quinta-feira, 20 de agosto de 2009

PELO BURACO DA FECHADURA...


Está aí o Portugal O’Summer, a maior aposta organizativa do Clube Ori-Estarreja desde o Portugal O’Meeting 2007 de boa memória. O Orientovar foi ao encontro do dinâmico Director da Prova, Nuno Leite, e é com a sua ajuda que aqui e agora espreitamos o evento pelo buraco da fechadura.


Orientovar - Porquê seis dias? Porquê esta altura do ano? Porquê Cantanhede?

Nuno Leite - Porque 5 já fizémos! :) Bom, não foi assim, mas quase! Em 2003 organizámos os "5 Dias da Ria", "5 Days in the Beach" para os estrangeiros. O nome não poderia resumir melhor as nossas intenções nessa altura. A disposição geográfica dos mapas assim o proporcionou. Foram utilizados o Furadouro, Torrão do Lameiro, Praia de Mira e assistiu-se à estreia do famoso "Palheirão", um mapa na altura com cerca de 1 km2 (raro no seu género em Portugal), que constituiu um verdadeiro quebra-cabeças e fez as delícias de todos quantos aceitaram o nosso desafio. A política para estes 6 dias permanece a mesma. Queremos sobretudo que os atletas venham para uma semana de férias na Praia da Tocha. Por acaso todos os dias (excepto quinta) têm às 9h00 uma prova de Orientação ali num raio de 15 km, no máximo!

Cantanhede precisamente por isto. Aumentámos a área disponível de mapa e damo-nos ao "luxo" de num raio relativamente curto, ter as seis provas. Facilita a logística, é melhor para os atletas pois perdem menos tempo em viagens e aumenta o tempo disponível para o que pretenderem (praia, visitar o concelho, etc). Permanecemos em Agosto porque ter os atletas do Clube para a organização disponíveis uma semana no Verão é mais fácil precisamente em Agosto. E mesmo assim não é considerado uma tarefa fácil! É preciso muito amor à camisola para abdicar de uma semana das suas férias como muitos o vão fazer!

Orientovar - Montar uma organização desta envergadura nunca é fácil. Quer falar-nos dos obstáculos surgidos ao longo do processo e da forma como foram sendo torneados?

Nuno Leite - A colaboração com a Câmara de Cantanhede acontece desde 2003. Está completa a mão cheia de vezes que nos encontramos a organizar em Cantanhede. Assim, o que normalmente costuma oferecer alguns obstáculos às organizações (os apoios / logística da autarquia) está muito facilitado. Pela primeira vez tivemos uma resposta negativa de autorização por parte da Direção-Geral dos Recursos Florestais. Neste caso a lei que nos foi dada a ler é clara e o problema com os fogos em Portugal é bem conhecido. Até se compreendia, não fosse haver alguns precedentes neste capítulo, não fosse o nosso desporto ser assumidamente pró-Natureza, não estivesse em cada atleta presente no evento um "guarda florestal" sem custos para o Estado, não tivesse havido uma alteração à lei em Janeiro onde os Escuteiros passaram a estar autorizados às suas actividades neste período. Nada contra, mas não somos menos que eles! Felizmente está tudo ultrapassado.

Orientovar - Quais os principais apoios com que o Ori-Estarreja conta?

Nuno Leite - Sem sombra de dúvida a Câmara Municipal de Cantanhede é o nosso principal apoio ao evento. É difícil quantificar em números todas as despesas que a autarquia com apoio logístico nos liberta. Não poderia deixar de referir a abertura do Centro de Medicina e Reabilitação da Região Centro – Hospital Rovisco Pais ao evento, ao facultar-nos o seu agradável e calmo espaço para Centro de Evento nos dois primeiros dias.

Orientovar - O que é que os participantes podem esperar deste Portugal O’Summer 2009, não apenas na vertente competitiva mas também nas organizações paralelas a ele associadas?

Nuno Leite - Na vertente competitiva vamos estrear quatro novas áreas adjacentes aos mapas já conhecidos: No segundo dia um novo Rovisco semelhante ao irmão mais velho, no terceiro dia o mapa de Sprint passa a um verdadeiro misto "urbano/floresta". Já no quinto dia de prova temos o grande novo mapa para o WRE. Um irmão mais novo do Palheirão que vai surpreender muitos atletas. No domingo vamos assistir à estreia do último crescimento do Palheirão para Sul. Sim, infelizmente este mapa fica-se por aqui! Todos este mapas foram revistos / cartografados pelo Luís Sérgio, autor dos mapas do POM2007 (onde contámos com uma pérola chamada Campo de Anta), que dispensa apresentações e vos garanto fez um bom trabalho!

No segundo dia de prova teremos uma prova de Trail-O. Fruto de um trabalho conjunto com o CMRRC - Rovisco Pais, em especial o Grupo de Desporto Adaptado, que tem um projecto muito ambicioso. Conheçam melhor e participem gratuitamente no Trail-O no dia 25 às 11h00 na área de Ambulatório do CMRRC - Rovisco Pais.

Esperando que S. Pedro não nos pregue nenhuma partida, a Praia da Tocha é um óptimo local para passar todo o tempo livre. Ao reparar num atleta espanhol que tinha inscrições em dias soltos durante a semana, enviei um e-mail a perguntar se a inscrição era mesmo assim. A resposta foi esta: "Bon dia: es tudo correcto. Portugal es tan bonito que tenemos que combinar, sol, praia, cultura... y orientaçao." Está tudo dito!

Orientovar - Marcando o arranque da Taça de Portugal 2009/2010, contando para a Liga Espanhola e com um dos dias pontuáveis para o ‘ranking’ mundial, quais as expectativas quanto ao número de participantes? Está dentro do previsto ou esperava um número bem diferente?

Nuno Leite - Esperávamos um número superior ao nível de atletas além Pirinéus. Contamos apenas com 67 inscritos e na maioria "Brits". O Atleta que de mais longe vem é da Austrália. O número de 250 espanhóis parece baixo, mas são provenientes de 53 diferentes clubes. Estamos próximos dos 800 atletas (no fim de semana da Taça), o que nos deixou mais animados face ao que víamos há dois meses atrás.

Orientovar - Com o aproximar do evento, qual a sua maior certeza para este Portugal O’Summer 2009? E qual a maior dúvida?

Nuno Leite - Certezas? Que estamos a fazer o nosso melhor, temos uma equipa motivada e tudo está bem encaminhado. Dúvidas: Já vi a temperatura a descer para a próxima segunda-feira (24ºC) e algumas nuvens. Mau tempo ou uma bênção para a primeira Longa?

Tudo para acompanhar em
http://www.ptosummer.com/.

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

Sem comentários: