terça-feira, 20 de outubro de 2009

OS VERDES ANOS: PAULO FALCÃO


Olá,

Sou o Paulo Falcão, tenho 17 anos e moro em São Pedro da Gafanhoeira, Arraiolos. Frequento a Escola Cunha Rivara, de Arraiolos, e estou neste momento no 11º Ano de Escolaridade, em Ciências e Tecnologias; pretendo continuar os estudos depois de completar o 12º Ano, mas ainda não sei que curso irei prosseguir.

Desde os 10 anos de idade que faço desporto nas Escolas e Escolinhas de Desporto de São Pedro da Gafanhoeira, praticando várias modalidades e participando em eventos no distrito de Évora.

O meu primeiro contacto com a Orientação foi no jardim público de Vendas Novas onde o Tiago e a Raquel organizaram uns pequenos jogos para introdução à modalidade. Nessa altura não tinha ficado com o gosto da Orientação e só depois, uns meses mais tarde, é que participei numa prova do OriÉvora e aí o ‘bichinho’ entrou.

Em Dezembro de 2005 participei no meu primeiro estágio de Orientação, o OriJovem em Évora. Foi um estágio muito importante pois nunca tinha estado numa situação parecida, a conviver durante todo o dia com os meus amigos e a conhecer pessoas novas, a dormir em camaratas com outras pessoas que não conhecia e, o mais marcante ainda, ver como existiam rapazes e raparigas da minha idade que eram excelentes orientistas, que eu pensava que nunca se desorientavam, ao contrário de mim que ainda tinha muitas dificuldades em perceber algumas coisas que se encontravam no mapa. A partir daí continuei a participar em provas regionais e em estágios.

A minha primeira prova Nacional, no escalão de Iniciados, foi em Óbidos. Devo salientar que a prova não correu muito bem pois na primeira etapa não consegui acabar o percurso e na parte da tarde perdi muito tempo para o primeiro ponto onde fui apanhado por uma atleta feminina que tinha o percurso igual ao meu e acabei por fazer o resto da prova com ela.

Quando, em Março de 2007, foi criada a Escola de Modalidade de Orientação de S. Pedro da Gafanhoeira, com a ajuda do Tiago e da Raquel comecei a praticar Orientação regularmente e principalmente a treinar para poder evoluir e conseguir ser tão bom ou melhor do que aqueles que tinha visto no estágio de Évora. Fruto desse trabalho, na época de 2008/2009 comecei a ter alguns resultados que para mim eram bons, quer na Orientação Pedestre, quer nos Corta-Mato distritais.

O que me marca mais na Orientação até ao momento foi a participação no Mundial de Desporto Escolar em Madrid. Foram dias únicos os que lá passei, tendo percebido como eram os atletas dos outros países mas também podido conhecer melhor e fazer amizades com os atletas portugueses.

Esta época consegui entrar no Grupo de Selecção e vou continuar a treinar e a evoluir o mais possível para que possa vir a representar a Selecção Portuguesa numa prova Internacional.

Espero que todos treinem e cumpram os seus objectivos.

Paulo Falcão

.

Sem comentários: