segunda-feira, 21 de setembro de 2009

III OPEN DE ORIENTAÇÃO DOS AMIGOS DA MONTANHA: INÍCIO DO REGIONAL NORTE 'A ARRANHAR'


Com o III Open de Orientação Amigos da Montanha deu-se o pontapé de saída da Taça FPO Norte de Orientação Pedestre 2009/2010. Foi em S. Mamede, Viana do Castelo, com vitórias Joaquim Sousa e Andreia Silva, a dupla do Clube de Orientação do Centro.

'Minho' e 'verde' são palavras que se misturam e confundem, imagem de marca duma região rica e privilegiada do ponto de vista natural e paisagístico. Todavia, num mapa de Orientação, 'verde' é igualmente sinónimo de vegetação, tanto mais verde quanto mais cerrada. Foi assim no mapa de S. Mamede, sobranceiro ao vasto Atlântico, paredes-meias com o Monte de Santa Luzia e Viana do castelo, cidade saudável. Um mapa “rústico”, pouco versátil e que colocou certamente um monte de dores de cabeça ao Traçador de Percursos, condicionado nas suas opções pelo rápido crescimento dos verdes, precisamente. Um mapa onde foram traçadas as duas etapas de Distância Média, cujos percursos se revelaram desajustados para os escalões de Formação e para a captação de novos praticantes mas que, apesar de tudo, viriam a proporcionar um bom treino técnico para uma boa parte dos 161 atletas presentes.

Infere-se, pois, que nem tudo foi mau neste “reino do tojo”. A organização, a cargo da Associação Amigos da Montanha, fez jus à fama de bem receber, instalando a Arena no recinto envolvente da Capela de S. Mamede. Aproveitando as excelentes condições naturais do local e as estruturas de apoio já existentes, aí foram montados o Secretariado e o “Bar dos Amigos”, proporcionando um local de convívio extraordinariamente aprazível onde soube bem permanecer, conversar, rir, brincar, saciar estômagos e recuperar das canseiras da dupla jornada.

Vitórias de Joaquim Sousa e Andreia Silva

A etapa da manhã começou com um tempo a “fazer caretas”, mas excelente temperatura e boas condições para a prática da modalidade. Desde cedo se percebeu que a única coisa que não era realmente agradável era a vegetação, com muito mato rasteiro, tojo e silvas a dificultarem a progressão e a deixarem as pernas e braços dos menos prevenidos sulcadas de arranhões. Na prova principal, Albino Magalhães (GD4C) foi o mais rápido, gastando 57.05 para 4,9 km de prova. Atrás de si, a escassos 37 segundos, Joaquim Sousa (COC) mantinha intactas as suas aspirações numa vitória que se haveria de decidir à tarde. Aí, um deslize na progressão para o ponto 11, acabaria por se revelar fatal para as aspirações de Albino Magalhães, acabando por falar mais alto a experiência de Joaquim Sousa para uma vitória sempre motivadora.

Na prova de Seniores Femininos tudo foi diferente e Andreia Silva dominou a seu bel-prazer ambas as etapas. Paula Nóbrega (OriMarão) moveu uma interessante luta à jovem do COC, apesar de tudo insuficiente para lhe granjear melhor do que a segunda posição. No terceiro lugar, destaque para a promissora Isabel Meneses, agora com a camisola do GD4C. Individualmente, merecem ainda referência as sete vitórias do Grupo Desportivo 4 Caminhos em 22 escalões de competição, o equilíbrio verificado nos escalões de Veteranos I Masculinos e Seniores Femininos B - com vitórias de Rui Mora (GC Figueirense) e Ana Margarida Vaz (Portugal Telecom), respectivamente -, a diferença abismal de tempos entre vencedor e segundo classificado na grande maioria dos escalões e ainda o reaparecimento da ACARF - Associação Social Cultural Artística e Recreativa de Forjães, apresentando um aguerrido grupo de 12 jovens atletas, o que naturalmente se saúda com entusiasmo. Colectivamente a vitória coube ao Grupo Desportivo 4 Caminhos, com 1942,0 pontos, imediatamente seguido de AD Cabroelo e Ori-Estarreja, com 1530,1 pontos e 1319,4 pontos, respectivamente.



Resultados

Seniores Masculinos A
1º Joaquim Sousa (COC) 1.39.27

2º Albino Magalhães (GD4C) 1.42.15
3º Rui Ferreira (AD Cabroelo) 2.00.19
4º José Pereira (CP Armada) 2.00.23
5º Arnaldo Mendes (GC Figueirense) 2.03.54

Seniores Femininos A
1º Andreia Silva (COC) 1.52.34

2º Paula Nóbrega (OriMarão) 1.59.38
3º Isabel Meneses (GD4C) 2.19.46
4º Tânia Covas Costa (.COM) 2.28.26
5º Carla Saraiva (Ori-Estarreja) 3.10.11

Vencedores nos restantes escalões


Infantis – Daniel Viana (ACARF) e Ana Macedo (GD4C);
Iniciados – Tiago Costa (AD Cabroelo) e Joana Fernandes (.COM);
Juvenis – Marcelo Aguiar (Ori-Estarreja) e Catarina Dias (GD4C);
Juniores – Hélder Marcolino (GD4C) e Joana Costa (GD4C);
Jovens M B – Fábio Silva (GD4C);
Seniores B – Marcelo Moreira (AD Cabroelo) e Ana Margarida Vaz (Portugal Telecom);
Veteranos I – Rui Mora (GC Figueirense) e Helena Sousa (Ori-Marão);
Veteranos II – Albano João (COC) e Margarida Rocha (GD4C);
Veteranos III – Fernando André (TST) e Beatriz Leite (GD4C);
Veteranos M B – José Miguel Sá (Montepio Geral).
OPT 1 – Ismael Rodrigues (TST);
OPT 2 – Hélder + Liliana Rocha (Individual);
OPT 3 – Ruben + Inês + Rita (ACARF);
OPT 4 – Rafael Lima (OriMarão).

Resultados completos em
http://oriamigosdamontanha.no.sapo.pt/resultados.html.

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

Sem comentários: