sexta-feira, 13 de novembro de 2009

ESTORIL PORTUGAL XPD RACE: LUTA INTENSA PELA LIDERANÇA


É a recta final do Estoril Portugal XPD Race, com a passagem pela Serra de Aire e Candeeiros e o regresso à Costa Atlântica. Com cerca de 800 quilómetros já cumpridos, há ainda 47 equipas em competição e um bom lote de candidatos ao título.

À medida que os dias e as horas vão passando, os “sobreviventes” do Mundial de Corridas de Aventura fazem uma viagem sem volta aos limites da resistência humana. Desde domingo passado, estão já cumpridos cerca de 800 quilómetros a pé, de BTT e de canoa, um enorme esforço que está próximo do fim com a chegada prevista para a manhã de amanhã (sábado, 14 Novembro), ao Baleal.


Demonstrando que, apesar da competição, os adeptos das Corridas de Aventura têm um forte espírito de entreajuda, os actuais Campeões do Mundo do Team OrionHealth (Nova Zelândia) viveram momentos de grande ansiedade durante a progressão da última noite. Wayne Oxenham esteve perdido dos seus três companheiros durante mais de uma hora, um episódio que acabou bem mas deixou algumas marcas: “Foi uma experiência um tanto traumática, pois durante 1h20 fiquei sozinho, completamente perdido e sem meios de orientação à espera dos outros elementos. Acabei depois por seguir caminho com outra equipa que entretanto apareceu e mais à frente pudemos finalmente continuar a quatro.” Deste modo, os defensores do título estão a perder terreno que poderá ser irrecuperável e inviabilizar a sua vitória.

Na dianteira continuam os norte-americanos da NIKE/Beaver Creek, apesar do seu “capitão” Mike Kloser acusar o desgaste extremo da equipa: “Estamos de rastos e sinceramente não sei como vamos ser capazes de aguentar as próximas horas. Só penso em regenerar energias!”. Os suecos da Lundhags Adventure e os britânicos Helly Hansen-Prunesco continuam a pressionar os actuais líderes, enquanto os lusos da Extreme Challenger/IGeoE mantêm alta a esperança de um bom resultado para Portugal.


Texto e fotos gentilmente cedidos pela organização. Mais informação em
http://www.arwc2009.com/.
.

Sem comentários: