sexta-feira, 14 de agosto de 2009

WOC MISKOLC 2009: A FESTA VAI COMEÇAR!


Quarenta e três anos e vinte e cinco edições depois de Fiskars, na Finlândia, está prestes a ter início em Miskolc (Hungria) mais uma edição do Campeonato do Mundo de Orientação Pedestre.

Já se encontra em Miskolc na Hungria, a representação portuguesa que irá disputar, a partir do próximo domingo, a 26º edição do Campeonato do Mundo de Orientação Pedestre. A Selecção Nacional é composta pelos estreantes Diogo Miguel e Tiago Romão, e pelos já “repetentes” Maria Sá e Pedro Nogueira.

Momento maior do calendário internacional, o Campeonato do Mundo de Orientação Pedestre WOC 2009 tem um conjunto muito alargado de actividades, iniciando-se no próximo Sábado com o “model event” relativo à qualificatória para a prova de Distância Média e terminando no dia 23 com a final da prova de Distância Longa.

Primeiras impressões

A nossa representação é chefiada por António Aires, que já em Miskolc nos dá a conhecer as principais incidências desta primeira abordagem ao país dos magiares. “Depois de uma viagem de avião algo turbulenta entre Lisboa e Budapeste e de duas horas de automóvel até Miskolc, os atletas da Selecção realizaram já na tarde de ontem um treino ligeiro, num mapa de Sprint a cerca de dez minutos do “Event Centre” que é onde fica também o alojamento.”

Quanto ao programa para hoje, o Director Técnico Nacional adianta que “os atletas vão de manhã fazer um treino num terreno semelhante ao que será utilizado na qualificatória para a prova de Distância Longa, e à tarde farão um treino num terreno de Sprint em floresta.”

Algumas palavras dos atletas

Diogo Miguel - "Chego a estes Campeonatos depois de uma semana de treino intensivo na Suécia. Lá consegui fazer alguns treinos interessantes que me motivaram. Contudo, sei que este salto dos juniores para os seniores é muito grande e aqui trabalha-se com verdadeiro profissionalismo. Neste meu primeiro WOC o maior objectivo é ganhar experiência para aqueles que virão, sempre dando o meu melhor e tentando o melhor resultado possível."


Tiago Romão - "O JWOC já foi há cerca de um mês e entretanto já passou algum tempo, no qual estive cerca de 15 dias a treinar na Suécia. Agora estou realmente no Campeonato do Mundo para ganhar experiência e tentar fazer algo de bom. Não me sinto na melhor forma, pois apostei muito no JWOC e é complicado estar cerca de um mês em forma. Temos desta vez um equipamento novo fabricado pela Trimtex com tecnologia de ponta e com um design bastante bem conseguido, o que é um extra de motivação."

Pedro Nogueira - "Esta época apostei forte no apuramento para o WOC. Depois de conseguir esse objectivo, preparei-me arduamente, tendo passado alguns dias a treinar na Suíça num terreno muito duro e a uma grande altitude, que me permite chegar aqui talvez na minha melhor forma de sempre, pelo que estou motivado para fazer um bom Campeonato."


Maria Sá - "Os meus últimos dois meses de treino foram passados em montanha, primeiro na Polónia, depois em Portugal. Penso que consegui fazer uma boa preparação para estes Campeonatos e estou muito motivada para dar o meu melhor e fazer o melhor resultado possível!"

Para além das notícias aqui no Orientovar, é possível seguir a selecção “na hora” utilizando o Twitter através do endereço
http://twitter.com/FPO_GS_PED (para acompanhar ‘on-line’ é necessário criar conta no Twitter).

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

Sem comentários: