domingo, 9 de agosto de 2009

WOC MTBO ISRAEL 2009: O ESPECTÁCULO VAI COMEÇAR!


Dentro de pouco mais de doze horas, quando forem 9h30 em Tel Aviv (menos duas horas em Portugal), será dado o arranque do 7º Campeonato do Mundo de Orientação em BTT.

Exceptuando a edição inaugural (Fontainebleau, 2002), os Campeonatos do Mundo de Orientação em BTT sempre tiveram na Distância Longa a ‘prova-rainha’. Os atletas são inicialmente postos à prova nas séries qualificatórias que apuram para a grande Final os 60 melhores classificados (20 primeiros de cada uma das três séries, no sector masculino, já que no sector feminino o reduzido número de participantes garante a presença na final a todas elas). São precisamente as séries qualificatórias que se jogam amanhã, com o grande objectivo de garantir uma presença na final do próximo sábado, no encerramento do programa competitivo destes Mundiais.

Andrey Kornev (Rússia), Mark Huster (Alemanha) e Jiri Hradil (República Checa) serão os primeiros atletas a partir. Um quarto de hora após o início da competição, Daniel Marques fará a sua estreia nestes Mundiais, juntamente com o japonês Toshiya Nagoya e com o finlandês Jussi Laurila. João Ferreira tem o início de prova marcado para as 10h12, naquela que será a estreia absoluta do jovem atleta português nestas andanças. Ao seu lado sairão o russo Valery Glukhov e o italiano Stefano Batticci. Quanto a Paulo Alípio, será o último dos 77 atletas a partir, pelas 10h45, juntamente com o britânico Andy Conn. No seu conjunto, o trio lusitano procurará alcançar um lugar na final, proeza anteriormente apenas por uma vez alcançada, no ano de 2005 (Banská Bystrica, Eslováquia), graças aos desempenhos de Tiago Lopes, Marco Martins e… Daniel Marques.

Quanto a Susana Pontes, tem encontro marcado com o terreno de prova às 10h28, lado a lado com a espanhola Esmeralda Gabasa. Sarah Bayliss (Grã-Bretanha) e Maja Rothweiler (Suiça) encetarão o leque de 51 participantes, assim que os ponteiros marcarem as 9h31, ao passo que a russa Ksenia Chernikh será a última atleta a partir, pelas 10h46.

As provas decorrerão na floresta de Haruvit, num mapa à escala de 1:20 000 e com equidistância de 5 metros. A prova feminina divide-se em duas séries qualificatórias, com uma distância óptima entre os 19,1 km e os 19,7 km, 10 pontos de controlo, 145 metros de desnível e um tempo expectável na casa dos 55 minutos. Quanto à prova masculina, reparte-se por três séries de qualificação, com uma distância óptima entre os 21,9 km e os 22,3 km, 11 pontos de controlo, 185 metros de desnível e uma tempo aproximado de 60 minutos para o vencedor.

Tudo para acompanhar em
http://www.nivut.org.il/mtbo/ ou aqui, no seu Orientovar.

[foto gentilmente cedida por Eduardo Oliveira].

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

Sem comentários: