segunda-feira, 13 de julho de 2009

EYOC & JWOC 2009 EM BALANÇO: FILIPE SALGADO


Estas foram, sem dúvida, duas semanas ao mais alto nível. Primeiro no EYOC e depois no JWOC, a apoiar os nossos colegas e a fazer as provas abertas em mapas absolutamente extraordinários.

Apesar do EYOC e do “Dolomites 5 Days” não me terem corrido como gostava (pois as minhas prestações ficaram um pouco aquém daquilo que eu desejava), ainda assim aprendi bastante e adquiri alguma experiência que poderá ser fundamental no futuro, pois para além dos bons momentos também os maus momentos fazem parte do nosso processo de evolução e são responsáveis pelo nosso crescimento enquanto atletas. Competimos em terrenos de montanha, um pouco diferentes daquilo que existe em Portugal, que nos obrigou a correr sempre a meia encosta e a enfrentar grandes desníveis.

Face ao JWOC e ao apoio aos nossos colegas, julgo que melhor seria impossível. Fomos apoiantes incondicionais, quer chovesse, quer trovejasse, quer estivesse frio, lá estávamos nós a gritar por eles de bandeira na mão e com as camisolas da selecção, o nosso apoio foi absolutamente incansável. Apoio como o nosso, só mesmo o das comitivas dos países nórdicos, italiana e suíça.

Gostei bastante do EYOC, não só pela competição do nosso escalão, mas principalmente pela união entre todos. Todos nós fortificámos as nossas relações e todos entrámos no espírito de amizade, tanto os atletas como os “team leaders”.

Repetir era agradável, mas para isso sei que ainda tenho que evoluir muito fisicamente para o conseguir, e como tal é preciso trabalho, empenho e dedicação, pois como dizia Einstein “o sucesso só vem antes do trabalho no dicionário”.

Apesar da união do grupo, das amizades estabelecidas e de tudo o resto, há sempre pormenores que têm de ser acertados e atitudes melhoradas, mas ainda assim “crescer como grupo” será com toda a certeza atingido pois temos um grupo em que a maior parte dos atletas são extrovertidos e com uma noção de união igual àquela que se pretende.

Filipe Salgado

.

Sem comentários: