terça-feira, 9 de junho de 2009

OS VERDES ANOS: HÉLDER MARCOLINO


Olá,

Chamo-me Hélder Marcolino, sou natural de Leça do Balio, Matosinhos, nascido em 17 de Novembro de 1992. Frequento o 9º Ano na EB 2/3 de Custóias. Após o 9º ano concluído pretendo seguir o curso de Ciências e Tecnologias e, mais tarde, seguir a vida militar.

.
Desde muito novo que pratico desporto. Comecei pelo Atletismo quando ia para a Pista da Maia, local onde o meu pai dava treinos dessa modalidade desportiva. Lembro-me de nessa altura fazer de tudo um pouco nas diversas disciplinas, desde os saltos aos lançamentos e até corrida de barreiras. Não sendo os resultados o mais importante mas sim a participação e aperfeiçoamento técnico, fiz várias provas e venci algumas vezes o que é sempre motivador. Mais tarde passei pela Natação, modalidade que pratiquei cerca de um ano e depois quis experimentar o Futebol. Estive ligado às escolas de formação do Leixões durante dois anos, mas concluí que o meu futuro desportivo não passava por esta modalidade e abandonei. Foi nessa altura que comecei a prática da Orientação Pedestre.

.
Confesso que a primeira experiência não foi lá muito agradável. Participei nessa altura no OriJovem em Mora, do qual fazia parte uma prova em Óbidos que não correu nada bem, porque os meus conhecimentos da modalidade eram quase nulos. Desnecessário será dizer que perdi bastante tempo para concluir a prova mas… não fiz ‘mp’! Como sou persistente, continuo a minha aprendizagem e evolução, estou na terceira época na modalidade e já consegui alguns lugares de relevância, entre os quais dois pódios nos Campeonatos Nacionais de Iniciados e Juvenis, ambos na Distância Longa, não conseguindo o apuramento para o EYOC por apenas oito pontos. Participei recentemente nos Campeonatos Mundiais do Desporto Escolar disputados em Alcalá de Henares, nos arredores de Madrid, onde enverguei pela primeira vez a camisola da Selecção Nacional. Fisicamente penso ser um bom atleta mas ainda me falta muito trabalho técnico, coisa que tenho vindo a melhorar quer em treinos quer nos estágios (Orijovem/Selecção).
.
Estou inserido num grupo de treino espectacular, onde todos são amigos de todos. Aproveito o balanço para agradecer tudo ao meu pai (António Marcolino) que também é o meu treinador. Sem a força e a inspiração que ele me transmite, nada do que estou e poderei vir a viver seria possível. Para além da já citada participação no Mundial, a prova que mais me marcou foi a de Distância Longa realizada em Vendas Novas em 2007. Foi o meu primeiro pódio nacional, ficando na 3ª posição. A mais negativa foi, como já referi, em Óbidos, também em 2007. Uma prova para esquecer!

.
A curto prazo os meus objectivos passam pela aprendizagem e evolução técnica, e a médio e longo prazo por pôr em prática os conhecimentos até então adquiridos, para que possa ser um dos melhores especialistas nacionais na modalidade. Vejo a modalidade em Portugal numa fase de ascensão havendo muitos jovens a praticar o que é um excelente indicador.

.
Gosto bastante de passar férias no Alentejo, terra natal do meu pai, pois é um local sossegado. Ali posso frequentar a Escola Ambiental das Parchanas e usufruir de estruturas desportivas e sociais espectaculares, que vão desde a Canoagem à Pesca, passando pelo Rappel, Natação, Passeios de Bicicleta, havendo inclusivé um terreno cartografado onde se realizam eventos de Orientação.

.
Não gosto muito de falar de mim, prefiro que sejam os outros a fazê-lo. Mas não podia recusar o convite do Margarido a passar o meu perfil desportivo neste excelente blogue, local onde melhor se escreve sobre Orientação.

.
Hélder Marcolino

.

Sem comentários: