terça-feira, 15 de setembro de 2009

42º CISM - CAMPEONATO MUNDIAL MILITAR DE ORIENTAÇÃO PEDESTRE: MAIS REACÇÕES


São notícias fresquinhas acabadas de chegar à redacção do Orientovar. Desta feita é Alexandre Reis quem assume o papel de enviado-especial, descrevendo o ambiente que se vive em Võru e trazendo-nos mais um punhado de declarações dos nossos atletas.

Hoje, de manhã, decorreu o Model Event da prova de Distância Longa. Terreno de floresta um pouco suja mas com boa visibilidade e com algum relevo, características que permitem uma navegação rápida.

À tarde realizou-se a Cerimónia de Abertura, confirmando-se as ausências da República Democrática do Congo, Nigéria e Colômbia. Assim, o número de países representados neste 42º CISM – Campeonato Mundial Militar de Orientação Pedestre é de 27, com um total de 237 participantes (175 atletas masculinos e 62 femininos).

A equipa portuguesa este ano é constituída por um misto de experiência e de debutantes, estes últimos em número de quatro. Depois de ontem termos acompanhado as primeiras impressões do Cap. Tiago Lopes, Cap. Lídia Magalhães, Cabo Jorge Correia e Guarda Suati Almeida. Hoje é a vez de escutarmos os restantes, graças à prestimosa colaboração do Sarg. Ajud. Alexandre Reis, cujo contributo reconhecidamente agradecemos.




É a minha primeira vez num Mundial até ao momento. Estou a gostar do convívio, dos mapas e especialmente do terreno, que embora difícil é lindíssimo. Espero melhorar a minha técnica e, como sempre, vou dar o meu melhor.
1º Sarg. Ana Magina - Exército


À semelhança de mais três camaradas, esta é também a minha estreia no Mundial Militar. Está a ser uma experiência interessante e as minhas expectativas são apenas dar o meu melhor, cometendo o menor número de erros possível.
1º Sarg. Alberto Branco - Marinha


Cada participação num Mundial constitui-se de vários factores que os diferenciam entre si. Apesar desta ser a minha 14ª participação, o facto de nunca ter competido na Estónia, associado a uma condição física menos apurada que em pretéritos anos, não me permitem elevar demasiado as expectativas. No entanto vou tentar retirar desta competição "ensinamentos" que me valorizem e auxiliem nas tarefas que tenho pela frente, em Portugal, quer ao nível da cartografia, que no planeamento de percursos para próximas competições.
Sarg. Ajud. Alexandre Reis - Exército


Após 2003, no JWOC (como técnico) e participante nos 4 dias da Estónia, esta é a 2ª vez venho cá competir, agora no Mundial Militar onde participo pela 12ª vez. Espero fazer igual ou melhor que nos anos anteriores e ajudar a nossa equipa, que está desfalcada visto termos apenas cinco homens em sete possíveis. Os terrenos prometem, está fresco e húmido e há muitos bons atletas a participar. Basta ver os nomes das vedetas internacionais que estão presentes.
Sarg. Ajud. Armando Santos Sousa – Exército


Toda a informação em
http://www.mil.ee/orienteering/ ou aqui, no seu Orientovar.

[Fotos extraídas dos álbuns oficiais do evento, em
http://www.mil.ee/orienteering/?q=node/67 e http://www.mil.ee/orienteering/?q=node/70]

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

Sem comentários: