sábado, 11 de julho de 2009

JWOC 2009: É CHEGADO O GRANDE DIA


Chega hoje ao fim o Campeonato do Mundo de Juniores de Orientação Pedestre JWOC 2009. Ao longo duma semana plena de emoções, com uma mão cheia de resultados históricos de permeio, é com grande expectativa que se aguarda o desempenho das nossas selecções na prova de Estafetas.

Tem lugar ao início da tarde de hoje, em Val Canali, a última prova do programa competitivo do 19º Campeonato do Mundo de Juniores de Orientação Pedestre JWOC 2009. O tiro de partida para a prova masculina será dado às 14h30 (hora local, menos uma hora em Portugal continental) e nela participarão equipas de 33 países, dos quais 22 com uma segunda equipa e ainda 5 equipas mistas. Portugal apresenta-se na máxima força com um trio formado por Diogo Miguel, Tiago Romão e Jorge Fortunato. Os outros dois elementos da nossa selecção, Manuel Horta e João Mega Figueiredo farão equipa com o israelita Aram Yakoby.

Para voltar a fazer história, a nossa selecção terá “apenas” que melhorar o 20º lugar de Gdansk (Polónia), no JWOC 2004. Com efeito, até hoje ninguém conseguiu ultrapassar esse feito alcançado por Pedro Duarte, Alexandre Alvarez e André Ramos. Em 2006 (Druskininkai, Lituânia) não estivemos longe, já que Alexandre Alvarez, André Ramos e Miguel Silva conseguiram o 21º lugar e já em Gotemburgo, no ano transacto, Tiago Romão, Jorge Fortunato e David Sayanda alcançariam a 22ª posição. A expectativa é enorme e, por aquilo que tem demonstrado, Portugal tem potencial para suplantar largamente qualquer um dos resultados anteriores.


Apenas 10 minutos após, terá início a prova feminina. Também aqui não se espera outra coisa da nossa selecção senão uma substancial melhoria em relação ao 25º lugar de Reims (França), em 1998. Mafalda Almeida, Cristina Estrela e Ana Oliveira conservam ainda na sua posse o feito único duma classificação portuguesa num JWOC, visto que as Estafetas femininas em Varna, Bulgária (1999) e em Alicante, Espanha (2002) acabaram por ser desqualificadas. A quarta presença portuguesa numa Estafeta feminina está a cargo de Joana Costa, Isabel Sá e Ana Coradinho, que terão pela frente 23 outros países, dos quais 12 com uma segunda equipa e ainda 4 equipas mistas.

Tudo para acompanhar em
http://www.jwoc2009.it/ ou aqui, no seu Orientovar.

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

Sem comentários: