quarta-feira, 4 de novembro de 2009

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...


1. O Clube Ori-Estarreja vai implementar este ano, nas suas provas locais, um Circuito Nocturno. Os responsáveis pela iniciativa consideram que se organizam poucos eventos nocturnos em Portugal e, “sendo este tipo de provas excelentes para o aperfeiçoamento técnico”, decidiram levar por diante este circuito, constituído por três etapas. O desafio é dirigido “a qualquer praticante, de elite ou principiante”, para que participem e desenvolvam as suas técnicas “numa situação onde a visibilidade é reduzida e a concentração é essencial”. O próximo evento será já no dia 14 de Novembro no Furadouro. Para tornar o dia mais útil para todos, será também realizada uma prova de Distância Média durante a tarde. Tanto na prova da tarde como na prova da noite será utilizado o sistema SI. Todas as informações em http://www.orilocais.blogspot.com.

2. A cidade de Ovar recebe já no próximo fim-de-semana o seu I Grande Prémio de Orientação. Aproveitando a iniciativa e as facilidades logísticas implícitas, o Grupo de Selecção cumprirá mais um Estágio. De acordo com o Coordenador dos atletas mais jovens, Tiago Aires, “estamos a trabalhar focados já no próximo EYOC e JWOC mas, como é óbvio, o projecto é a muito mais longo prazo”. A avaliação é, até ao momento, muito positiva: “Estes jovens estão no bom caminho, só não se podem esquecer é que têm ao longo desta época muitos estágios, mas o trabalho de base físico tem de ser feito por eles, no dia a dia, perto de casa”, afirma Tiago Aires. Tudo sobre os estágios do Grupo de Selecção para conferir em
http://www.fpo.pt/www/images/fpo/comunicados/gerais/2009_2010/gruposeleccao2009-2010%20est%E1gios.pdf.

3. São cinco alunas do 12ºD da Escola Secundária de Bocage, em Setúbal. Aceitando uma sugestão da professora de Área de Projecto, decidiram criar um blogue ao qual deram o nome de “Desporto Adaptado”. “Construir a Igualdade, Respeitando a Diferença!” é o lema desta tão interessante quanto útil ferramenta, a qual tem como grande objectivo, de acordo com as suas dinamizadoras, “conseguir demonstrar que qualquer pessoa pode praticar desporto, seja qual for a sua deficiência e inclusivamente participar em competições.” E vão mais longe: “Queremos também dar a conhecer os benefícios - fisiológicos, psicológicos, sociais, terapêuticos e recreativos - da prática regular de desporto e sensibilizar em especial os alunos da nossa escola para a importância do desporto adaptado.” Está tudo em
www.aceitar-a-diferenca.blogspot.com, com a promessa de, “ao longo de todo o ano lectivo, divulgar o desporto adaptado bem como as actividades que pretendemos realizar ao longo do ano e deste modo tentar cativar o interesse das pessoas para este tema que achamos muito importante e que ainda é bastante desvalorizado.” Ora assim é que é falar. Para a Daniela Lopes, Diana Santos, Ana Beatriz Marafuga, Cátia Mendes e Inês Reis, com o maior apreço e carinho, vai o Louvor da Semana!

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

1 comentário:

Ana disse...

Mais um louvor muito bem atribuído, aliás, como todos os anteriores. É bom constatar que há cada vez mais gente preocupada com aqueles que mais precisam de apoio. Neste caso ainda mais importante, uma vez que se trata de um grupo de jovens estudantes, que mostram sensibilidade para estes problemas. O blogue está muito interessante.
Para estas jovens vão os meus mais sinceros parabéns!