quarta-feira, 7 de outubro de 2009

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...


1. O 4º Encontro Fórum OMundodaCorrida.com abre espaço à Orientação. No vasto painel de assuntos a abordar, António Aires fará uma prelecção sobre “O estado de desenvolvimento da Orientação em Portugal”. Será no dia 31 de Outubro de 2009, no Auditório de Almada, pelas 14h20. De acordo com a organização, este é “um Encontro meramente formativo, mas com muitos ingredientes interessantes, alguns deles inesperados…” Resta acrescentar que o Encontro terá um custo de € 2,50 por participante e as inscrições encontram-se abertas em omundodacorrida@gmail.com.

2. “Se gostas da natureza e de pôr os miolos a trabalhar, vais gostar da Orientação. Se gostares de correr, ainda melhor.” Uma verdadeira delícia, assim podemos adjectivar a página do Grupo-Escola de Orientação da EB 2,3 Julio-Saúl Dias (Vila do Conde), dinamizada pelo Professor José Mário Baptista. Provas, mapas, fichas, dúvidas, glossário, equipa, história e estórias, tudo isto e muito mais se pode encontrar aqui, em
www.orijsd.webnode.com. Não deixe de passar por lá. É “a vontade feita bússola” a falar mais alto!

3. Teve ontem lugar no Casino de Lisboa, no Parque das Nações, o Momento Público de apresentação da 14ª Gala do Desporto da Confederação do Desporto de Portugal, “a grande festa do Desporto Nacional e de todas as Federações Desportivas”. Com a presença de anteriores premiados e alguns dos candidatos aos prémios da época 2008-2009, foram divulgadas as listas dos cinco finalistas escolhidos em cada uma das categorias a concurso. Uma vez mais, o “júri de reconhecidas personalidades desportivas convidadas pela CDP”, não foi sensível aos méritos de Mariana Moreira (Atleta Feminino), Tiago Romão (Atleta Masculino), Vera Alvarez (Jovem Promessa), Professor Hélder Ferreira (Treinador) e Clube de Orientação da Gafanhoeira (Equipa), excluindo-os da votação final. O que se lamenta profundamente, sobretudo quando vemos que a Gala deste ano é subordinada ao lema “Acreditar na Formação”!

4. Referência incontornável da Orientação do Desporto Escolar, a Professora Maria de Belém Magalhães acaba de deixar a Escola “A Ribeirinha” (Vila do Conde), projecto ganhador que tão extraordinários atletas deu ao país nos últimos anos. Com a sua saída, a Orientação na ERD “A Ribeirinha” acabou, o que se lamenta; mas a verdade é que, por cada porta que se fecha, há uma outra que se abre. E eis que nos próximos 4 anos (pelo menos) Belém Magalhães propõe-se desenvolver um projecto semelhante na Escola Básica Integrada da Apúlia, uma nova etapa da sua vida encarada de forma descontraída, sem espírito competitivo nem ambições desmedidas. O lema é, ainda e sempre, “a modalidade ao serviço dos alunos para desenvolver capacidades e competências.” Para a Professora Maria de Belém Magalhães vão os votos dos maiores sucessos pessoais e desportivos e vai também, com elevada admiração e carinho, o Louvor da Semana!

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

1 comentário:

Maria Oliveira disse...

Olá Margarido !

Muito bem . A professora Belém merece ser reconhecida .
Parabéns e desejos de boa sorte .

Maria Oliveira