quarta-feira, 1 de julho de 2009

EYOC SERBIA 2009: O PRIMEIRO TREINO EM KOPAONIK


A dois dias apenas do início dos Campeonatos da Europa de Jovens, a adaptação ao terreno faz-se... treinando. Disso nos dá conta Tiago Aires, numa segunda crónica de Kopaonik, na Sérvia.


De manhã foram poucos os que acordaram a tempo para o pequeno-almoço. A maioria acordou por volta do meio-dia e a primeira refeição acabou por ser mesmo o almoço. E esse, diga-se, bastante apetitoso e variado em formato de self-service.

Os atletas aproveitaram o início da tarde para fazer o reconhecimento à zona circundante aos apartamentos, no local onde decorrerá o Sprint.

O alojamento é bastante cómodo e agradável, estando os atletas divididos nos quartos por escalões. São apartamentos construídos a 1600 metros para hospedar sobretudo o turismo de Inverno. Toda a área é fantástica para a prática da Orientação, pois possui grandes florestas de pinhal nórdico.

O treino de hoje realizou-se pelas 17 horas num mapa situado junto ao local onde será a prova de Distância Longa e a cinco minutos do alojamento. O terreno continha bastante desnível, detalhes de relevo e uma razoável rede de caminhos.

Comparado com os outros terrenos desta área, é um dos mapas mais acessíveis. Existem 10 mapas diferentes de treino (todos eles com balizas) sendo o mapa mais distante a 4 km do alojamento.

Depois do jantar houve lugar a uma reunião para abordar o treino da tarde e discutir as opções, a navegação, a velocidade de progressão e realizar um jogo para fortalecer o espírito de grupo.

Amanhã será mais um dia para treinar nos mapas desta zona, por forma a que os atletas se adaptem o mais possível às condições da competição.


[Texto de Tiago Aires e fotos de Raquel Costa]

Saudações orientistas.


JOAQUIM MARGARIDO
.

Sem comentários: