segunda-feira, 21 de setembro de 2009

VI TROFÉU GAFANHORI: DOMÍNIO A SUL DE MIGUEL SILVA E PATRÍCIA CASALINHO


Sensivelmente à mesma hora em que, a Norte, a Taça FPO de Orientação Pedestre 2009/2010 tinha o seu início, S. Pedro da Gafanhoeira recebia a 1ª prova do Regional Sul. Foi no VI Troféu GafanhOri, com vitórias de Miguel Silva e Patrícia Casalinho.

Prometido estava “um início de época inesquecível” e assim foi. Junto à Herdade do Almargem, em São Pedro da Gafanhoeira, fez o clube GafanhOri disputar a 6ª edição do seu Troféu, pontuável para o ‘ranking’ regional Sul de Orientação Pedestre. Entre as mais de duas centenas e meia de participantes, marcaram presença alguns dos melhores valores da Orientação nacional. Distribuídos por 19 escalões de competição e 4 escalões abertos, os atletas cumpriram duas etapas, uma de Distância Longa (sábado) e uma de Distância Média (domingo), com o vencedor a ser encontrado pelo somatório de pontos obtidos em ambas as etapas.

Mapa desafiante q.b., percursos de qualidade, o bónus dum sempre apetecido Sprint Urbano, na tarde de sábado, na simpática aldeia de Vimieiro e um notável trabalho de “speaker”, aliados a uma Arena simpática e a um serviço de Bar cada vez mais apurado, conferem ao Clube GafanhOri nota elevada no capítulo organizativo.

Miguel Silva e Patrícia Casalinho, os vencedores

Concitando as atenções gerais, o escalão de Seniores Masculinos A teve em Miguel Silva (CPOC) o grande dominador da primeira etapa. Vencedor há três semanas na Tocha, aquando do Portugal O’Summer, o promissor atleta não concedeu quaisquer veleidades, concluindo a prova em 51.51 e com margens confortáveis para os seus mais directos adversários (o Campeão Nacional Absoluto, Tiago Romão, quedou-se na segunda posição a distantes 5.46 do vencedor). Na etapa de domingo, Miguel Silva fez uma prova mais controlada e, apesar de alguns erros cometidos, não comprometeu o resultado final, garantindo uma saborosa vitória. Jorge Fortunato (Ori-Estarreja) levou de vencida a derradeira etapa, concluindo no 2º lugar da Geral, depois de ter sido apenas 11º (!) no primeiro dia. Uma curiosidade deste VI Troféu GafanhOri tem a ver com a estreia de David Sayanda a correr com a camisola do Gafanhori, agora que tanto o David como a sua irmã Vanessa foram viver para São Pedro da Gafanhoeira. Vai ser curioso ver, no confronto com Manuel Horta, até que ponto esta rivalidade constitui estímulo para ambos. Neste primeiro teste, Manuel Horta ganhou no sábado e David Sayanda no domingo, sendo o cômputo geral favorável ao ex-estarrejense. De lamentar a lesão de Pedro Nogueira (ADFA) no segundo dia de provas.

No escalão de Seniores Femininos A, Patrícia Casalinho (COC) foi a grande vencedora mercê dum domínio absoluto na prova de Distância Longa onde trinfou com uma vantagem superior a 20 minutos sobre a segunda classificada, Ana Coradinho (GafanhOri). Só um descalabro poderia roubar o Troféu à leiriense que, no domingo, se limitou a gerir a sua prova, repetindo o triunfo embora desta feita por margem bem inferior sobre a mesma Ana Coradinho. Uma Patrícia Casalinho que afirmou ter-se sentido, numa dada parte do mapa "como em França, no terreno de Aveyron", durante os "6 Dias" do ano passado e onde teve oportunidade de treinar.
A última referência vai para o facto das vitórias individuais terem ficado equilibradamente distribuídas, com o CPOC a ver por quatro vezes os seus atletas subirem ao lugar mais alto do pódio, contra três vitórias de ADFA, COC e GafanhOri. Colectivamente o triunfo coube ao clube da casa, com um total de 1919,1 pontos, ficando CPOC, COC e ADFA nas posições imediatas, com 1841,1 pontos, 1377,6 pontos e 1334,7 pontos, respectivamente.





Resultados

Seniores Masculinos A
1º Miguel Silva (CPOC) 1863.82 pontos

2º Jorge Fortunato (Ori-Estarreja) 1811.85 pontos
3º Paulo Franco (COC) 1770.09 pontos
4º Alexandre Alvarez (CPOC) 1757.20 pontos
5º Tiago Romão (COC) 1695.53 pontos

Seniores Femininos A
1º Patrícia Casalinho (COC) 2000.00 pontos

2º Ana Coradinho (GafanhOri) 1704.84 pontos
3º Sandra Rodrigues (ADFA) 1475.97 pontos
4º Vera Dias (COA) 1363.66 pontos
5º Filipa Martins (COA) 1160.40 pontos

Vencedores outros escalões:
Infantis
– António Ferreira (COC) e Catarina Reis (ADFA)
Iniciados – João Rato (ADFA) e Teresa Maneta (GafanhOri)
Juvenis – João Cascalho (GafanhOri) e Inês Domingues (COC)
Juniores – Luís Silva (ADFA) e Vera Alvarez (CPOC)
Seniores B – Hugo Borda d’Água (COAC) e Ângela Simões (CPOC)
Veteranos I – Martin Farenfield (CAOS) e Erminia Farenfield (CAOS)
Veteranos II – Carlos Coelho (CPOC) e Alice Silva (GDU Azóia)
Veteranos Masculinos III – Manuel Dias (Individual)
Veteranos B – Sérgio Mónica (CIMO) e Fátima Pereira (GafanhOri)

Tarde animada no Vimieiro

Na tarde de sábado teve lugar o Sprint Urbano que juntou, na aldeia de Vimieiro, um total de 156 atletas distribuídos por seis escalões (Fácil, Médio e Difícil, quer no sector Masculino como no Feminino). Também aqui, Miguel Silva e Patrícia Casalinho foram os grandes vencedores, apesar da cerrada luta movida pelos demais contendores. Se dissermos que, no sector masculino, os primeiros nove classificados ficaram separados por menos de um minuto e que, em Femininos, a diferença entre Patrícia Casalinho e Ana Coradinho foi de apenas cinco segundos, percebe-se facilmente a emoção que rodeou ambas as provas. Emoção igualmente presente nos restantes escalões, onde os vencedores foram Mário Duarte (ADFA) em Médio Masculino, Alice Silva (GDU Azóia) em Médio Feminino, António Ferreira (CPOC) em Fácil Masculino e Ana Anjos (GafanhOri) em Fácil Feminino.

Resultados completos em
http://www.gafanhori.pt/6trofeugafa/resultados.html.

[fotos de Armando Santos, extraídas do seu álbum em
http://picasaweb.google.pt/armandilha7/090919OPedGafanhoeira?feat=directlink#]

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO


.

Sem comentários: