terça-feira, 21 de julho de 2009

O-RINGEN SMÅLAND 2009: ESTÁ AÍ O MAIOR EVENTO DE ORIENTAÇÃO DO MUNDO


Decorre em Eksjö, no Sul da Suécia, e prolonga-se até ao próximo dia 24 o O-Ringen Småland 2009, o maior evento de Orientação Pedestre de Mundo.

Pelo quadragésimo quinto ano consecutivo, a Suécia transforma-se nesta altura do ano na Meca da Orientação para atletas do Mundo inteiro, em busca das emoções que só um evento desta dimensão pode proporcionar. O O-Ringen Småland 2009 decorre em Eksjö e reúne um número de atletas a rondar os 13.500, de cerca de 50 países (muito longe, apesar de tudo, dos 24.375 participantes em 2008 e que constituem um ‘record’ absoluto).

Com três etapas decorridas – e o grosso das atenções reservado para a prova WRE do último dia – a sueca Helena Jansson recolhe nota máxima ao vencer as três etapas disputadas até ao momento. A diferença para a segunda classificada, contudo, é curta. Jansson tem um total de 2.20.00 contra os 2.21.33 de… Simone Niggli-Luder, a grande atleta suiça e que já por três vezes venceu a competição (2002, 2006 e 2007). No sector masculino, o sueco William Lind venceu a primeira etapa de Distância Longa, outro sueco Martin Johansson venceu a segunda etapa também de Distância Longa e já hoje o norueguês Emil Wingstedt levou de vencida a prova de Sprint. Na liderança está neste momento Martin Johansson, com um pouco mais de quatro minutos de vantagem sobre o sueco Marcus Millegård e Emil Wingstedt, respectivamente segundo e terceiro classificados.

No O-Ringen também se fala português

No que aos atletas portugueses diz respeito, são dezasseis em prova, representando sete clubes (incluímos nesta lista Norman Jones, britânico de nascimento e português ‘por adopção’). Mariana Moreira, Joana Costa e Isabel Sá competem no escalão de D18E, em representação da turma sueca do OK Löftan. No final da terceira etapa, Mariana Moreira é a melhor classificada, ocupando o 98º lugar com um tempo total de 3.30.23. Joana Costa e Isabel Sá ocupam as 102ª e 118ª posições com os tempos de, respectivamente, 3.33.58 e 3.43.32.

Quanto aos restantes atletas, começando pelas senhoras, Cristina Santos (AA Mafra) ocupa a melhor posição entre todos os portugueses em prova, sendo 35ª classificada no escalão D35. Margarida Rocha (GD4C) é a 58ª classificada em D50K e Sónia Cristina (AA Mafra) a 107ª classificada em D21. Nos escalões abertos OPEN4, Vanessa Jorge (CPOC) ocupa a 119ª posição. Quanto ao sector masculino, Manuel Dias e Norman Jones, ambos em representação do auto-proclamado Lisboa OK, são os nossos melhores atletas, respectivamente nos 75º e 99º lugares do escalão H55. Carlos Garcia e António Pina, ambos do AA Mafra, competem em H40 onde ocupam as 141ª e 144ª posições, respectivamente. Também em H40, Tiago Fernandes (CPOC) é o 154º classificado. Em H45K, Fernando Costa (GD4C) ocupa o 160º lugar, enquanto José Pires (CAOS) é o 170º classificado no escalão de H50. Finalmente, Dionísio Estróia (CP EPAL) e António Ferreira (CPOC) estão em prova, embora fora da classificação geral por terem “falhado” a segunda etapa.

Uma última chamada de atenção para os três atletas brasileiros em prova e ainda para Lorena Gisela Kleinmann, a atleta argentina que tem em anteriores ocasiões colaborado como o Orientovar. Ronaldo Almeida compete no escalão H21E, foi desqualificado na primeira etapa e nas duas etapas seguintes teve uma prestação modesta ocupando a última posição em ambos os casos. Competindo em D21L, Lislaine Link ocupa a 67ª posição enquanto António Alves de Campos Filho é o 82º classificado no escalão H55K. Quanto a Lorena Kleinmann, ocupa o 112º lugar em D40K.

Saiba tudo em
http://www.oringen.se/.

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

Sem comentários: