quinta-feira, 17 de setembro de 2009

PELO BURACO DA FECHADURA (2)...


É o arranque em simultâneo dos Regionais de Orientação Pedestre. A Norte, como vimos, com a chancela dos Amigos da Montanha. A Sul, uma vez mais em Arraiolos e com a marca de qualidade do Clube GafanhOri. Com a preciosa colaboração de Tiago Aires, espreitamos agora pelo buraco da fechadura o VI Troféu GafanhOri’09.

Considerada por muitos como a Capital Nacional da Orientação, a aldeia de S. Pedro da Gafanhoeira, no alentejano concelho de Arraiolos, recebe a primeira prova da Taça FPO Sul 2009/2010. Trata-se do VI Troféu GafanhOri, conjunto de três eventos de qualidade técnica em locais agradáveis para a prática da modalidade com características completamente distintas entre si. À disposição dos atletas irão estar mapas novos, percursos de Infantis e OPT1 preparados para pessoas que fazem Orientação pela primeira vez e ainda um "speaker" a acompanhar a prova, dando mais emoção ao evento.

O VI Troféu GafanhOri terá o seu início no sábado, pelas 11h00, com uma prova de Distância Longa no mapa parcialmente novo do Monte de Almargem, produzido no passado mês de Agosto com trabalho de cartografia de Alexandre Reis. No sábado à tarde, pelas 17h30, será à vez da prova de Sprint Urbano no mapa do Vimieiro, cartografado por Raquel Costa (Março de 2009). A terceira e última etapa decorrerá na manhã de domingo, a partir das 9h00, num regresso ao mapa do Monte de Almargem para a prova de Distância Média. Apenas a primeira e a terceira etapa são pontuáveis para a Taça FPO Sul. A etapa do Vimieiro terá uma classificação independente e entrega de prémios após a sua conclusão. Referência ainda para o facto de, até ao momento, distribuídos por 22 escalões de competição e 4 escalões abertos, estarem inscritos 230 atletas em representação de 27 clubes, sendo os mais representados o CPOC e o clube organizador. Entre os inscritos saúda-se a presença do russo Alexander Shirinian, um dos pais da Orientação em Portugal.

“Inesquecível é o que gostaríamos que fossem todas as nossas provas”

Num evento que tem em Raquel Costa a Directora da Prova e em Jorge Ramos o Supervisor, as despesas da conversa são assumidas pelo Traçador de Percursos, Tiago Aires.

Orientovar - "Arraiolos espera por si para um início de época inesquecível", pode ler-se na página do evento. Inesquecível porquê?

Tiago Aires - Inesquecível é o que gostaríamos que fossem todas as nossas provas, mas é um pequeno exagero de quem faz o site :)

Orientovar - Cada vez mais, uma prova com a chancela organizativa do GafanhOri tem o selo de qualidade. Que desafios podem esperar os participantes?


Tiago Aires - Podem esperar mais um mapa novo, uma arena interessante com ponto de espectadores, bar, ‘speaker’, estacionamento. O mapa novo, apesar de ser junto a São Pedro da Gafanhoeira e juntar com outro mapa (Cabeço da Águia), tem características bastante distintas do normal montado alentejano com pedras que normalmente têm os nossos mapas. Este mapa é mais exigente ao nível físico, com um terreno montanhoso e com duas zonas distintas, uma de labirintos de vegetação e outra numa encosta com muitos detalhes rochosos.

Orientovar - No âmbito do evento, assistiremos a um Sprint Urbano em Vimieiro, no sábado à tarde. Quer falar-nos um pouco sobre isto?

Tiago Aires - O Sprint surge da necessidade de divulgar a Vila do Vimieiro e o mapa que apenas foi utilizado no Dia Nacional da Orientação. Achamos que seria uma mais valia ter um Sprint Urbano com troca de escalas aquando da entrada no jardim, local onde será possível ter dois pontos de espectadores.

Orientovar - Neste início de época, quer falar-nos um pouco sobre os objectivos traçados pelo Clube GafanhOri?

Tiago Aires - Os objectivos do GafanhOri para esta época passam por organizar um evento de reconhecida qualidade nos dias 9 e 10 Janeiro 2010, prova que para além de contar para a Taça de Portugal também contará para o WRE (ranking mundial) o que ainda aumenta mais a nossa responsabilidade. Juntamente com esse evento temos o campo de treinos ‘II New Year 2010’, que decorrerá de 2 a 8 de Janeiro. Tendo em conta o sucesso que foi o ano passado, este ano terá inclusive mapas novos para este campo de treinos e marcará a abertura oficial dos Campos de Treino no concelho de Arraiolos do ano 2010, onde esperamos bater os 270 participantes que tivemos no ano passado.

Saiba mais em
http://www.gafanhori.pt/6trofeugafa/.

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

Sem comentários: