domingo, 7 de junho de 2009

TROFEO VALLE DE LOS PEDROCHES: PONTO FINAL NA TAÇA COM MUITAS CONFIRMAÇÕES E DUAS GRANDES REVIRAVOLTAS


Añora (Cordoba) foi palco da prova de Distância Média que colocou um ponto final na Taça de Portugal de Orientação em BTT 2008/2009. Com uma reduzida mas aguerrida participação, os atletas portugueses bateram-se pelos lugares cimeiros e tiveram em Mário Guterres e Rita Guterres os seus melhores representantes.

Chegou ao fim na manhã de hoje o Trofeo Valle de Los Pedroches e, com ele, a Taça de Portugal 2008/2009. A ausência de resultados na página oficial da prova – uma situação lamentável a todos os títulos, ou não se jogassem aqui também os títulos nacionais do país vizinho (!) - impede a elaboração duma análise comparativa de resultados. Limitar-nos-emos, pois, à descrição dos principais tempos alcançados pelos nossos atletas e seu reflexo no escalonamento final do ‘ranking’.

Começando pela Elite Masculina, Mário Guterres (CP Telecom) foi o nosso melhor representante, com o tempo de 55.03, logo seguido de Paulo Alípio (COC) com 56.50. Com o somatório dos resultados dos dois dias de provas, Mário Guterres subiu um lugar no ‘ranking’ e termina a temporada na terceira posição, ao passo que Paulo Alípio pulou nada mais nada menos que dez (!) lugares e conclui a época num quinto lugar, objectivamente muito mais consentâneo com as suas qualidades e capacidades. Daniel Marques (COC), como já se sabia, é o grande triunfador do ‘ranking’, alcançando o quarto título consecutivo e sexto nos últimos sete anos neste escalão.

Quanto à Elite Masculina, Rita Guterres (CP Telecom) foi uma solitária representante das cores nacionais e concluiu com o tempo de 55.15. Com este resultado a atleta consolidou o seu segundo lugar no ‘ranking’, imediatamente atrás de Susana Pontes (CPOC / Loja das Bicicletas) que alcança aqui o seu sétimo triunfo consecutivo neste escalão.

Mas a dupla jornada espanhola teve em Guilherme Marques e Pedro Serralheiro (COC) dois grandes protagonistas. Guilherme Marques (COC) alcançou nova vitória no escalão H20 a qual, somada à de ontem, garantiu os pontos necessários para que o leiriense ultrapassasse in-extremis João Ferreira (DA Recardães), vencendo pela primeira vez o ‘ranking’ da Taça de Portugal de Orientação em BTT. Nos escalões de Veteranos, a grande reviravolta foi protagonizada por Pedro Serralheiro (COC) no escalão H40. Partindo para a dupla jornada espanhola na 4ª posição do ‘ranking’, Serralheiro somou ao 9º lugar de ontem a 6ª posição na prova de hoje, granjeando os pontos necessários para ultrapassar Mário Fernandes (DA Recardães), Jorge Baltazar (GDU Azóia) e Valdemar Oliveira (DA Recardães) e alcançar uma saborosa vitória.

Em D20, Margarida Colares (CAOS) repetiu a vitória da véspera e confirmou o 2º lugar do ‘ranking’ imediatamente atrás de Ana Filipa Silva (CPOC / Loja das Bicicletas). Sérgio Semedo (CPOC) triunfou em H21A, consolidando o 2º lugar num ‘ranking’ há muito ganho por Davide Machado (.COM). Em D21A, Joana Cordeiro (GD4C) voltou a não dar hipóteses à concorrência, vencendo por larga margem o respectivo ‘ranking’. Em H45, Mário Duarte (ADFA) alcançou a 4ª posição na prova de hoje e subiu ao 2º lugar final do ‘ranking’, imediatamente atrás de José João Moura (Clube EDP). Inácio Serralheiro (CN Alvito), Luísa Mateus (COC) e Luís Sousa (Clube TAP) venceram a etapa nos escalões respectivos e confirmaram o triunfo nos ‘rankings’ de H35, D45 e H50.

A título de curiosidade aqui ficam os nomes dos restantes vencedores dos ‘rankings’ da Taça de Portugal 2008/2009: João Palhinha (CPA – Abrunhos) em H17, Pedro Cruz (COC) em H21B, Ana Gomes (COA) em D35 e Luís Miguel Martinho (ATV) em VETMB. Nos escalões de Formação, vitórias para Pedro Neves (COC) no sector masculino e Ana Margarida Rocha (CIMO), no sector feminino.

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO
.

Sem comentários: