terça-feira, 15 de setembro de 2009

42º CISM - CAMPEONATO MUNDIAL MILITAR DE ORIENTAÇÃO PEDESTRE COMEÇA HOJE


O Model Event da prova de Distância Longa está prestes a começar. É o arranque do 42º Campeonato Mundial Militar de Orientação Pedestre que este ano se disputa em Võru, no Sul da Estónia. Portugal volta a marcar significativa presença e o Orientovar traz-lhe as principais incidências do evento.

Tem início hoje a 42ª edição do Campeonato Mundial Militar de Orientação Pedestre. O evento tem a sua sede em Võru, no preciso lugar onde o ano transacto se disputou o 6º Campeonato da Europa de Orientação para Deficientes Auditivos. Em acção irão estar 264 atletas (193 masculinos e 71 femininos) em representação de 30 países. Presentes muitos dos maiores valores da Orientação mundial, dos suíços Daniel Hubmann e Mathias Merz ao francês Thierry Gueorgiou, passando pelo russo Andrey Khramov, pelo finlandês Tero Föhr, pela russa Tatiana Ryabkina ou pela austríaca Michaela Gigon.

Se é verdade que todos eles procuram enriquecer o seu palmarés com um título mundial, no caso de Tatiana Ryabkina trata-se de ver até que ponto a atleta repete o feito notável de 2008 onde alcançou as três medalhas de ouro em disputa. Thierry Gueorgiou vai querer defender o título de Distância Longa, o mesmo acontecendo com Valentin Novikov na prova de Distância Média. Particularmente interessante será o tira-teimas da prova de Estafeta, com franceses, suíços e russos a reeditar a tão polémica quanto dramática final de Miskolc, há menos de um mês atrás.

Brasil, Espanha e… Portugal

Entre as trinta comitivas em prova, a curiosidade vai para a presença de atletas da República Democrática do Congo, Nigéria, Irão e Emiratos Árabes Unidos. A América do Sul faz-se representar por 6 atletas colombianos e 11 brasileiros, entre os quais os dois maiores esteios da Orientação no país irmão, Leandro Pasturiza e Mirian Ferraz Pasturiza. A Espanha está representada igualmente por 11 atletas.

Quanto à representação portuguesa, ela é chefiada pelo Coronel Mário Sousa e constituída pelos seguintes atletas: Cap. Lídia Magalhães – GNR; 1º Sarg. Ana Magina – Exercito; Guarda Suati Almeida – GNR; Cap. Tiago Lopes – GNR; Sarg. Ajudante Armando Santos Sousa – Exercito; Sarg. Ajud. Alexandre Reis – Exercito; 1º Sarg. Alberto Branco – Marinha; Cabo Jorge Correia – GNR.

Primeiras impressões

Com a preciosa colaboração de Lídia Magalhães, aqui ficam desde já as primeiras impressões de alguns dos nossos atletas:

Olhar para a bússola e mapa, não bater com a cabeça num pinheiro, encontrar os prismas laranjas, confirmar o código ... e continuar a olhar para a bússola .... (re) confirmar novamente a direcção e não bater com a cabeça num pinheiro... um verdadeiro desafio humano fora do nosso habitat natural.
Cap. Tiago Lopes - GNR


Atendendo aos nomes dos participantes neste campeonato, podemos contar com provas bastante interessantes, comparadas ao WOC na Hungria. Relativamente a Portugal e a mim em particular, venho a este Campeonato confiante que vou dar o meu melhor e dignificar Portugal e consequentemente a GNR e as Forças Armadas. Desejo que tudo corra bem a todos os participantes da nossa equipa e que todos regressem a Portugal satisfeitos com a sua prestação e sem qualquer problema físico.
Cap. Lídia Magalhães - GNR


Como é a primeira participação em Campeonatos deste género, espero alcançar uma experiência única jamais conseguida. Este ano apostei mais na minha convocatória, uma vez que em 2008 fui suplente. Por isso treinei bastante durante a época 08/09 em termos físicos e técnicos e participei em quase todas as provas da Taça de Portugal. Vou tentar dar o meu melhor para dignificar as Forças Armadas e de Segurança e Portugal.
Cabo Jorge Correa - GNR


Esta é a minha primeira participação num Campeonato do Mundo Militar. Não estava a contar fazer parte da equipa visto ter participado em poucas provas da Taça de Portugal. No entanto, durante as provas do Campeonato das Forças Armadas consegui alcançar resultados que me permitiram integrar a equipa e estar aqui agora. A participação neste Campeonato será uma experiência única, pelo que espero dar o meu melhor para representar bem as Forças Armadas e de Segurança e Portugal.
Guarda Suati Almeida - GNR


Programa

15.09 - Model Event prova Distância longa (09h00)
Cerimónia de Abertura (17h35)
16.09 - Prova de Distância Longa (10h00)
17.09 – Model Event prova Distância Média e Estafeta (09h00)
18.09 – Prova de Distância Média (09h00)
19.09 – Prova de Estafeta Feminina (10h00)
Prova de Estafeta Masculina (10h50)
Cerimónia de Encerramento (18h25)

Saiba mais em
http://www.mil.ee/orienteering/ e acompanhe todos os desenvolvimentos aqui, no seu Orientovar.

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

Sem comentários: