quarta-feira, 26 de agosto de 2009

PORTUGAL O'SUMMER 2009: MIGUEL SILVA E RAQUEL COSTA SPRINTARAM PARA A VITÓRIA


Miguel Silva e Raquel Costa não quiseram deixar os seus créditos por mãos alheias e, no terceiro dia do Portugal O’Summer, mostraram o porquê de serem os Campeões Nacionais de Sprint.

Correu-se esta manhã a 3ª etapa do Portugal O’Summer 2009, evento de Orientação Pedestre que tomou conta da região envolvente à Tocha e promete manter-se bem vivo até ao próximo domingo. Deixando o Hospital Rovisco Pais, onde esteve alojado nos dois primeiros dias, o centro do Evento deslocou-se hoje para a Praia da Tocha onde teve lugar a prova de Sprint.

Pelas 9h00 começaram a sair para a “faina” os 294 atletas dos escalões de competição e ainda os 26 dos escalões abertos (OPT’s), não ao som do búzio como era habitual fazerem as gentes do mar até há bem pouco tempo atrás, mas sim com os habituais traços sonoros.

Um Sprint à campeão!

Regressando a um mapa muito bonito, por entre o casario da típica aldeia piscatória, revisitando palheiros e os seus mais recônditos recantos, os atletas tiveram que dar provas das melhores unhas para tocar aquela guitarra. E aí, como que recuando no tempo um pouco mais de três meses e meio, Miguel Reis e Silva (CPOC) e Raquel Costa (GafanhOri) reeditaram saborosos percursos na Capital do Gótico, pontuados por vitórias inequívocas.

Miguel Silva deu provas uma vez mais das suas capacidades físicas e, apesar da época estar ainda a começar, mostra já uma forma invejável, capaz de o elevar aos mais altos vôos ao longo da temporada. Trinta segundos de vantagem sobre André Ramos (COC) e um minuto à frente de Paulo Franco (COC) dão bem a ideia duma prova conseguida. Quanto a Raquel Costa, mostrou-se igualmente à altura dos acontecimentos, arrancando um triunfo moralizador ante adversárias do “seu campeonato”, como o são Andreia Silva, Patrícia Casalinho e Catarina Ruivo, o temível trio do Clube de Orientação do Centro. Na classificação geral, Joaquim Sousa e Patrícia Casalinho, ambos do COC, conservam a liderança.

Resultados

Elite Masculina (M21E)
1º Miguel Silva (CPOC) 16.45
2º André Ramos (COC) 17.15
3º Paulo Franco (COC) 17.45
4º Joaquim Sousa (COC) 18.08
5º Manuel Horta (GafanhOri) 18.18
6º Raul Ferra Múrcia (Lorca-O) 18.21
7º Fernando Soriano Rubio (COHU) 18.48
8º Massimo Bianchi (IKP Prato) 19.43
9º Patrick Watts (WROC) 19.45

10º Zigor Garcia Gorrotxategui (Cobi) 20.49

Elite Feminina (W21E)
1º Raquel Costa (GafanhOri) 18.32
2º Andreia Silva (COC) 19.21
3º Patrícia Casalinho (COC) 20.10
4º Catarina Ruivo (COC) 20.50
5º Elena Espeso (El Imperdible) 21.18
6º Lídia Magalhães (ADFA) 23.02
7º Adrienne Brandi (CCRoma) 23.49
8º Masha Boyko (GD4C) 23.54
9º Suati Almeida (GD4C) 24.12
10º Montserrat Marinas Rojo (Rumbo-Madrid Sanse) 25.12

O "sobe e desce" das classificações

Nos restantes escalões, Luís Silva (ADFA), Susana Pontes (CPOC) e Santos Silva (ADFA), respectivamente em H17, W35 e H40, alcançaram a terceira vitória consecutiva e são cada vez mais primeiros. Ana Coradinho (GafanhOri) venceu no escalão W20, encurtando distâncias para Mariana Moreira (CPOC) que ainda lidera. Em H45, Mário Santos (COC) é agora o novo comandante, após três segundos lugares consecutivos. Albano João (COC) venceu de novo em H50, recuperando a liderança, o mesmo acontecendo com Norman Jones (GafanhOri) em H55. Finalmente, em W50, Margarida Rocha (GD4C) deixou-se hoje bater por Fernanda Ferreira (DA Recardães), embora continue destacada na frente da classificação.

Já refeitos das emoções da jornada, um grupo alargado de atletas e organização teve oportunidade de celebrar os 39 anos de Joaquim Sousa, festejados a rigor no melhor dos ambientes. Ao popular Quim, daqui se envia igualmente um grande e forte abraço de parabéns.

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

Sem comentários: