segunda-feira, 15 de junho de 2009

O TAPETE ESTÁ NA RUA'09: A FESTA NA FESTA!


Integrando as maiores festividades do concelho de Arraiolos, “O Tapete Está na Rua” trouxe a Orientação para o coração da bonita vila alentejana. Pelas ruas enfeitadas de tapetes, 120 atletas de todas as idades fizeram a festa à sua maneira.

Todos os anos é assim. Saídos das hábeis e laboriosas mãos das bordadeiras, os tapetes de Arraiolos pendem de janelas e varandas, preenchendo as ruas de mil cores, de mil amores. É no cerne deste manancial de encanto e arte que se desenrola “O Tapete Está na Rua”, evento de Orientação Pedestre com o cunho de qualidade do GafanhOri.

Penúltima etapa do III Troféu Ori-Alentejo, o evento contou com a participação de 120 atletas distribuídos pelos escalões de Iniciação, Fácil, Médio e Difícil, masculino e feminino. Apesar da ausência de alguns dos habituais animadores deste Troféu – o GafanhOri fez deslocar ao norte 14 dos seus melhores atletas, em busca do apuramento para as grandes competições internacionais que se avizinham – a competição esteve ao rubro, apenas prejudicada pelas elevadas temperaturas que se fizeram sentir ao longo dofim-de-semana.


Dois dias de festa e emoção

A prova de sábado decorreu no mapa urbano de Arraiolos (cartografia de Raquel Costa, Maio de 2008), com partida e chegada na airosa Praça da República. Os atletas ‘da casa’ foram quem melhor se adaptou ao constante sobe e desce das ruas e ruinhas, com Gonçalo Catalão (Iniciação), Joana Palhinha e Bruno Portalegre (Fácil), Maria Horta (Médio Feminino) e Isabel Salgado (Difícil Feminino) a subirem ao lugar mais alto do pódio nos respectivos escalões. Armando Santos (Clube EDP) venceu com brilhantismo o escalão Médio Masculino, apesar da cerrada luta movida pelos seus adversários mais directos, com apenas 48 segundos a separarem os seis primeiros classificados. Finalmente, o escalão Difícil Masculino teve em Carlos Coelho (CPOC) o grande vencedor.

Domingo foi dia de festa redobrada, com a estreia dum mapa novo. Cartografado por Raquel Costa no passado mês de Maio, o mapa da Pousada de Arraiolos vem ligar os já existentes mapas de Arraiolos e Monte da Pastaneira, valorizando enormemente um espaço situado nas proximidades da EB 2,3 Cunha Rivara e dando continuidade ao projecto de Desporto Escolar de Orientação desenvolvido conjuntamente com o GafanhOri e que tão preciosos frutos tem dado.

Com partida junto ao Castelo de Arraiolos e chegada na Pousada de Nossa Senhora da Assunção, a prova fez-se basicamente a descer e acabou por conhecer sete vencedores diferentes dos da véspera. Pedro Pereira venceu o escalão de Iniciação e deu ao GafanhOri a única vitória individual. No escalão fácil, os triunfos sorriram a Sílvia Pinto (Individual) e Olavo Lopes (COAC), enquanto Erminia Farenfield (The Farenfields) e Sérgio Santos (Individual) triunfaram no escalão Médio. Isilda Santos (AA Mafra) e Antonio Guerrero (ADOL Sevilha) venceram folgadamente o escalão Difícil.



.
A derradeira etapa do III Troféu Ori-Alentejo terá lugar em 18 de Julho, em Coruche, com a disputa do I Troféu Arménio Felismino [mais informações AQUI].

Consulte os resultados completos do II Troféu Tapete na Rua’09 em
http://www.gafanhori.pt/ter09/resultados.html. Não perca ainda a reportagem fotográfica alargada de Paulo Fernandes em http://picasaweb.google.pt/paulojjf.

[fotos gentilmente cedidas por Paulo Fernandes]

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

3 comentários:

Ana disse...

Foi realmente uma festa bonita, mas aquele calor do primeiro dia, não é para todos… (não, não sou alentejana!)
Na realidade o segundo dia também não era só a descer, mas sim um sobe e desce permanente, aliás, como o primeiro. Sobre os mapas, já se sabe que são excelentes, assim como os percursos.
Mas a festa não foi só a Orientação e os lindíssimos tapetes de Arraiolos a enfeitar o Centro Histórico da Vila. Também houve concerto, no sábado, este ano a cargo do Pedro Barroso, que aproveitou para homenagear alguns dos poetas, cantores e músicos seus/nossos contemporâneos, tanto aqueles que já não se encontram entre nós, como alguns dos que, por aqui, ainda andam. Resta acrescentar que, em 2008, o concerto esteve a cargo da Jacinta, que homenageou o Zeca Afonso, em ritmo de Jazz.

Joaquim Margarido disse...

Palavras para quê? Com o extraordinário complemento informativo da Ana, só nos resta reservar já na agenda os dias 12 e 13 de Junho de 2010 para a 3ª edição do Troféu.

JOAQUIM MARGARIDO

Tiago Aires disse...

A prova do "tapete está na rua de 2010" já tem o site a funcionar em:
http://www.gafanhori.pt/ter10/

No proximo ano volta a ser evento pontuável para a Taça FPO Sul.