domingo, 7 de junho de 2009

CAMPEONATO NÓRDICO NOC2009: PORTUGUESES NA FINLÂNDIA PARA GANHAR EXPERIÊNCIA


O NOC2009, Campeonato Nórdico de Orientação Pedestre, teve ontem o seu início em Salo, na Finlândia. Destaque para os mais de dois milhares de participantes, com resultados para todos os gostos, a afirmação de Minna Kauppi e Daniel Hubmann como as grandes figuras da actualidade e essa presença, sempre importante, da Orientação portuguesa, por intermédio dum quinteto do CPOC – Miguel Reis e Silva, Alexandre Alvarez, Filipe Farinha, Filipe Dias e… Paulo Franco.

A temporada internacional de Orientação Pedestre instalou-se com armas e bagagens em Salo (Finlândia) onde, até ao próximo dia 10 de Junho, tem lugar o NOC2009, Campeonato Nórdico de Orientação Pedestre. Organizado pelo Angelniemen Ankkuri e pela Federação Finlandesa de Orientação, o evento traz ao norte da Europa mais de 2000 participantes, a esmagadora maioria dos quais competindo nos escalões abertos (Public Events, 6 e 7 de Junho).

Ontem teve lugar a prova de Distância Média do Public Event, com a presença de 1800 atletas distribuídos por 59 escalões. Entre os 41 participantes no escalão principal, H21E, os nossos cinco representantes terão acusado a natural falta de experiência num tipo de mapas e terrenos tão peculiares, alcançando lugares modestos face a adversários de enorme valia. Com 45.46, Miguel Reis e Silva foi o melhor português, na 35ª posição. Na posição imediata classificou-se Paulo Franco com 46.06. Alexandre Alvarez e Filipe Dias ocuparam os dois últimos lugares, com os tempos de 1.00.04 e 1.20.10, respectivamente. Filipe Farinha não terminou a sua prova. A vitória coube ao sueco William Lind (Malungs OK) com 31.56, seguido do suíço Benno Schuler (SwissOrien) e do finlandês Jarkko Liuha (Vehkalahden Veikot), com 32.21 e 32.46, respectivamente. A participação portuguesa fica completa com outros três nomes do CPOC: Marco Sequeira foi o 20º classificado no escalão H21AL (entre 25 participantes), com o tempo de 43.00; Vera Alvarez competiu no escalão D15, concluindo na 9ª posição com o tempo de 28.04; João Dias foi desclassificado no escalão H21C.

“Comparando com os treinos do início da semana, estou satisfeito com a minha prestação. Mas tenho ainda muito trabalho pela frente”. É com estas palavras que Miguel Reis e Silva inicia uma breve reflexão sobre a prova e que pode ser lida no seu blogue em
http://miguelorienteering.blogspot.com/2009/06/1st-noc-public-race.html. Para o Campeão Nacional de Sprint e de Distância Média e Vice-Campeão Nacional Absoluto, “o erro para o primeiro ponto poderia ter sido evitado com navegação precisa”, enquanto, “o erro no ponto 11 foi realmente muito mau”. Agora é tempo de olhar para a frente: “Preciso realmente de correr mais em terreno rochoso e irregular como este. Perdi demasiado tempo nas pernadas mais longas. Acredito que com mais alguns dias de treino em terrenos nórdicos estarei capaz de começar a fazer melhores resultados.”

Vitórias de Daniel Hubmann e Minna Kauppi

No que ao Campeonato Nórdico propriamente dito diz respeito, ontem foi dia de Distância Longa. Marcaram presença em prova cerca de duzentos atletas (sujeitos a quotas de participação variáveis conforme a localização geográfica dos respectivos países), com Daniel Hubmann (Suiça) e Minna Kauppi (Finlândia) a imporem-se à concorrência e a demonstrarem o porquê da liderança dos respectivos ‘rankings’ mundiais. Hubmann concluiu a sua prova em 1.24.53, deixando o seu compatriota Matthias Merz e o francês Thierry Gueorgiou a 0.18 e 1.11 de diferença. Minna Kauppi alcançou uma vitória mais folgada, gastando 1.08.22 contra 1.09.34 e 1.11.24 da finlandesa Merja Rantanen e da norueguesa Anne Margrethe Hausken, respectivamente. Quanto aos juniores, a Suécia “açambarcou” ambos os pódios e lidera destacada o “medalheiro” do Campeonato. Gustav Bergman e Anna Forsberg foram os grandes vencedores.

As provas prosseguem hoje e prolongam-se até à próxima quarta-feira, 10 de Junho com essa particularidade de, nos dois últimos dias (3º e 4º do NOC2009) terem início as primeiras etapas da Taça do Mundo 2009.

Mais informações em
http://www.noc2009.fi/.

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

Sem comentários: