quarta-feira, 30 de setembro de 2009

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...


1. Seis clubes, oito provas. É este o figurino da 4ª edição do Troféu Ori-Alentejo, conjunto de eventos que tem primado pela qualidade e se vai afirmando como uma das maiores bandeiras da nossa Orientação naquela particular região de Portugal. Para Tiago Aires, do Clube GafanhOri, “percursos e mapas de qualidade, ponto de espectadores, sistema de som, e SportIdent são aspectos que devem continuar a ser nosso apanágio, tendo em conta a qualidade que estes eventos têm demonstrado”. A página oficial do Troféu já se encontra on-line em http://orialentejo.no.sapo.pt/index.htm e nela podemos conferir o respectivo Regulamento e consultar o Calendário de Provas. Um calendário que tem o seu início já no próximo dia 17 de Outubro, em Vila Nova da Erra (Coruche), pelas mãos do COAC – Coruche Outdoor Adventure Club. Ao COAC, ADFA, Clube EDP Sines, Associação 20 Km Almeirim, COALA e Clube GafanhOri endereça o Orientovar os votos dos mais elevados sucessos no desenvolvimento deste projecto.

2. Chama-se Ricardo José Nabais, é Estudante de Engenharia Florestal e Proprietário Florestal e define-se a si próprio como “o lutador para sobreviver no Interior esquecido”. Expressão dessa amor e dedicação à floresta, Ricardo Nabais desenvolve um trabalho notável com o seu blogue “Floresta do Interior” -
http://florestadointerior.blogspot.com/ -, verdadeiro compêndio de entidades, projectos, elementos próprios, blogues e biodiversidade ligados à realidade florestal. Acontece que Ricardo Nabais acaba de “descobrir” a Orientação e, revelando desde logo um verdadeiro espírito de orientista – “o lutador para sobreviver nas modalidades esquecidas” -, vá de abrir o seu blogue ao Desporto da Floresta. Para Ricardo Nabais aqui fica uma saudação muito especial e, como amante desta coisa dos blogues e da Orientação, o desejo de que este seu (e nosso) esforço possa vir a ser mais reconhecido e compensado.

3. Antes do embarque da delegação do Rio de Janeiro para o evento que escolherá a cidade sede dos Jogos Olímpicos de 2016, o Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, promoveu uma celebração inter-religiosa, sob os braços do Cristo Redentor. Com a presença do Governador Sergio Cabral Filho, do Prefeito Eduardo Paes, do Ministro dos Desportos Orlando Silva Junior, dos atletas que recebem a Bolsa-Atleta e do Projecto “Suderj em Forma”, e também com a participação de artistas e atletas famosos, como Martinho da Vila e Jackie Silva, o pedido de ajuda divina é entendido como mais um passo firme dado pela candidatura brasileira que a cada dia ganha mais força nos bastidores da votação. Destaque para o facto da comunidade orientista ter marcado presença nesta celebração, por intermédio da atleta Ayla Caroliny Araújo das Neves, do Kaapora OC, naquele que constitui um dos mais elevados exemplos de promoção da Orientação, uma modalidade não olímpica aqui a integrar o movimento olímpico. Pelo exemplo dado e pelo significado de que se reveste esta participação, para a Orientação brasileira vai, com o sentido da mais elevada admiração e apreço, o Louvor da Semana. E vai também o firme desejo de que, na próxima sexta-feira, dia 2 de Outubro, em Copenhaga, na Dinamarca, a cidade do Rio de Janeiro seja a eleita.

[foto de Diogo Hersen, gentilmente cedida por Fabio Solagaiustua, Kaapora OC]

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

Sem comentários: