quinta-feira, 29 de outubro de 2009

PELO BURACO DA FECHADURA...


Dois dias, três provas, uma cidade Património Mundial da Humanidade. Com a prestimosa ajuda de Vicente Tordera, espreitamos pelo buraco da fechadura o XVII Campeonato Ibérico de Orientação Pedestre.


Orientovar - A Taça de Portugal regressa a Toledo, desta vez com o interesse acrescido do XVII Campeonato Ibérico. Quais as alterações em relação à prova de 2008?


Vicente Tordera - Nesta ocasião iremos assistir à realização de três provas, tal como o exige a celebração do Campeonato Ibérico na nossa cidade. As provas de floresta serão disputadas em mapas novos, em zona de sobrado e terrenos de cultivo. A prova de Sprint terá lugar no casco histórico de Toledo e será aberta não apenas às Selecções Nacionais, mas também a todos aqueles que queiram fazer Orientação num local incomparável e com percursos adaptados às respectivas categorias.

Orientovar - Que desafios podem esperar os participantes?


Vicente Tordera – Na manhã de sábado, os orientistas deverão mostrar o seu nível num mapa novo, em zona de sobrado e num terreno rochoso com muitos detalhes de relevo, mudanças de direcção e moderado desnível, obrigando cada um a dar o melhor de si mesmo. Da parte da tarde, a competição estará de regresso, com a realização da prova de Sprint no casco histórico de Toledo; serão logicamente percursos mais curtos que em 2008, obrigando a uma mais detalhada leitura do mapa o que, aliado à elevada velocidade da corrida, pode fazer com que surjam algumas surpresas na classificação. Finalmente, no domingo terá lugar a prova de Distância Longa no campo de manobras da Academia de Infantaria, terreno que propicia uma corrida rápida e tomadas de opção, não isento de exigência física especialmente nos escalões mais importantes.

Orientovar - Quais os meios organizativos envolvidos e principais apoios?

Vicente Tordera - O peso da organização recai sobre o clube Toledo-Orientación e contamos com o apoio da Federação de Castilla - La Mancha e das instituições mais importantes de Toledo, Ayuntamiento, Diputación y Junta de Comunidades. Destacaria igualmente a colaboração da Academia de Infantaria e da Escola Central de Educação Física, que nos permitem competir no domingo em terrenos de sua propriedade e nos cedem igualmente parte do material necessário para a logística da prova. Entre as entidades privadas, contamos com a colaboração da Caja Rural de Toledo e da Coca-Cola.

Orientovar - Com que “armas” vai jogar a Espanha para “roubar” o Título Ibérico aos portugueses?


Vicente Tordera – Bom, não serei eu a pessoa mais indicada para responder a esta pergunta, mas talvez o seleccionador espanhol. Aquilo que posso garantir é que não preparámos nada de especial que pudesse beneficiar a nossa selecção, naturalmente não facultei os percursos a ninguém...

Orientovar - Para quem não conhece Toledo e tem apenas um pequeno período de tempo para visitar essa lindíssima cidade, que roteiro turístico propunha?

Vicente Tordera - Toledo é uma cidade para nos perdermos e percorrê-la tranquilamente. No Secretariado, disponibilizaremos informação para que se possa ter uma pequena ideia do que a cidade tem para oferecer. Pessoalmente, recomendaria uma visita à Catedral gótica e um passeio pelo Bairro Judeu. Para os amantes de museus, Toledo tem uma oferta muito variada que vai da arte visigótica ao contemporâneo. Insisto todavia que, apesar do cansaço das provas realizadas pela manhã, o ideal é dar uma volta pela cidade, parando para degustar um bom vinho da região e alguns dos seus petiscos nos numerosos bares que se encontram pelo caminho. Um bom ponto de partida pode ser a Praça de Zocodover, ponto de chegada da prova de Sprint. Assiste-se ao desenrolar da competição e depois parte-se à descoberta de Toledo.

Orientovar - Aceita partilhar connosco o seu maior desejo em relação à prova?

Vicente Tordera – O meu maior desejo é que, no final das provas, os participantes se tenham divertido e regressem contentes e com um sorriso a suas casas. E, se me permitem, que a Selecção Espanhola conquiste o Campeonato Ibérico, “que ya toca”!



Resta acrescentar que a prova é pontuável em simultâneo para a Taça de Portugal 2009/2010 e para a Liga Espanhola 2009. O número de inscritos ascende já a 1008, 233 dos quais portugueses.

Toda a informação em
http://www.orientoledo.com/campeonato.aspx.

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

Sem comentários: