quarta-feira, 15 de julho de 2009

ORIJOVEM: 12ª EDIÇÃO ARRANCOU NA MARINHA GRANDE


Começou hoje, na Marinha Grande, mais um OriJovem, Estágio de Orientação Pedestre destinado a jovens dos 8 aos 16 anos.

Com esta 12ª edição, que decorrerá até à próxima 6ª feira, o OriJovem regressa ao seu espírito original, tendo sido planeado essencialmente para as classes de Iniciação, agora que os nossos jovens tecnicamente mais evoluídos passam a ter o OriJunior, cuja primeira edição está agendada de 30 Agosto a 4 de Setembro, na zona de Montalegre.

De manhã, ainda na Escola Guilherme Stephens onde pernoitaram, tiveram lugar as primeiras actividades, com os 65 jovens orientistas a realizar percursos com diversos objectivos. Os “laranjinhas”, menos experientes, começaram por fazer um percurso guiado com os seus monitores onde foram ensinadas algumas técnicas básicas enquanto os “verdes” construíram em barro um terreno, à base de relevo. desenhado num mapa.
Depois a comitiva mudou-se para o Parque Mártires do Colonialismo, um espaço verde por excelência do centro da Capital do Vidro, onde todos realizaram vários percursos formais adaptados ao seu nível.


Um dia de sol e uma temperatura amena estão a dar um excelente enquadramento ao início deste OriJovem, que, após uns filetes de pescada com arroz de tomate e sopa de hortaliça para o almoço, viaja até Pedreanes para realizar Percursos em Linha e em Borboleta, onde serão ensinadas mais algumas técnicas básicas de Orientação.

A noite reserva uma Estafeta da Amizade com o objectivo de fortalecer o espírito de grupo e ganhar forças para uma retemperadora noite de sono.
Saiba tudo em http://orijovem12.webnode.com//.

[texto de António Aires e fotos de José Mário Batista]


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO
.

Sem comentários: