sábado, 8 de agosto de 2009

MTBO WOC ISRAEL 2009: OS MUNDIAIS VÃO COMEÇAR!


Paulo Alípio, Susana Pontes, Daniel Marques e João Ferreira. Sobre eles recai a responsabilidade de representar Portugal no 7º Campeonato do Mundo de Orientação em BTT, com início marcado para a próxima segunda-feira em Tel Aviv (Israel).

Israel prepara-se para receber a sétima edição do Campeonato do Mundo de Orientação em BTT, um evento que traz à Terra Santa um total de 141 atletas, em representação de 22 países. Presente ao longo de todas as edições dos Campeonatos, Portugal marca presença em Tel Aviv com o mais reduzido leque de atletas de sempre.

Daniel Marques é o atleta português com maior cotação e mais experiência nestas andanças. Ocupa actualmente o 23º lugar do ‘ranking’ mundial, teve uma boa prestação nos recentes Europeus de Hillerød (Dinamarca) e desde Ballarat (Austrália), em 2004, que não falha uma participação em Mundiais. Tem como melhor um 16º lugar na prova de Sprint dos Mundiais de 2007 (Vysočina, República Checa), um 18º lugar na prova de Distância Média em Ballarat, no ano de estreia e, no ano seguinte (Banská Bystrica, Eslováquia), de parceria com Marco Martins e Tiago Lopes, chegou ao 10º lugar na prova de Estafeta.

A estreia de João Ferreira

Depois do brilhante 9º lugar na prova de Distância Longa dos Mundiais de Juniores 2009, mas nos antípodas em termos de experiência, encontramos João Ferreira, um atleta com elevado potencial técnico e físico e uma forte aposta para um grande resultado, aqui a dar os primeiros passos na mais importante competição mundial. Quanto a Paulo Alípio, um valor seguro da nossa Orientação em BTT, cumpre o seu terceiro mundial consecutivo e fecha este trio, depois da boa campanha de Hillerød coroada com o 10º lugar na prova de Estafeta, ao lado de Daniel Marques e Joel Morgado. Ocupa actualmente o 113º lugar do ‘ranking’ mundial.

Finalmente temos Susana Pontes, uma atleta também muito experiente em Mundiais e que, tal como Daniel Marques, tem aqui a sua sexta participação nesta competição. Apesar dum Europeu com resultados algo modestos, a atleta surge cotada com o número 33 do ‘ranking’ mundial e tem como melhor prestação o 30º lugar da prova de Sprint no ano transacto, em Stare Jablonki (Polónia). Em 2005, fazendo equipa com Maria Amador e Carla Freitas, levou a Estafeta portuguesa ao 11º lugar, na única vez em que Portugal marcou presença nesta prova ao longo das seis edições dos Campeonatos já disputadas.

Não perca pitada

Na floresta de Haruvit, na manhã da próxima segunda-feira, correr-se-ão as qualificatórias da prova de Distância Longa. Até lá não deixe de acompanhar as principais incidências dos Mundiais de Orientação em BTT 2009 nas páginas pessoais de Daniel Marques, em
http://dani-oribtt.blogspot.com/ e de João Ferreira, em http://www.joaoferreira.net/.

Saiba tudo em http://www.nivut.org.il/mtbo/.

[foto gentilmente cedida por João Ferreira]

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO
.

Sem comentários: