domingo, 28 de junho de 2009

XI GRANDE PRÉMIO DO RA4: NA MAIS BELA DAS FLORESTAS


Com a temporada a chegar ao fim e o tempo a pedir antes um bom mergulho, teve lugar em Praia da Vieira o 11º Grande Prémio de Orientação do RA4. Com sol, uma floresta de sonho, muita animação… e a praia ali ao lado.

Quem tem uma floresta assim, tem tudo (ou quase, para que não se pense que basta ter uma floresta)! É verdade que esta particular parcela do Pinhal do Rei, miraculosamente poupada às chamas no Verão quente de 2005, é dos pedacinhos mais paradisíacos que se podem encontrar ao longo de todo o litoral português. Desde logo pela ausência de acácias, austrálias, mimosas e demais infestantes, deixando o pinheiro bravo reinar naquele que é o seu natural reino. Mas também pelas formas de relevo, de tão visíveis que são os traços do movimento impetuoso de águas e ventos sobre o vasto emaranhado de dunas no qual está implantado o pinhal. E ainda pelo cuidado de todos na preservação desse bem comum que é a floresta, imaculadamente limpa, jardim mais belo entre os mais belos.

O dia, já se disse, esteve perfeito e o palco das festas não poderia ser melhor. Junte-se a tudo isto o cuidado e o bem receber do Regimento de Artilharia nº 4 – a comemorar o Dia da Unidade –, a comprovada qualidade organizativa do Clube de Orientação do Centro, “um mapa sempre imperdível e uma praia ímpar” e percebe-se facilmente que tivemos aqui, sem menosprezo para com as demais, uma das mais fantásticas provas de Orientação Pedestre da temporada.

Um verdadeiro sucesso de massas

Pontuável para a Taça FPO Norte, a prova contou com a participação de 360 atletas distribuídos por 21 escalões de competição e 4 escalões abertos. São números que, pela sua dimensão e significado, vêm colocar uma nota de optimismo naquilo que tem sido o triste panorama participativo ao longo da temporada, sobretudo no que às provas regionais diz respeito. A localização do evento e as boas acessibilidades, um calendário menos sobrecarregado nesta altura da temporada, um figurino atractivo (partidas em massa) e o “cocktail” franco e farto, servido no amplo e natural espaço da floresta - uma gentileza do RA 4 -, estão certamente na origem deste verdadeiro “sucesso de massas”.

.


Na vertente competitiva, o espectáculo esteve ao rubro. A partida em simultâneo de todos os atletas proporcionou um momento de grande beleza e emoção e os primeiros lugares, nos dois principais escalões, foram discutidas praticamente ao sprint. No sector masculino, Celso Moiteiro deu ao clube da casa um muito saudado triunfo, impondo-se por escassos dois segundos a Diogo Miguel (Ori-Estarreja). Jorge Fortunato (Ori-Estarreja), Gildo Silva e Tiago Romão (ambos do COC), ocuparam os lugares imediatos. Quanto às senhoras, vitória muito apertada de Maria Sá (GD4Caminhos), impondo-se a Patrícia Casalinho (COC) pela diferença de 10 segundos. O terceiro lugar coube à atleta finlandesa Nina Ritakallio (Lynx), a 2.05 da vencedora.

Selecções Nacionais recebem votos de sucesso

Nos restantes sectores, António Ferreira (COC) e Joana Palhinha (GafanhOri) triunfaram em Infantis, ao passo que em Iniciados a vitória coube a Leandro Silva (COC) e a Inês Alves e Carolina Delgada (ex-aequo, ambas do GD4Caminhos). Hélder Marcolino (GD4Caminhos) venceu de forma categórica em Juvenis masculinos, enquanto Vera Alvarez (CPOC) levou de vencida o sector feminino. Nos Juniores triunfaram João Mega Figueiredo (CN Alvito) e Mariana Moreira (CPOC), emquanto em Jovens B a vitória sorriu a Bruno Fundo (Orimarão) e Filipa Neves (COAC). Nélson Santos (Orimarão) e Lucília Silva (ADFA) venceram em Seniores B. No escalão de Veteranos I os triunfos couberam a Bruno Silva (ADFA) e Anabela Vieito (COC). Em Veteranos II, vitórias de Albano João (COC) e Maarit Ratikallio (Lynx). Quanto aos Veteranos III Masculinos, Manuel Dias (Individual) foi o grande vencedor. Finalmente, em Veteranos B, triunfos de Manuela Mariano (GafanhOri) e Pedro Fernandes (RA4).

Integrado no evento, antes de ser dada a partida, teve lugar uma Cerimónia de Votos de Sucesso para as selecções nacionais que enfrentarão dentro de dias dois importantes compromissos internacionais: O Campeonato da Europa de Jovens (EYOC 2009 Kopaonik, na Sérvia) e o Campeonato do Mundo de Juniores (JWOC 2009 Primiero, Itália). Um momento alto vivido ao longo desta magnífica jornada de Orientação e ao qual o Orientovar dará destaque em espaço próprio. O outro momento alto ocorreu a abrir a Cerimónia de Entrega de Prémios e teve a ver com a atitude de apreço e carinho dos responsáveis do RA4 para com os participantes mais pequeninos. Todas as crianças foram chamadas ao palco e presenteadas com um saco recheado de guloseimas. Do facto aqui se faz menção, para que fique registado e sirva de exemplo. Em boa verdade um doce exemplo.

Saiba mais em
http://www.coc.pt/eventos/27jun2009/.

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

Sem comentários: